Quarta feira fui fazer um programa um tanto calórico: levei meu sobrinho mais velho em uma loja que vende doces no atacado, para que ele escolhesse o que queria de "subimesa" naquele dia. Hellooou, sei que isso não é saudável, mas não é nada divertido levar o sobrinho na feira para comprar verduras, certo?
Ele, muito espirituoso, começou a contar piadinha de loira para mim dentro da loja. Eram daquelas inocentes, típicas de criança de sete anos.
A moça do caixa, achando ele fofuxo e falante(orgulho da titia), começou a pedir outras, e mais outras piadas, e peguntou se ele sabia só de loira. Nesse momento cheguei a estremecer, de medo dele soltar na inocência alguma piada racista para a moça, que é negra.
Ele pensou, pensou, pensou, e disse que não sabia nenhuma outra... ufaaa... Tia Clau aliviadíssima.
Depois fiquei viajando: e se ele contasse alguma de negros, como eu ia colocar na cabecinha infantil dele que preconceito contra loira pode e contra negros jamais.
*A propósito, odeio piadas racistas, se é que ele saberá alguma um dia, não será por mim.
Criança apronta cada uma que só vendo, mas ainda bem que escapaste dessa....rs. Mas o mais bonito numa criança é essa inocencia. Beijos
ResponderExcluirMenina, sabe que é verdade!Como podemos ser tão incoerentes assim? Rsrsrs
ResponderExcluirBjaum
Olá Clau, gostei muito da sua visita e aqui estou para te seguir e ler suas histórias,sabe Clau criança é assim mesmo a gente passa por cada saia justa......
ResponderExcluirBeijos,lindo domingo,
Carla
Boa noite.
ResponderExcluirGostei muito da história. Fico imaginando a cena com sua apreensão esperando pela piada. rrs
Grande abç amiga.
Oi Clau!
ResponderExcluirComo foi a sua semana? Dormiu bem nesta manhã?..rs.
Realmente, as pessoas ainda acreditam que preconceito só está relacionado a cor da pele. A propósito...você conhece aquela da loira que.........(brincadeirinha)..rs.
Beijos e ótima semana!
Liz
Acho uma besteira muito grande preconceito e observei ao longa de minha vida que o preconceito está muit na cabeça das pessoas. Um negro, aqui, se vc olhar de banda já vai achar que é preconceito. E eu posso olhar de banda para uma porção de coisas.
ResponderExcluirAcredito que seja porque ninguém leva a sério uma piada sobre loiras, portugueses e afins...e contra negros há um pouco de "maldade" embutida nas palavras...ainda que seja um raciocínio ambíguo, quase ninguém sai por aí xingando e destratando as loiras...vai entender. Tem selinho para você lá blog, ofereci às minhas novas seguidoras do qual você faz parte. Beijocas!
ResponderExcluir