Esmaltinho luxo!

no dia 28 de fevereiro de 2011

O dia de blogar sobre esmaltes é sábado, mas não resisti a vir aqui mostrar essa delícia de cor:




Usei essas cores, nessa sequência da foto. Uma mão de Araguaia, duas do Verde Cerrado
e por fim o Reflexos Azulados.
Conta aí, gostaram? Essas cores dos esmaltes Blant Colors são tudo de lindo, né? E eles nem estão me dando nada pra eu dizer isso...rs...

Tem DUAS longas semanas que não compro esmalte (rehab), mas estou de olho nesse aqui ó:


Imagem

Beijos e ótima terça feira!

Dieta Coletiva - 9ª Postagem (com foto)

Imagem

Bom dia!

Espero que estejam bem!

Estou com um problema sério: MINHAS ROUPAS ESTÃO CAINDO!!!! KKKK - desculpem, não resisti à brincadeira. rs

Conforme falei no post de segunda passada, não vou fazer revelação de peso hoje, só na próxima semana, quando for à nutricionista novamente.

Minha consulta acontece quinzenalmente e estou adorando pela primeira vez na vida receber elogios e não repreensões.

Acabei não indo para a academia, mas peguei firme na caminhada. Oportunamente comento o motivo que me levou a desistir da malhação (nada de errado com o local, dizem que é ótimo).

Voltei ao trabalho, onde é mais fácil eu controlar a alimentação, já que a rotina ajuda a lembrar da comidinha certa na hora apropriada.

Se abuso um pouco numa certa quantidade, compenso depois no "detox" à base de suco. É claro que não posso fazer disso uma rotina, só uso nas emergências. Exemplo: comi empadas no lanche da tarde além da conta, então à noite só suco. Não ficarei com fome e nem fraca, porque já tinha  comido demais. Não é o correto, mas é a solução que encontrei para as escorregadas.

Estou enfrentando situação de ansiedade na vida pessoal, mas estou me controlando.

Bom, não há muito o que dizer hoje, apenas que a rotina continua a mesma e os objetivos firmes!

Semana que vem volto com números, mas por enquanto vou anexar minha foto antes e depois. Tá, não acho que a foto aparece muito os seis quilos mandados pro espaço, mas sinto uma pequena diferença.

Na primeira foto estava no shopping (cara de satisfação)
Na segunda foto, no trabalho (cara de ???)
Espero que achem alguma diferença, ou ficarei deprê! rs
Esse meu uniforme não é lá grande coisa, mas importa dizer que ele
não me servia desde o ano passado, e agora está largo, caindo.


Beijos e ótima semana!



Imagem


Sobre não ser mãe

no dia 27 de fevereiro de 2011



Imagem

Bom dia!
Essa crônica faz parte do livro "Coisas da Vida", da Martha Medeiros, escritora que amo ler!

A postagem de hoje é especialmente de dedicada às mulheres que NÃO SÃO MÃES, ou porque não podem, não querem, porque reservam esse projeto para o futuro e ainda, porque estão indecisas.

Mas gostaria muito que as que JÁ SÃO MÃES lessem, para entender melhor o que se passa conosco.



"Semana passada me telefonaram de um jornal para pedir um depoimento sobre mulheres que decidiram não ter filhos. Queriam um testemunho curto e rápido.

Sobre um tema tão intenso? Fui curta e rápida, mas agora vou me estender.Tenho duas filhas planejadas e amadas, que nunca me provocaram um segundo sequer de arrependimento. Mas nunca fui obcecada pela maternidade. Acredito que qualquer mulher pode ser feliz sem ser mãe. Existem diversas outras vias para distribuirmos nosso afeto, diversos outros interesses que preenchem uma vida: amigos, trabalho, paixões, viagens, literatura, música - até solidão, se me permitem a heresia. Conheço mulheres que se sentem íntegras e felizes sem ter tido filhos, e mulheres rabugentas que tiveram não sei por quê, já que só reclamam. Há de tudo nesta vida. Mas tenho pensado nesta questão porque, dia desses, uma amiga inteligente, realizada e linda completou 50 anos e se revelou meio abatida por certos questionamentos que chegaram com a idade - uma idade que está longe de ser das trevas, mas que é emblemática, não se pode negar. Ela nunca quis ter filhos. Escolha não, impossibilidade. Tem uma vida de sonho, mas ela anda se perguntando: não tive filhos, será que fiz bem? Ninguém tem a resposta. Mas é fácil compreender o dilema. Quando entramos nos 30, o relógio biológico exige uma decisão: ter ou não? Algumas resolvem: não. Criança dá trabalho, criança demanda muita atenção, criança é dependente, criança interfere no relacionamento do casal, criança dá despesa, criança é pra sempre. Tudo verdade, a não ser por um detalhe: crianças crescem. Crianças se transformam em adultos companheiros, crianças são quase sempre nossa versão melhorada, crianças herdarão não apenas nossos anéis, mas nossos genes, nosso jeito, nossa história, e isso é explosivo, intenso, diabólico, fenomenal. Aos 30, só pensamos na perda da liberdade, mas, aos 50, conseguimos finalmente entender que a maternidade é muito mais do que abnegação, é uma aposta no futuro. Depois dos anos palpitantes e frenéticos da juventude, chega uma hora em que deixamos de pensar apenas no lado prático da vida para valorizar as conquistas emocionais, que são as que verdadeiramente nos identificam. Não estou fazendo apologia da maternidade, sigo acreditando que todas as escolhas são legítimas. Mas optar por não ter filhos não é algo trivial. É uma experiência profunda de que abriremos mão de vivenciar. É uma emoção que transferiremos para sobrinhos sem jamais saber como seria se eles fossem gerados por nós - ou adotados, o que dá no mesmo. Vale a pena desprezar este investimento de amor? Um investimento que, diga-se, é uma pedreira muitas vezes, não é nenhum mar de rosas! Nessas horas é que faz falta uma bola de cristal. O problema é se a dúvida vier nos atazanar mais adiante. A gente nunca sabe como teria sido se... É por isso que, neste caso, compensa queimar bastante os neurônios antes de decidir. Não dá para pensar no assunto levando-se em conta apenas o momento que se está passando, mas o contexto geral de uma vida. Porque não ser mãe também é para sempre."

Blogagem Coletiva Esmaltes - Francesinha ou Inglesinha

no dia 25 de fevereiro de 2011


Muitíssimo bom dia a todos!

Hoje a mulherada "esmaltólatra" tem um desafio e tanto: deixar a unha toda trabalhada na francesinha ou inglesinha.

Eu não tive como sair para fazer unha no salão, então arrisquei inventar moda aqui mesmo, em casa. Vejam:



As unhas ficaram assim depois de prontas.
Minha coordenação motora é péssima, então tive que inventar.
Admito que não ficou uma coisa assim esplendorosa,
mas pelo menos tentei...rs

Minhas unhas já são branquinhas ao natural, portanto se passasse
base já dava uma francesinha das boas.
Mas pra que fazer do modo fácil se o barato todo é o desafio? rs


Usei o super e moderníssimo método de cobrir as unhas
com fita crepe e deixar só as pontinhas.
Depois passei um lilás bem fraquinho, tirei com cuidado,
 passei em toda a unha o Renda Vidrilhos da Risqué e ponto,
o efeito é aquele da primeira foto.

Essa semana também fui de rosa. Deliciosa da Avon.
O que acharam?
Querem ver outras tecnologias super modernas em francesinhas/inglesinhas? Vem correndo no blog da @fernandareali aqui.

Sábado que vem a postagem será puro glamour: você pode glitter de qualquer cor.


Imagem


Você vai ficar aí parada até quando, com suas unhas "normais"?


Beijos e ótimo sábado para todas!

Solidariedade


Acho que todo dia é dia de ajudar, mas sexta feira é um dia ótimo para postar sobre solidariedade, concordam? 

Então, às sextas virei aqui falar desse tema, enquanto tiver assunto, e quem curte ler sobre isso, como eu, poderá vir me ver para trocarmos ideias.

Ah, preciso que me contem se vocês tem algum projeto em prática nesse sentido ou se conhecem alguém que tenha, pois adoro divulgar boas ações!

Solidariedade não tem religião, pode ser algum projeto do seu bairro, igreja, uma ação interessante desenvolvida no seu trabalho, ou qualquer outra coisa parecida. Assunto é o que não vai faltar! Aqui na blogosfera já tenho um monte de referências boas, mas gostaria de mais material.



Para começar, vou inaugurar a série de postagens falando do meu projeto do coração, que a maioria já conhece: as Fadas Madrinhas.

Quem somos?

"Somos um grupo de amigas que se aproximou pela afinidade por atividades solidárias. Nosso grupo não tem finalidade religiosa, política, e não é vinculado a qualquer empresa. Somos apenas pessoas que acreditam que ao fazermos nossa parte, podemos tornar o mundo um lugar melhor. O objetivo desse espaço não é o de nos promover e sim divulgar nosso trabalho e encontrar pessoas que também gostem de ajudar ao próximo. Estamos em Itumbiara/GO. Contato: acreditoemfadasmadrinhas@gmail.com "

O que as Fadas fazem?

As Fadas madrinhas tem seu trabalho direcionado às crianças, e atuam especificamente em datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Crianças e Natal. Nesse meio tempo nosso trabalho é menos intenso, mas estamos sempre fazendo uma visitinha aqui, arrecadando alimentos para doar quando nos solicitam, roupas, etc.

E assim vamos levando nossas vidinhas, fazendo algumas mágicas para conciliar trabalho, casa, família e o trabalho no Grupo.

Não somos pessoa jurídica, e nossos recursos vem somente de doações de amigos e algumas empresas já parceiras em alguns projetos.

Como experiência pessoal, posso afirmar que é a maior felicidade que o ser humano pode experimentar nessa terra.

Viajar é bom, comprar roupas é ótimo, fazer as unhas é tudo de lindo, mas ajudar ao próximo traz uma alegria infinita e inexplicável. Nos deixa com uma sensação de consciência tranquila, coisa difícil de se conseguir nos dias de hoje, onde tudo é urgente e está passando da hora.

Quer nos conhecer melhor?

Clica aqui.

Quer divulgar? Ficaremos muito felizes, copia nosso selinho  ou nossa faixa (abaixo) e posta no seu blog. Nada melhor do que contagiar as pessoas com bons exemplos. Vamos fazer isso juntos?

Um ótimo final de semana e pensem em como me ajudar a divulgar boas ações solidárias!





Saúde Não Tem Preço

no dia 24 de fevereiro de 2011


Ontem recebemos um comentário no blog da Dieta Coletiva falando do programa Saúde Não Tem Preço e resolvi ir atrás para saber mais, já que quando a coisa é de graça a gente fica desconfiada, né?  

Eu respondi ao comentário do blog (o e-mail está ativado) e o Ministério da Saúde mandou os  links de onde tirei essas informações:

"Com o programa Saúde Não Tem Preço, a população brasileira que sofre com hipertensão ou diabetes passa agora a ter acesso gratuito aos medicamentos para o tratamento destas doenças.

Esta oferta de medicamentos gratuitos na rede Aqui Tem Farmácia Popular é resultado de um acordo do Ministério da Saúde com sete entidades da indústria e do comércio. O acordo beneficia 33 milhões de brasileiros hipertensos e 7,5 milhões de diabéticos. Além de ajudar no orçamento das famílias mais humildes, que comprometem 12% de suas rendas com medicações."



No site tem, inclusive, onde achar a Farmácia Popular mais próxima para conseguir o medicamento na sua cidade. A lista das farmácias da minha cidade está aqui.

A lista de remédios para hipertensão é essa:

Captopril 25 mg, comprimido
Maleato de enalapril 10 mg, comprimido
Cloridrato de propranolol 40 mg, comprimido
Atenolol 25 mg, comprimido
Hidroclorotiazida 25 mg, comprimido
Losartana Potássica 50 mg

E para diabéticos essa:

Glibenclamida 5 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 850 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido de ação prolongada
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 3ml (carpule)
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 1,5ml (carpule)
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 3ml (carpules)
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 1,5ml (carpules)

Então, não satisfeita, perguntei no Twitter se alguém já recebia esses medicamentos, porque projeto bom e que funciona mesmo na prática é difícil de se achar, né? 

A Márcia, do blog Meu Sonho de Casa disse que o programa é realmente eficaz e os pais dela recebem o medicamento de graça, para hipertensão e diabetes.

Mas daí você vai ficar dizendo: "Noooossa, mas passa isso na TV toda hora e a Clau ainda não sabia." rs... é gente, a informação e propaganda é tanta na televisão que a gente realmente não absorve as coisas de boa qualidade que deveria, ou então vê e fica desconfiado. 

Se houver alguém aí que como EU, não sabia desse programa, sinta-se informado! Se você já sabe, divulgue! Vou repassar pra parentada toda, hehehe

Beijos e uma ótima quinta feira para todos nós!











Organizando as finanças

no dia 23 de fevereiro de 2011

 
Imagem

Sou admiradora do Gustavo Cerbasi, que entre outras coisas, é especialista em finanças, e autor do livro "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos".

O título parece sensacionalista, principalmente para aquelas pessoas que tem preconceito contra qualquer coisa que se pareça com auto ajuda, mas tem dicas interessantíssimas.

No site dele, o Mais Dinheiro, há conselhos ótimos de planejamento financeiro. Extraí de lá essas orientações que gostaria de compartilhar com vocês.

Conheçam o site e façam simulação de poupança, de aposentadoria, de orçamento familiar mensal, entre outros.


Rica não pretendo ficar, mas organização financeira é tudo de ótimo, faz bem para o sono, pele, amor, saúde, humor e tudo mais.


Vamos lá?

10 dicas para sair do vermelho, por Gustavo Cerbasi

1) Jamais use o cheque especial ou o pagamento parcial do cartão de crédito. Peça empréstimos no banco, que saem mais baratos;

2) Passe a controlar os saldos de seu cartão de crédito com mais frequência, pelo menos a cada 10 dias, para que deixe de gastar além do esperado;

3) Tenha uma idéia do tamanho de seu problema: a primeira coisa a fazer é anotar TODOS os gastos do mês, inclusive os gastos pequenos, para descobrir de onde cortar;

4) Elabore um plano radical de enxugamento de gastos na maior intensidade possível, para que a dívida seja amortizada de uma vez. Não adianta ir pagando aos pouquinhos, pois os juros voltam a aumentar rapidamente a conta que você já pagou;
 
5) Quanto mais intenso for o corte de gastos e menor o tempo necessário para isso, menores serão os desgastes no relacionamento familiar;

6) Acabe de vez com a tentação das compras a prazo;

7) Use todos os tipos de poupança que você tem. Não adianta estar com investimentos e perder mais com os juros da dívida. O mesmo vale para bens como terrenos e imóveis à espera de valorização;

8) Fuja de atividades de lazer que custam. Aprenda a valorizar as coisas preciosas da vida que não custam nada, como um passeio ao ar livre ou uma reunião com amigos ou com a família;
 
9) Enquanto não conseguir quitar toda a dívida, substitua-a por outras mais baratas, como antecipação de restituição de Imposto de Renda ou venda do automóvel e compra de outro parcelado. Use todo o dinheiro da venda para reduzir a dívida.

10) Divida seu plano de ajuste com a família. É importante que todos estejam engajados, para que haja maior co-motivação.

...

Gostaram? Ótima quarta feira a todos!



Só para as normais!

no dia 22 de fevereiro de 2011


Recebi hoje esse texto por e-mail, cuja autoria é atribuída à jornalista Danusa Leão. Não sei se é dela mesmo (se alguém souber de algo diferente, me avise, por favor).

Alguém aí se identifica?

Beijos e ótima terça feira com direito à falta de glamour para nós todas!



Imagem


POR DANUZA LEÃO
Quantas mentiras nos contaram; foram tantas, que a gente bem cedo começa a acreditar e, ainda por cima, a se achar culpada por ser burra, incompetente e sem condições de fazer da vida uma sucessão devitórias e felicidades.

Uma das mentiras:
É a que nós, mulheres, podemos conciliar perfeitamente as funções de mãe, esposa, companheira e amante, e ainda por cima ter uma carreira profissional brilhante.

É muito simples: não podemos.
Não podemos; quando você se dedica de corpo e alma a seu filho recém-nascido, que na hora certa de mamar dorme e que à noite, quando devia estar dormindo, chora com fome, não consegue estar bem sexy quando o marido chega, para cumprir um dos papéis considerados obrigatórios na trajetória de uma mulher moderna: a de amante.

Aliás, nem a de companheira; quem vai conseguir trocar uma idéia sobre a poluição da Baía de Guanabara se saiu do trabalho e passou no supermercado rapidinho para comprar uma massa e um molho já pronto,para resolver o jantar, e ainda por cima está deprimida porque não teve tempo de fazer uma escova?

Mas as revistas femininas estão aí, querendo convencer as mulheres - e os maridos - de que um peixinho com ervas no forno com uma batatinha cozida al dente, acompanhado por uma salada e um vinhozinho branco é facílimo de fazer - sem esquecer as flores e as velas acesas, claro, e com isso o casamento continuar tendo aquele toque de glamour fun-da-men-tal para que dure por muitos e muitos anos.
 
Ah, quanta mentira!

Outra grande, diz respeito à mulher que trabalha; não à que faz de conta que trabalha, mas a que trabalha mesmo. No começo, ela até tenta se vestir no capricho, usar sapato de salto e estar sempre maquiada; mas cedo se vão as ilusões. Entre em qualquer local de trabalho pelas 4 da tarde e vai ver um bando de mulheres maltratadas, com o cabelo horrendo, a cara lavada, e sem um pingo do glamour - aquele - das executivas da Madison.

Dizem que o trabalho enobrece, o que pode até ser verdade. Mas ele também envelhece, destrói e enruga a pele, e quando se percebe, a guerra já está perdida. Não adianta: uma mulher glamourosa e pronta a fazer todos os charmes -aqueles que enlouquecem os homens - precisa, fundamentalmente, de duas coisas: tempo e dinheiro.
 
Tempo para hidratar os cabelos, lembrar de tomar seus 37 radicais livres, tempo para ir à hidroginástica, para ter uma massagista tailandesa e um acupunturista que a relaxe; tempo para fazer musculação, alongamento, comprar uma sandália nova para o verão, fazer as unhas, depilação; e dinheiro para tudo isso e ainda para pagar uma excelente empregada - o que também custa dinheiro.

É muito interessante a imagem da mulher que depois do expediente vai ao toalete - um toalete cuja luz é insuportavelmente branca e fria, retoca a maquiagem, coloca os brincos, põe a meia preta que está na bolsa desde de manhã e vai, alegremente, para uma happy hour.
 
Aliás, se as empresas trocassem a iluminação de seus elevadores e de seus banheiros por lâmpadas âmbar, os índices de produtividade iriam ao infinito; não há auto-estima feminina que resista quando elas se olham nos espelhos desses recintos.

Felizes são as mulheres que têm cinco minutos - só cinco - para decidir a roupa que vão usar no trabalho; na luta contra o relógio o uniforme termina sendo preto ou bege, para que tudo combine sem que um só minuto seja perdido.

Mas tem as outras, com filhos já crescidos: essas, quando chegam em casa, têm que conversar com as crianças, perguntar como foi o dia na escola, procurar entender por que elas estão agressivas, por que o rendimento escolar está baixo.
E ainda tem as outras que, com ou sem filhos, ainda têm um namorado que apronta, e sem o qual elas acham que não conseguem viver. Segundo um conhecedor da alma humana, só existem três coisas sem as quais não se pode viver: ar, água e pão.

Convenhamos que é difícil ser uma mulher de verdade; impossível, eu diria.

Parabéns para quem consegue fingir tudo isso ....

Danuza Leão

Dieta Coletiva - 8ª Postagem

no dia 21 de fevereiro de 2011

Imagem
Bom dia!

Espero que tenham tantas boas novidades quanto eu, com relação à dieta.
Nada como um dia após o outro, no meu caso, uma semana após a outra, e já estou firme de novo, retomando meu emagrecimento com saúde.

Decidi que só vou postar os resultados oficiais, ou seja, a pesagem que a a nutricionista fizer no consultório, porque há divergências entre a balança dela e a minha. Eu vou lá de 15 em 15 dias.



Quinta feira foi dia de retorno e advinhem, do começo até hoje, lá se foram:

5 quilos e 800 gramas

As pessoas já começam a perceber que "desinchei", e as roupas servindo de novo sem  cortar, marcar, apertar, esganar, sufocar até a morte, etc, estão me dando muito estímulo.

Amanhã vou fazer uma aula experimental numa academia só para mulheres que abriu aqui na cidade. Dizem que é tudo de bom, semana que vem conto a vocês. 

Decidi procurar a academia porque me sinto agora com mais energia e preparo físico para isso, pois várias outras vezes comecei e acabei não passando da aula experimental por conta do cansaço e falta de preparo físico.

Para mim funciona melhor começar nas caminhadas e depois sim partir para a academia.

E vamos combinar que academia só para mulheres é tudo de maravilhoso nesse mundo, afinal sempre detestei ambiente de academia, muito truculentismo e exibicionismo por parte da ala masculina e superlotação de piriguetismo da ala feminina (com excessões, claro). Agora sem homens exibicionistas consequentemente não há piriguetes atrapalhando o bom andamento dos exercícios. Isso sem contar que um atendimento especializado para as nossas necessidades não tem preço, né? Quédizê, tem preço sim, mas estou disposta a conhecer e vir aqui relatar tudinho pra vocês e dizer se o preço compensa na segunda feira que vem, certo?

Boa semana a todos!



Imagem


Blogagem Coletiva Esmaltes - Genérico Nouvelle Vague Chanel

no dia 18 de fevereiro de 2011


Hoje é dia de gastar os neurônios para chegar perto da cor chiquérrima da Chanel: Nouvelle Vague.


Vejam que luxo!
Imagem Google

Teste 1 - Verde Cerrado Colorama + Picolé Avon

Teste 2 - Picolé Avon + Verde Água Colorama

Teste 3 - Araguaia Blant Colors + Verde Água Colorama

Teste 4 - Hippie Chic Colorama + Verde Água Colorama

Fiquei com a quarta opção, duas camadas de Hippie Chic Colorama e uma de Verde Água Colorama.

A cor ficou linda, mas faltou aquele cintilantezinho leve do Chanel original.
O esmalte acabou ficando meio grosso na unha, porque passei três camadas, uma dela do Colorama única camada, então deu um pouco de bolhinhas.

Acho que valeu a experiência, afinal, não teria coragem nunca de pagar uma fortuna em um vidro de esmaltes. Gosto de esmaltes mas nem tanto...rs

Confesso que não fui muito feliz ao configurar a câmera hoje para as fotos. Tinha ótima luz natural mas as cores não ficaram tão nítidas.

Querem ver os outros genéricos lindos e criativos da Chanel nesta semana? Clica aqui, no blog da Fernanda Reali.

Na próxima semana a invenção escolhida para ficarmos com as unhas lindas é inglesinha ou francesinha. Vamos experimentar?


Imagem


Ótimo fim de semana a todos!

Você é vespertino?

no dia 16 de fevereiro de 2011



Desde que me entendo por gente gostei de dormir tarde e levantar tarde. Quando criança sofria, pois de todos na casa só eu era assim, e querendo ou não, tinha que dormir cedo,  e mesmo dormindo cedo, acordar de manhã para mim sempre foi um tormento. E quando falo tormento, é assim, algo muito sacrificante mesmo. Não me lembro de nenhum dia que tenha acordado cedo sem que tivesse compromisso. E sempre que tenho compromisso não acordo de boa vontade.

E mesmo aos finais de semana, quando queria dormir até às dez, isso era interpretado como preguiça. Lembro sempre de minha mãe dizendo que aquilo não era mais hora de dormir. Eu pensava: "hora de dormir é hora que estou com sono".

O fato é que não escolhi ser assim, eu nasci assim. 

É realmente um sacrifício diário me adaptar à rotina que a sociedade exige para uma vida profissional normal, ou seja, acordar cedo disposta, dormir cedo, etc. Eu sempre durmo tarde e me vejo obrigada a levantar cedo, o que me leva a poucas horas de sono por noite. Resultado? Cansaço, falta de atenção, raciocínio lento, sonolência durante o dia.

Estudando de madrugada passei em alguns concursos e consegui me formar na faculdade de Letras. Mas até conseguir esses progressos e ser auto suficiente, sempre sofri com piadinhas e insinuações de que seria preguiçosa ou dorminhoca demais.

Esse desabafo todo é para dizer que finalmente descobri que não estou sozinha e que não sou doente!

Eu li na Revista Galileu que sou Vespertina. Se você se identificou com o que descrevi acima, compensa ler o texto abaixo, extraído do site da revista. É um pouco extenso, mas esclarecedor.


Quem dorme até tarde não é vagabundo, diz ciência

Pessoas com o gene da "verpertilidade" têm predisposição para acordar tarde.

Alvo de críticas de familiares e amigos, quem gosta de ficar na cama até a hora do almoço pode ter um motivo científico para a "vagabundagem": o distúrbio do sono atrasado. O assunto foi um dos temas abordados no 6º Congresso Brasileiro do Cérebro, Comportamento e Emoções, que aconteceu recentemente em Gramado.

O organismo humano tem um ciclo diário, de modo que os níveis hormonais e a temperatura do corpo se alteram ao longo do dia e da noite. Depois do almoço, por exemplo, o corpo trabalha para fazer a digestão e, conseqüentemente, a temperatura sobe, o que pode causar sonolência.

Quando dormimos, a temperatura do corpo diminui e começamos a produzir hormônios de crescimento. Se dormirmos durante a noite, no escuro, produzimos também um hormônio específico chamado melatonina, responsável por comandar o ciclo do sono e fazer com que sua qualidade seja melhor, que seja mais profundo.

Pessoas vespertinas, que têm o hábito de ir para a cama durante a madrugada e dormir até o meio dia, por exemplo, só irão começar a produzir seus hormônios por volta das 5 da manhã. Isso fará com que tenham dificuldade de ir para a cama mais cedo no outro dia e, consequentemente, de acordar mais cedo. É um hábito que só tende a piorar, porque a pessoa vai procurar fazer suas atividades durante o final da tarde e a noite, quando tem mais energia.

O pesquisador Luciano Ribeiro Jr. da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), especialista em sono, explica que esse distúrbio pode ser genético: "Pessoas com o gene da ‘vespertilidade’ têm predisposição para serem vespertinas. É claro que fator social e educação também podem favorecer”. Mas não se sabe ainda até que ponto o comportamento social pode influenciar o problema.

A questão, na verdade, é que o vespertino não se encaixa na rotina que consideramos normal e acaba prejudicado em muitos aspectos. O problema surge na infância. A criança prefere estudar durante a tarde e não consegue praticar muitas atividades de manhã. Na adolescência, a doença é acentuada, uma vez que os jovens tendem a sair à noite e dormir até tarde com mais frequência.

A característica vira um problema quando persiste na fase adulta. “O vespertino é aquele que já saiu da adolescência. Pessoas acima de 20 anos de idade que não conseguem se acostumar ao ritmo de vida que a maioria está acostumada”, diz Luciano. Segundo ele, cerca de 5% da população sofre do transtorno da fase atrasada do sono em diferentes graus e apenas uma pequena parcela acaba se adaptando à rotina contemporânea.

O pesquisador conta também que, além do preconceito sofrido pelos pais, professores e, mais tarde, pelos colegas de trabalho, o vespertino sofre de problemas psiquiátricos com maior frequência: depressão, bipolaridade, hiperatividade, déficit de atenção são os mais comuns. Além disso, a privação do sono profundo, quando sonhamos, faz com que a pessoa tenha maior susceptibilidade a vários problemas de saúde: no sistema nervoso, endócrino, renal, cardiovascular, imunológico, digestivo, além do comportamento sexual.

O tratamento não envolve apenas remédios indutores do sono, como se fosse uma insônia comum. É necessária uma terapia comportamental complexa, numa tentativa de mudar o hábito, procurando antecipar o horário do sono. Envolve estímulo de luz, atividades físicas durante a manhã e principalmente um trabalho de reeducação.

E as pessoas que têm o hábito de acordar às 4 ou 5 horas da manhã? “O lado oposto do vespertino é o que a gente chama de avanço de fase. Só que esse não tem o problema maior no sentido social. Ele está mais adaptado aos ritmos sociais e profissionais. Os meus pacientes deste tipo têm orgulho, já ouvi mais de uma vez eles dizendo ‘Deus ajuda quem cedo madruga’”, diz o neurologista. 

Campanha Meia Véia

no dia 15 de fevereiro de 2011

Bom dia!

Uma das coisas que mais tem me agradado na blogosfera é o espírito solidário! Amo ver as pessoas se unindo em favor de uma boa causa.

E vem por aí mais uma invenção que promete movimentar muito o mundo dos blogs, é a segunda edição do "MEIA VÉIA", invenção da Janaína, do blog Casa de Faz de Conta, que resolveu comemorar seu aniversário toda trabalhada no amor ao próximo. Vejam:




Texto extraído parcialmente da postagem original da Jana, daqui.

"...Resumindo: eu recolho meias novas e as doo em asilos. Pra participar basta doar meias novas.

Não aceito dinheiro! Lidar com dinheiro alheio é complicado e arriscado, portanto somente meias novas!!!

Os interessados entre em contato comigo por e-mail: jcspcd@hotmail.com.

Na prática, comece divulgando. Quanto mais gente, maior o número de doações. Mais velhinhos aquecidos no inverno e nosso coração mais massageado.

Vale qualquer participação. Usem o Twitter, o elevador, o e-mail, farol do cruzamento... Divulguem! E ajudem, claro..."

Fácil demais, não é? Basta pegar o endereço da Jana e mandar meias novas e quentinhas. Meia é barato, a postagem também fica em conta.

Se não puder enviar ajuda material, divulgue em seu blog, afinal alguém que ler sua divulgação poderá ajudar.

Participe da comemoração do aniversário solidário da Jana!

Beijos.



Últimos tweets