Imagem |
A madrugada de ontem foi atípica, pois um telefonema às 4:30h me fez entrar em um sonho meio nebuloso do qual não saí até agora: era minha irmã avisando do falecimento do meu pai.
Quanto isso acontece na família dos outros parece um fato tão comum e rotineiro, né? Mas na nossa não, é o mundo desabando nas nossas cabeças, afinal é a NOSSA família.
Meu pai descobriu em meados de agosto que tinha um câncer no pulmão. Desde então vinha fazendo tratamento com quimioterapia em Barretos-SP. Chegou quinta feira, super animado, trabalhou sexta feira normalmente, e na madrugada de ontem o organismo entrou em colapso.
A causa mortis que consta no atestado é insuficiência cardíaca e respiratória e para ser muito franca nem fui atrás de saber porque isso aconteceu, já que o principal era que ele tinha morrido e não o que causou. O organismo dele já vinha se debilitando pelo tratamento, mas o médico estava otimista e nós todos também. Ele estava se tratando no melhor local, referência em tratamento contra o câncer.
Mas Deus, com sua infinita generosidade com meu pai, não permitiu que ele agonizasse numa morte lenta... ela chegou de surpresa, de madrugada. Minha mãe não passou pelo sofrimento de vê-lo se acabar aos poucos sem poder fazer nada e nem nós. Não sabemos nada diante da grandiosidade e planos Divinos. Eu tenho convicção que a vida não se acaba, isso me conforta, mas o coração ainda chora a ausência, que será demorada dessa vez.
Eu imagino que agora meu pai repousa (já que nunca tirou férias, trabalhou até no último dia de vida), e espero que onde ele esteja os bons espíritos cuidem bem dele até sua total recuperação da doença.
Só tenho a agradecer pelo pai que eu tive, e pelas coisas boas que eu soube só ontem no velório, que as pessoas vinham me dizer que ele tinha feito por elas. (ah, gente, meu pai era discreto, não era aparecido como eu e nem tinha blog...rs)
Era uma pessoa com curso primário que conseguiu cuidar de uma família de três filhos, dar saúde, vestiário, comida na mesa e educação e formação em todos os sentidos.
E quer saber? Tinha vícios, imperfeições que faziam mal só a ele, aos outros não.
Eu agradeço a cada um que foi ontem nos dar um abraço, aos que não puderam ir mas telefonaram ou mandaram boas energias, aos amigos virtuais que encheram minhas redes sociais e e-mail de bons desejos, enfim... Vocês não imaginam como é bom você estar ali naquela sala e ver adentrar um rosto amigo. Eu não tinha noção disso até acontecer comigo. Cada abraço, cada palavra é importante. Nunca mais vou deixar de visitar um amigo nessa situação. E sabe aquele parente distante? Vira seu melhor ombro amigo, afinal é família e família é aquele povo que às vezes te irrita, apronta, mas que é seu apoio nas piores horas. E nem tem como agradecer minhas tias e prima, que tomaram todas as providências práticas da pior hora e na sua nobreza de sentimentos sequer me apresentaram a fatura.
Não queria citar nomes para não ser injusta, pois teve muita gente do nosso lado, mas nessa luta toda, apareceu um anjo que não posso deixar de falar: a Tia Nivinha (Nívea), que acompanhou meu pai em todo o tratamento, pois era a irmã que ele confiava que o levasse e acompanhasse em Barretos. Como classificar uma pessoa que larga todos os seus próprios problemas e assume os problemas do outro, e ainda com alto astral e otimismo? Sem palavras...
Esse era para ser apenas um post objetivo, contando o que aconteceu, mas já estou aqui me debulhando em lágrimas, afinal não é fácil falar de morte, mesmo sabendo que a vida continua.
Continuem rezando por minha família, principalmente pela minha mãe e irmã, que estavam com ele na pior hora, pelo meu irmão mais novo, que está muito abalado e principalmente pela minha avó, que tem 88 anos e não está resignada, se revolta e chora o tempo todo. E mais ainda que tudo pela recuperação do meu pai lá no mundo espiritual, não importando sua fé.
Vai passar...
Abraços sinceros.
Deus abençoe à todos vcs!
ResponderExcluirQue seu pai descanse em paz!
Bjo!
Clau
ResponderExcluirque Deus os abençoe e conforte muito nesta hora de dor e saudade e tenha certeza que seu pai já está sendo assistido e amparado pelas Equipes Socorristas..
Um grande abraço e meus sinceros sentimentos
violeta
Clau, só posso pedir que Deus, na sua infinita bondade, possa confortar o coração de cada membro de sua família, por uma perda tão valorosa. Sei muito bem o que é.
ResponderExcluirAbraços e fiquem com Deus.
Clau
ResponderExcluirQue Deus cubra sua vida com muito amor e conforto nesse momento difícil.
Pala meditar: João 3:16
Muita paz de Deus para todos vocês.
Beijos, estou em oração
Belô
Querida,
ResponderExcluirDaqui enviamos só boas energias para vc e sua família...e também acreditamos que a morte não é o fim...
bjs e luz
Clau,
ResponderExcluircomo disseste, a vida continua, mas a gente sempre acha que poderia ter aproveitado mais, ou feito algo diferente, mas, pelo visto, teu pai foi continuar a vida cheio de flores semeadas pelo caminho...
Certo que está com as equipes socorristas num lugar de muita energia positiva para poder logo continuar a fazer tudo o que relataste e muito mais.
Recebe o nosso abraço fraternal e as nossas orações por quem fica aqui.
Beijo,
Ingrid
Oi Clau...
ResponderExcluirA mais de 2 anos passei exatamente por isso e entendo cada uma das suas palavras...
Não há dor pior, não há situação mais desgastante que a perda de um ente querido, mas tenha forças!!!
Meus pêsames a vc e sua família!!! Que deus os abençoe sempre e os conforte!!!
Querida. que Deus conforte sua familia, e sua vózinha tenha muito carinho de todos pra passar por essa fase tão triste, ms como vc mesmo disse a vida continua, sabemos que dói, dá saudades, mas e tão bom saber que ele deixa boas saudades e orgulho de ter sido um bom homem...
ResponderExcluirum beijo amiga...
Fernanda
Desejo que Deus os abençoe, e receba seu pai em sua eterna glória.
ResponderExcluirbeijos
Clau,
ResponderExcluirMeus sentimentos.
Sei muito bem o que é a perda de um pai ou uma mãe. No meu caso foi minha mãe que partiu repentinamente e pelo mesmo motivo que levou seu pai. O chão da gente se abre, mas a gente acaba encontrando forças e superando este momento. Fica a SAUDADE, que é indescritível.
Seu pai foi um guerreiro e teve força para lutar contra a doença.Agora ele descansa em PAZ.
Muita força para vocês. Fiquem com Deus.
Bjo no seu coração
A gente acha que nunca vai acontecer na nossa família, é uma barra, mas como vc disse, ele não sofreu, não ficou definhando aos poucos. É um gde choque pra quem fica, pois é algo inesperado.
ResponderExcluirVc foi tão sabia com suas palavras, vejo que tá sabendo por em prática o que aprendeu com sua fé.
Estarei aqui rezando por todos vcs, inclusive p/ ele.
Faça o máximo p/ que a tristeza não te domine.
Bjs♥
Oi Clau,
ResponderExcluirSem bem o que você está sentindo, pois perdi meu pai em abril. Como você, também acredito que a vida não acaba aqui e isso ajuda bastante. A saudade dói muito, mas com o passar do tempo, vai ficando um pouco mais leve. Tem uma frase que digo sempre para as pessoas que perdem alguém e que uso pra mim, sempre. "A frase é: Saudade é o amor de quem não pôde ficar."
Um beijo bem apertado!
Ju
Clau!
ResponderExcluirMeus sentimentos!
Não sei ao certo o que te falar, difícil isso, mas quero que sintas meu abraço muito apertado, em vc e toda sua família...
Bjos, Fabiana
Fique bem,tenho certeza que esta em um lugar onde cuidaram muito bem dele,ele estara olhando por todos vcs.
ResponderExcluirBeijos para toda sua familia e um grande abraço bem apertado!!
Peço a Deus encha seus corações com o amor dele para que não fique tão grande o vazio que seu pai deixou.Que o Manto Sagrado cubra você e sua família. Sei a tua dor pois meu pai e meu marido também com cancer morreram em meus braços.Estarei com certeza colocando vocês em minhas orações. Receba um abraço amigo com direito a
ResponderExcluirombro para chorar.
Oi, lendo seu post anterior e sua animação com suas férias fico pensando o quanto a vida nos prega peças. Você save que pode contar comigo. Beijos...
ResponderExcluirClau querida!
ResponderExcluirRealmente não sabemos o que a vida nos reserva, às vezes nos prega algumas peças que até a ficha cair demora um pouquinho.
Espero que Deus conforte você e sua família, que dê forças para se apoiarem até a dor passe e as boas lembranças tomem conta de todo o coração de vocês.
Estou aqui de braços e coração abertos para a hora que precisar.
Beijos.
OI CLAU,
ResponderExcluirDEUS NA SUA INFINITA BONDADE, HÁ DE DAR O CONFORTO À VOCES.
BJSSS
MARLENE
Clau, meus sentimentos!
ResponderExcluirQue o Senhor conforte coração de vcs!
Gde bj
Kênia
Que Deus lhe dê conforto. Fique com ele.
ResponderExcluirClau, Meus Sentimentos!
ResponderExcluirQue o Senhor ampare o coração de todos voces!
bjos no coração!
Kênia Amorim
Clau, que Deus o tenha.
ResponderExcluirDesejo muita força para vc. e toda a familia. Só o tempo para amenisar essa saudade e dor.
Beijos.
Clau,
ResponderExcluirDeus está cuidando do seu pai sim. E vai dar forças a sua família nessa hora. Não é fácil para a sua avó perder um filho. Força e fé.
Fica com Deus e conte comigo para o que quiser!
beijos e vou rezar pela sua familia
Adriana
Que papai do céu possa dar todo conforto necessário a todos vcs que seu Pai descanse em paz..beijps
ResponderExcluirOi Clau...
ResponderExcluirVou pedir muito a Deus,que console vc e sua família,nesse momento tão delicado.
Bjs.
Oi Clau, numa hora dessas é difícil dizer algo que conforte. Mas você dentro de sua doutrina sabe que nessa hora o melhor mesmo é mandar orações e pedidos para que não o desamparem lá onde ele está.
ResponderExcluirReceba você e sua família meu terno e fraterno abraço.
beijos.
Clau querida meus sentimentos a você e a sua família,FORÇA,bjos.
ResponderExcluirAh Fina !!!
ResponderExcluirEu nem tenho palavras para te consolar, porque nesse quesito ainda estou em recuperação.
Mas tenha certeza que estarei ornado sim por ti e sua família, para que nessa hora o Senhor conforte seus corações !!!
Bjus 1000 minha querida
Minha querida, as vezes a gente nao tem palavras pra expressar o que gostaria. MAs quero que voce saiba que meu coracao esta com voce e que eu vou estar te mandando muita energia boa, pra te ajudar a superar esse momento dificil.
ResponderExcluirQue bom que voce teve um pai que vai deixar muita saudade e muitas recordacoes boas!
Minha querida,
ResponderExcluirando super ausente da blogosfera, mas quando vi seu post no meu feed não pude deixar de passar por aqui. Estou rezando por você e sua família. Muita força para vocês.
Beijo imenso.
Marcia
Clau, fique com as minhas orações.
ResponderExcluirUm bj no coração
olá Claudiene... nossa, fiquei muito emocionada com suas palavras, vc realmente é uma pessoa de sabedoria abençoada por Deus. Apesar do nosso pouco comvívio com vocês, é como vc disse: "família é família" e as lembranças que tenho de vcs, do tio Ilson, são todas muito boas... vc falando do seu pai e eu identificando o meu em suas palavras... Dedico com todo carinho minhas orações a vocês. Bjo
ResponderExcluirMinha querida Clau,
ResponderExcluiresse momento é realmente um momento bastante dificil. Por mais que a gente acredite na vida depois da carne, é sempre triste aceitar que nós não poderemos mais estar ao lado de quem amamos a qualquer momento!
Vou orar muito para que vc e tod asua família sejam confortados pelas bênçãos de Deus! Vou orar muito para que tudo se ajeite e a serenidade volte a aparecer nas suas vidas!
Um grande abraço!
Força aí, Garota.
ResponderExcluirForça aí, Garota.
ResponderExcluir