Eu tenho dois princípios sobre fofoca que uso no trabalho e na vida:
Se souber que alguém falou de mim, não me conte!
e
Nem pergunte que não conto se falaram de você!
Tem dado certo. Eu não saberia agir diferente pois sei que não tenho maturidade e nem serenidade para lidar com pessoas sabendo que me detonaram, principalmente se for só uma fofoca e não uma crítica ao meu trabalho, por exemplo.
Não significa que seja santa, que não fale de ninguém, isso é outra história, hahaha ... mas sabe aquele povo que fica costurando conversinhas querendo se dar bem ou mesmo querendo só semear o mau estar entre os colegas? Isso não é minha praia.
E já que entramos no assunto, vai aqui um texto que achei interessante, cujo autor é Alexandre Freire, retirado do site Dicas Profissionais.
"A sabedoria diz que ninguém deveria fofocar no ambiente de trabalho, e ponto final. Mas se a minha amiga Helena, tivesse seguido este conselho, ela talvez hoje estivesse procurando emprego. Acontece que, ao ouvir um boato sobre o fechamento da divisão de um banco que ela trabalhava, saiu em busca de um novo emprego antes de sua divisão ser cortada. A Helena me disse: "Fofoca nem sempre é verdadeira, mas se você ouve a mesma história várias vezes, há uma probabilidade de ser real."
Já a fofoca inventada, parte de pessoas com o seguinte perfil: Tem baixa auto-estima, são desconfiados, gostam de jogar uma pessoa contra a outra, necessidade de dividir e conquistar grupos, sentimento permanente de raiva e ódio, e necessidade de auto-afirmação. Um amigo meu disse que deixou sua empresa porque lhe disseram "em off" que a promoção que ele tanto esperava não aconteceria. No dia que informou aos seus superiores sua saída, seu chefe imediato entristecido, disse: "Que pena, logo agora que sua promoção havia sido aprovada pela diretoria!".
Além destes dois tipos de fofoca, existem os estilos de fofoca no ambiente de trabalho. Por exemplo:
Fofoca estilo sem querer. "Olha, eu não queria dizer, mas isso está me incomodando muito!".
Fofoca estilo sinceridade. "Olha, vou lhe contar uma coisa sobre o fulano, mas porque sou amigo dele. O meu intuito é apenas ajudar."
Fofoca estilo afirmação. "Será que o novo gerente é homossexual?"
A fofoca estilo baixaria."O Marcos estava com a Lúcia no restaurante, mas não conta nada para o chefe senão, já viu né?"
Fofoca estilo tiro de misericórdia. "Vou contar uma coisa da Hana que é para prejudicá-la mesmo, pois ela merece!"
Fofoca estilo tapete. "Olha, não quero puxar o tapete de ninguém, mas..."
A fofoca do puxa-saco é distribuída como se fosse um memorando da diretoria. Tem origem e destinatário certos, o campo do assunto é preenchido de maneira bem clara e o texto normalmente é curto e grosso. Ele utiliza somente a fofoca do tipo inventada, e os estilos são variados de acordo com a vítima a ser alvejada.
*Alexandre Freire é Consultor Sênior do Instituto MVC, Professor dos MBAs da Fundação Getúlio Vargas.
FOFOCA É COMO ERVA DANINHA!EU DETESTO,APESAR DA MINHA PROFISSÃO TER ESSA FAMA, SALÃO TODO MUNDO FALA DE TUDO.COMIGO É BEM DIFERENTE.QUANDO A PESSOA SE EMPOLGA MUDO DE ASSUNTO E TUDO PARA POR AÍ.ÓTIMO DIA PARA VC!BJO
ResponderExcluirClau, falou tuuudo.
ResponderExcluirO fofoqueiro puxa-saco tem em todo lugar, uma das coisas que ponho em prática é ao chegar uma fofoca ao meu ouvido eu não passo prá frente, ou pelo menos até ver que se trata de algo real e mesmo que for real se é relevante informar mais alguém sobre aquele assunto, pois tem fatos reais que não nos dizem respeito.
Hj volto ao trabalho depois de 30 dias, aff! Vou preparar meus ouvidos,rsrs.
Bjs♥
Oi Clau,
ResponderExcluirOdeio gente fofoqueira, falsa!!! Passei por um problema desses semana passada, e eu sei bem como isso é chato...
Sabe o que eu descobri? Tem esse tipo de pessoa em todo lugar!!!!
A melhor coisa a fazer é dar o desprezo e fingir q nada aconteceu, pq se a gente for ligar a gente não vive né flor?
bjs
Menina amei,isso que vc falou é uma lição de vida,faça com os outros aquilo que você quer que fizessem com você,é isso aí
ResponderExcluirCheiro amada!!
Clau como é complicado essa onda de fofoca que as vezes envolve a gente né?
ResponderExcluirAqui na escola pego firme com essa questão pois acho que se tem uma área onde é primordial se portar com ética é a educação e corto logo de ínicio qualquer conversinha mole. Mas é muito complicado, tão complicado que tive de fazer uma reunião muito séria com a minha equipe na segunda feira passada...esse texto teria me ajudado muuuuitooo por isso já estou salvando ele por aqui. Obrigada!!!
Beijos
Glau
Tem selinho pra você lá no meu blog.
ResponderExcluirBeijocas...
Vou confessar: gosto de fofoca.
ResponderExcluirkkkk
Péra! Não me entenda mal!
Gosto daquele papo engraçado, de falar mal de gente boba, como celebridades e tals. Gosto da fofoca inocente, sem dramas. Mas quando envolve amizades, coisas mais graves, o diz que me disse, daí fujo mesmo!
hehehehe
Bjs
Realmente é um perigo a tal da fofoca! O pior mesmo é quando a fofoca surge de um assunto inocente q foi falado e depois distorcido. Já aconteceu comigo e é mto ruim! Pra desfazer a fofoca é complicado!
ResponderExcluirMas sou como vc: não me contem se fofocam de mim!
Bjks!!
Concordo com a Lola. Fofoca sem dramas e com celebridades é ótimo. Que delícia abrir uma revista e ficar por dentro do fofocox.
ResponderExcluirFofoca de famíla é horrível, uma era daninha que vai corroendo as relações.
beijoooo
fofoca estilo como-não-quer-nada: @anapaulassg falando da @iarapoesia #causandointriga KKKKKKKK
ResponderExcluirTudo na vida tem dois pesos e duas medidas, né. E com a fofoca não seria diferente. penso como a lola e a Fer, mas quando o intuito é derrubar alguém, aí é a pior tristeza do mundo.
ResponderExcluirXerinhos e um ótimo findi, vizinha!
Paty