Visitinha solidária da semana

no dia 25 de abril de 2010

Essa semana teve visitinha solidária das Fadas Madrinhas. É uma pena não ser conveniente postar fotos, já que devemos sempre preservar a imagem das crianças.

Mas se alguém quiser saber por si como é, saia do seu castelo ou floresta encantada, olhe o mundo em volta e faça alguma mágica para melhorá-lo!

Não é necessário ter grandes poderes, precisa só de boa vontade, disposição e muito amor.
 
Não é preciso estar sem problemas, afinal se você os tem, esquecerá facilmente ajudando os outros.
O resto se resolve por si.

Recomendação de livro

no dia 24 de abril de 2010

O livro que recomendo hoje é esse: Sonhos de Liberdade. Fala do período de escravidão no Brasil, do sofrimento do povo negro "importado" da África à força, e da crueldade a que eram submetidos. Mesmo sofrendo todo tipo de opressão e humilhação, tinham sonhos, amores e ilusões. O livro, embora trate de um tema tão triste, traz, como sempre, uma mensagem consoladora e muito aprendizado. A leveza com que o tema é tratado fez com que eu lesse compulsivamente até a madrugada no primeiro dia. E se em uma análise superficial o título sugere os sonhos de liberdade apenas dos escravos, ao lermos os livro nos deparamos com desejos bem mais profundos de libertação, que a meu ver pode ser traduzida como aquela famosa sensação do dever cumprido e consciência tranquila. Para muitos a maior prisão é a culpa.

Para mim, liberdade é fazer o bem. Fica aí mais essa indicação. Coincidentemente é um livro psicografado, mas embora seja apaixonada por psicografias, nem só de espiritismo se faz minha cultura.

Em breve posto alguma recomendação diferente.

Quer um brinde?


Quem, como eu, adora dar bater perna nos shoppings, feiras, exposições ou algo parecido, ao passar por uma banca cheinha de revistas provavelmente já ouviu alguém perguntar: "Quer um brinde?" Se você, principalmente mulher, que não resiste a um mimo, seja pago ou de graça, conseguiu dizer não e seguir em frente, fez ótimo negócio. Agora, se hesitou, olhou, mostrou algum resquício de dúvida que seja, só posso dizer uma coisa: se ferrou! 

Eu sempre duvidei que algum ser humano tivesse o trabalho de sair da casa, montar um estabelecimento dentro de um shopping com aluguel caríssimo exclusivamente para nos dar algo de graça. Mas, mesmo assim, ano passado, no Evento Só Para Mulheres, no Centro de Convenções, em Goiânia, no auge do tédio de visitar a feira sozinha, resolvi desafiar minha própria paciência: eu disse sim! Não o fiz por ingenuidade, deixo claro, mas apenas para ver o que vinha depois. Também já adianto que me arrependi, pois nem pela experiência eu deveria ter feito isto. Minha vida mudou depois daquele sim, já que perdi quase uns 20 minutos ouvindo os mais improváveis absurdos de uma moça, uma suposta estagiária de um curso superior que não me lembro qual era.

Voltemos ao sim. Depois disso, ela perguntou qual revista eu queria. Eu, boa cometedora de gafes que sou, escolhi "Casa Cláudia", que é da Editora Abril (...pausa para riso...). A moça disse que tinha uma correspondente e me deu um exemplar seis meses atrasado de uma revista de arquitetura. Mas o pior estava por vir: depois de achar que tinha me dado um grande presente, ela começou a perguntar sobre meu cartão de crédito, e veio com um papo de que era estudante, que tinha cota para vender, que isto, que aquilo, que o que eu iria pagar era só uma contribuição (embora o preço fosse o mesmo daquele fora da promoção dela).

Fiquei deveras chocada quando ela, não conseguindo me convencer com tanta mentira acumulada, chamou um tipo de gerente que mais parecia um armário de seis portas, o qual tentou me convencer a todo modo a comprar a revista. Já fiquei me imaginando sendo levada para um quarto dos fundos, sendo espancada e interrogada com uma daquelas luzes no rosto, como nos filmes americanos.

Olha, do jeito que fizeram, eu assinaria facilmente uma revista sobre física quântica ou algo ensinando falar mandarim em seis aulas, só mesmo para me ver livre da coação. Mas, deixo claro que eu só estava mesmo fazendo um tipo de "perder tempo pra ver", não tenho hábito de comprar por impulso e já assino as revistas que quero.

Depois disso fiquei pensando: e quem não sabe como eles agem? Acho que é um tipo completamente desonesto de abordagem e que isto nem deveria existir nos dias atuais. O Procon não fiscaliza isto? E a Editora Globo, poderosa como penso que é, precisa mesmo dessa venda degradante da imagem dela própria para sobreviver? E esses vendedores, coitados, fazem treinamento com aqueles que vendem aspirador de pó nos Estados Unidos?

Não sei mesmo. Por via das dúvidas, não aceite esses brindes, a não ser que queira doar para reciclagem de papel.

*Ah, eu levei para casa uma revista velha, perdi meu tempo, mas não cedi.

Leio e recomendo:

no dia 17 de abril de 2010


Em agosto de 2006 comprei esse livro escrito pelo jornalista e roteirista da TV Globo Marcel Souto Maior. Eu li na época e guardei, mas esses dias dei de cara com ele no meio dos que ficaram (doei vários livros dias atrás) e comecei a folhear de novo.
Veio à mente recomendar. É um livro pequeno, de leitura leve, formado por histórias curtinhas e agradáveis de se ler.
Segundo o autor, é uma coletânea de lições para espíritas e não-espíritas.
Segundo a Claudiene, compensa dar uma olhadinha.

Sonho e realidade segundo Claudiene

no dia 16 de abril de 2010


Cheguei em casa após 15 dias em Itumbiara, a trabalho. A pintura ao lado retrata como eu sonho acordar amanhã: linda, magra, elegante, glamurosa e cercada de flores em um quarto lindo e perfumado. Uma heroína do período Romântico da Literatura Brasileira, com corpo esculpido em versos Parnasianos e exigentes ouvidos que serão despertados com Bach. Um olfato sensível que se fartará com aromas de incensos (originais) da Índia.


Agora, à direita,  o retrato da realidade de como irei estar amanhã de manhã: acordando com o barulho dos pedreiros gritando na obra do prédio em frente, cabelo amarrado, vassoura e água agindo como nunca na poeira acumulada. Cheiro de sabão em pó dominando tudo. Isto, ainda, se brincar ouvindo Rebolation ecoando de algum apartamento vizinho. Mas sem perder a classe, isso nunca! 

 
Eu só sobrevivo assim, rindo.

Dia de Dona Benta

no dia 15 de abril de 2010



Eu já disse mil vezes que faço um macarrão ao molho de camarão divino, mas meus amigos não acreditam. Não sei de onde vem esse mito que sou um fracasso na cozinha... rs  Pois bem, encontrei essa foto no notebook do meu marido. Eu fiz há uns meses. Afff... rendeu muita calça apertada e blusa pegando,rs..rs... mas os elogios fizeram valer a pena! No molho vai leite de côco e aqueles camarõezinhos de bandejinha supermercado mesmo. Vinho tinto suave (não sei se combina mas eu adoro) e boa compahia, a do meu amado, claro.

                                                                             Não tem melhor no planeta!!!!


Bom senso é saudável também


Há muito não é segredo, para quem convive comigo direta ou indiretamente, que trabalho social é uma de minhas paixões.

 Sempre que meu grupo de amigos e eu começamos alguma movimentação em torno de um trabalho nesse sentido, graças a DEUS, muitos se mobilizam e o resultado é sempre melhor que a expectativa. Eu sou realmente privilegiada por estar cercada de gente tão especial.

Sempre que saímos para alguma visita, lembramos de levar doces para que já tem em mente que as madrinhas irão levar alguma coisa. Eu não desapontaria essas expectativas por nada no mundo!!! Aprendi isso com minha parceira e amiga Eni, que aprendeu com a mãe dela, e que diz que não devemos deixar de adoçar as bocas das crianças nunca. Simplório até certo ponto.

Pois bem, semana passada fui questionada sobre se isto não estaria incentivando a cárie. Não fosse minha boa educação e capacidade de dissimulação, teria gargalhado.

Na verdade seria realmente estranho imaginar a Tia Clau chegando nas casas com uma sacola cheia de alface, dizendo às crianças que é importante se alimentar bem, quando na verdade sabemos que muitas sequer tem alimento, quanto mais cardápio variado. É fácil falar em cortar doces dos nossos filhos, mas muito difícil entender a disciplina imposta no "falta tudo". No nosso mundinho, só nos privamos de alimentos nas dietas.

Outra coisa para mim inconcebível é doar como presente de Natal algo parecido com quebra-cabeças, mosaicos, ou qualquer do gênero. Brinquedo pedagógico é ótimo! Quando tiver um filho eu o incentivarei a tê-los e a aproveitá-los bem. Mas brinquedo de Natal para criança carente não tem função educacional nenhuma. A criança, não tendo ganhado mais nada durante o ano todo, iria mesmo querer pagar o preço de ter que aprender algo justamente com o brinquedo, o único brinquedo que ganha? Penso que não. Presente para criança, ao meu ver, é carrinho, bola, boneca, fogãozinho, panelinha e até vassourinha, mas joguinho com palavras de montar, nunca! 

Presente de Natal é despretensioso, só tem função de provocar felicidade, de iluminar, e até mesmo de incluir a criança em um contexto religioso e comemorativo tão forte na nossa cultura.
Toda menina, desde a mais pobre, tem que sonhar em ser princesa, professora, fada ou médica. Todo menino deve se imaginar piloto de FI, de avião, um guerreiro ninja ou o que quiser ser.

E ponto.

Voando por aí

no dia 11 de abril de 2010

Definitivamente não é fácil interpretar as viagens que faço quando saio voando por aí no momento de descanso do meu corpo. Sou completamente absurda e extremista nos meus sonhos. Ontem sonhei que ia seguindo por um túnel subterrâneo rumo ao centro da terra, fazendo uma escala em algo parecido com uma caverna, tudo muito escuro e  aterrorizante. O veículo? Não bastasse o mau gosto do local escolhido para meu turismo noturno, o que me conduzia, junto com outras pessoas que não conheço, era um tipo de trenó, pequeno e aberto.
Só me lembro de fragmentos esparsos e também não sei como voltei e nem o objetivo desse passeio. Fico sem ar só de lembrar.

Mas, em compensação...

Na noite de hoje fui visitar alguma parte do mar no Caribe. Praia exaustivamente linda de verde azulado (ou azul esverdeado) hipnotizante. Eu me lembro vagamente de ter chegado lá por um tipo de veículo aéreo. Sei que tinham outras pessoas juntas, entre elas a minha "sobrinha" Andréia. A paisagem era tão linda que ambas ficávamos emocionadas. A transparência e beleza do mar ultrapasa qualque descrição que eu tente elaborar. Quem sabe o que fazíamos juntas nesse sonho? ... 

Será que é algum aviso para deixarmos de ser acomodadas e comprar um pacote turístico em 10 prestações para viajar? ...rs...

O certo é que meus sonhos são tão reais que dificilmente acredito que não fui realmente nesses lugares. A sensação pode ser muitas vezes apavorante ou de total felicidade, mas é verdadeira, isso eu sei.

Em alguns deles eu gostaria de voltar...



Lição

no dia 6 de abril de 2010



"Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor." Chico Xavier

Não tem preço!

no dia 5 de abril de 2010

Encontro no meio dos meus sonhos o som do despertador às cinco e meia. Encontro uma estrada sonolenta. Encontro duas horas depois um trabalho empacado por conta do Projudi 2. Encontro um dia difícil, daqueles de fazer com que eu tome uma caixa de paracetamol e me recolha dentro do meu psico-casulo-particular. Encontro ainda a intolerância personificada numa loira mal educada e mal oxigenada, no trânsito. Encontro o supermercado. Encontro um sanduíche enorrrrme. Encontro o banho, o cansaço. Encontro o e-mail e nele um encontro que me faz esquecer todos os outros: 


*Minhas amigas Paula e Luciana, parceiras de projetos, em plena atividade no domingo de Páscoa, entregando doces em um bairro da cidade de Itumbiara. Eu em Goiânia morrendo de inveja! O esforço conjunto rendeu quase TREZENTOS saquinhos de doces, chocolates, etc. O número aumentou porque houve doações de última hora.

Inaugurando o visual novo do blog com essa apresentação maravilhosa

no dia 4 de abril de 2010

Paixão de Cristo

no dia 2 de abril de 2010

O Brasil vivencia intensamente seus feriados. Se é verdade que o povo se solta e fica um tanto fora de si no Carnaval, basta mudar o calendário que os comportamentos mudam. Saem de cena os desfiles de escolas de samba para que passem as procissões. A extravagância dá lugar à reverência. E fica difícil entender como é que valores mudam tanto em um prazo curto de quarenta dias. Mas o assunto aqui é outro...

Com o tempo passei a respeitar mais as diferenças entre pensamentos e religiões, a ver as coisas com menos preconceito e entendi que qualquer fé que as pessoas tenham merece sim credibilidade e respeito, porque afinal se aquilo lhes faz bem, quem sou eu para tentar mudar seus conceitos?  Eu não me importo como alguém chama seu Deus, desde que busque verdadeiramente valores de honestidade, amor ao próximo, integridade, etc.

Eu particularmente acredito e me identifico com o Espiritismo, o que para mim é a verdade, e isto é o que eu sinto, ninguém me obrigou a acreditar. E jamais, jamais mesmo, irei tentar convencer alguém da minha verdade, do ponto de vista que construí sozinha e que é particular de cada um. O que me faz feliz e me realiza pode não ser bom para outras pessoas, por diversos motivos.

Chegando então ao assunto Paixão de Cristo, penso que sou muito contrária a tudo que acontece no mundo. Basta que chegue a segunda-feira antes da Páscoa que somos bombardeados com filmes de todas as idades e gostos, todos ressaltando o tema da paixão de Cristo. Ontem estive em frente à TV vendo um filme, o qual abandonei antes do fim, e que contava a trágica história que precedeu a ressurreição de Cristo. Gente, o que é aquele tanto de sofrimento enfatizado no filme? Jesus Cristo foi muito mais do que isto. É claro que é importante saber de sua luta e seu sofrimento, mas daí inundar a tela dos cristãos com sangue, violência e tristeza em plena Semana Santa já fica muito mórbido e denso. Não seria possível enfatizar os ensinamentos, sua belíssima história de vida, sem brindar ao telespectador com um kit completo de instrumentos de tortura que são capazes de fazer tombar qualquer fã da série Duro de Matar?

Eu, que nunca gostei de filmes violentos, não tenho a menor tolerância com tais cenas e fujo delas como se um leão faminto me perseguisse, não consigo entender porque focar tanto em coisas desagradáveis e não nos exemplos de Jesus, exemplos de amor puro que edificariam muito mais o sentimento de nós, cristãos, não só na Semana Santa, como em toda nossa vida. 

Se eu posso optar, prefiro pular as páginas policiais e ir direto ao romance.

Páscoa

no dia 1 de abril de 2010

E já que meu blog se transformou em uma colcha de retalhos virtual, nada mais coerente do que desejar Feliz Páscoa em patchwork, não é mesmo? E não custa lembrar: feriadão é ótimo, ovo de chocolate é tudo de bom, o coelhinho é muito fofinho, mas vamos dar uma lembradinha no sentido verdadeiro da Páscoa e vivenciar os ensinamentos de Jesus Cristo. Não importa a religião, o importante é o que cada um leva em seu coração e como demonstra isto em atitudes. Bom feriadão e ótimo domingo de Páscoa a todos!




Últimos tweets