Você é vespertino?

no dia 16 de fevereiro de 2011



Desde que me entendo por gente gostei de dormir tarde e levantar tarde. Quando criança sofria, pois de todos na casa só eu era assim, e querendo ou não, tinha que dormir cedo,  e mesmo dormindo cedo, acordar de manhã para mim sempre foi um tormento. E quando falo tormento, é assim, algo muito sacrificante mesmo. Não me lembro de nenhum dia que tenha acordado cedo sem que tivesse compromisso. E sempre que tenho compromisso não acordo de boa vontade.

E mesmo aos finais de semana, quando queria dormir até às dez, isso era interpretado como preguiça. Lembro sempre de minha mãe dizendo que aquilo não era mais hora de dormir. Eu pensava: "hora de dormir é hora que estou com sono".

O fato é que não escolhi ser assim, eu nasci assim. 

É realmente um sacrifício diário me adaptar à rotina que a sociedade exige para uma vida profissional normal, ou seja, acordar cedo disposta, dormir cedo, etc. Eu sempre durmo tarde e me vejo obrigada a levantar cedo, o que me leva a poucas horas de sono por noite. Resultado? Cansaço, falta de atenção, raciocínio lento, sonolência durante o dia.

Estudando de madrugada passei em alguns concursos e consegui me formar na faculdade de Letras. Mas até conseguir esses progressos e ser auto suficiente, sempre sofri com piadinhas e insinuações de que seria preguiçosa ou dorminhoca demais.

Esse desabafo todo é para dizer que finalmente descobri que não estou sozinha e que não sou doente!

Eu li na Revista Galileu que sou Vespertina. Se você se identificou com o que descrevi acima, compensa ler o texto abaixo, extraído do site da revista. É um pouco extenso, mas esclarecedor.


Quem dorme até tarde não é vagabundo, diz ciência

Pessoas com o gene da "verpertilidade" têm predisposição para acordar tarde.

Alvo de críticas de familiares e amigos, quem gosta de ficar na cama até a hora do almoço pode ter um motivo científico para a "vagabundagem": o distúrbio do sono atrasado. O assunto foi um dos temas abordados no 6º Congresso Brasileiro do Cérebro, Comportamento e Emoções, que aconteceu recentemente em Gramado.

O organismo humano tem um ciclo diário, de modo que os níveis hormonais e a temperatura do corpo se alteram ao longo do dia e da noite. Depois do almoço, por exemplo, o corpo trabalha para fazer a digestão e, conseqüentemente, a temperatura sobe, o que pode causar sonolência.

Quando dormimos, a temperatura do corpo diminui e começamos a produzir hormônios de crescimento. Se dormirmos durante a noite, no escuro, produzimos também um hormônio específico chamado melatonina, responsável por comandar o ciclo do sono e fazer com que sua qualidade seja melhor, que seja mais profundo.

Pessoas vespertinas, que têm o hábito de ir para a cama durante a madrugada e dormir até o meio dia, por exemplo, só irão começar a produzir seus hormônios por volta das 5 da manhã. Isso fará com que tenham dificuldade de ir para a cama mais cedo no outro dia e, consequentemente, de acordar mais cedo. É um hábito que só tende a piorar, porque a pessoa vai procurar fazer suas atividades durante o final da tarde e a noite, quando tem mais energia.

O pesquisador Luciano Ribeiro Jr. da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), especialista em sono, explica que esse distúrbio pode ser genético: "Pessoas com o gene da ‘vespertilidade’ têm predisposição para serem vespertinas. É claro que fator social e educação também podem favorecer”. Mas não se sabe ainda até que ponto o comportamento social pode influenciar o problema.

A questão, na verdade, é que o vespertino não se encaixa na rotina que consideramos normal e acaba prejudicado em muitos aspectos. O problema surge na infância. A criança prefere estudar durante a tarde e não consegue praticar muitas atividades de manhã. Na adolescência, a doença é acentuada, uma vez que os jovens tendem a sair à noite e dormir até tarde com mais frequência.

A característica vira um problema quando persiste na fase adulta. “O vespertino é aquele que já saiu da adolescência. Pessoas acima de 20 anos de idade que não conseguem se acostumar ao ritmo de vida que a maioria está acostumada”, diz Luciano. Segundo ele, cerca de 5% da população sofre do transtorno da fase atrasada do sono em diferentes graus e apenas uma pequena parcela acaba se adaptando à rotina contemporânea.

O pesquisador conta também que, além do preconceito sofrido pelos pais, professores e, mais tarde, pelos colegas de trabalho, o vespertino sofre de problemas psiquiátricos com maior frequência: depressão, bipolaridade, hiperatividade, déficit de atenção são os mais comuns. Além disso, a privação do sono profundo, quando sonhamos, faz com que a pessoa tenha maior susceptibilidade a vários problemas de saúde: no sistema nervoso, endócrino, renal, cardiovascular, imunológico, digestivo, além do comportamento sexual.

O tratamento não envolve apenas remédios indutores do sono, como se fosse uma insônia comum. É necessária uma terapia comportamental complexa, numa tentativa de mudar o hábito, procurando antecipar o horário do sono. Envolve estímulo de luz, atividades físicas durante a manhã e principalmente um trabalho de reeducação.

E as pessoas que têm o hábito de acordar às 4 ou 5 horas da manhã? “O lado oposto do vespertino é o que a gente chama de avanço de fase. Só que esse não tem o problema maior no sentido social. Ele está mais adaptado aos ritmos sociais e profissionais. Os meus pacientes deste tipo têm orgulho, já ouvi mais de uma vez eles dizendo ‘Deus ajuda quem cedo madruga’”, diz o neurologista. 

16 comentários:

  1. Oi Clau!
    Sou eu descrita aí no seu Blog. Eu só durmo lá pelas 4 ou 5hs da manhã. Feliz da vida. Eu digo que eu sou virada - ou seja, ao contrário dos outros. Fui criticada a vida inteira: quando criança, adolescente, jovem, adulta e agora que sou uma senhora ( jovem senhora, como dizem )ainda sou motivo de comentários. Aprendi a lidar e a contornar algumas situações. Por exemplo: eu levanto cedo para tomar café da manhã com meu marido, adoro, mas depois eu volto a dormir. E assim eu vou levando a vida sem me importar com o que as pessoas pensam. Um privilégio da idade! Clau, espero não ter aborrecido vc com meu relato mas é raro quando alguém como nós tem a coragem de assumir como vc fez e eu não podia perder a oportunidade de tb me colocar. Um enorme Bj, vespertina.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou exatamente o oposto, acordo muito cedo e sem despertador, mas durmo relativamente poucas horas, 6 7. Meu pai e meus filhos são assim também, mas minha irmã é como você, e ela sempre foi uma excelente aluna e hoje é excelente profissional. É o cruz do ser diferente, ser criticado por quem não entende, ainda bem que os cientistas já estão explicando o seu caso.
    Bj
    Adri

    ResponderExcluir
  3. ola vim conheçer e fiquei.. bjs estou te seguindo

    ResponderExcluir
  4. Sempre dormi muito cedo e acordei tb muito cedo. Meu pai obrigava todos os filhos tomarem café com ele às 6h da manhã. Tanto fazia estar ou não de férias. Não concordo com isso, até hj.
    Acho que por isso, acordar cedo para mim, não é sacrificio. Minhas filhas dormem até a hora que querem.
    Desejo um lindo dia bem proveitoso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Clau, lembro perfeitamente, quando ia para sua casa tínhamos que dormir logo que acabava o Jornal Nacioonal. Novela das 8 nem pensar, rs. E agora com o horário de verão é ainda pior né. Infelizmente temos que adequar ao mundo que não leva em consideração as particularidades de cada um. Beijos...

    ResponderExcluir
  6. Oi Clau!!! Que saudade! Minha irmã mais novo é exatamente como você e até hoje sofre pq acham que é preguiça. Só acorda cedo quando tem trabalho, nas férias dooooormeeee até a cama expulsar rsrsrs.

    Bjooosss, adoro você.

    ResponderExcluir
  7. Eu sou matutina, gosto de acordar cedo e de fazer tudo pela manhã, quando tenho mais disposição.

    Hoje, deixa de ser vespertina, te levanta e vem logo!!!

    http://fernandareali.blogspot.com/2011/02/sorteio-surpresa-top-comentaristas.html

    ResponderExcluir
  8. Oi, querida! Sou exatamente como vc: meu rendimento é muuuuuito superior no final do dia. Posso trabalhar sem problemas até altas horas da madrugada. Em compensação, pela manhã... funciono no automático... Enfim, é importante entender o ritmo do próprio corpo e, dentro do possível, respeitá-lo, não é?
    Beijoca

    ResponderExcluir
  9. Eu sou mais ou menos assim como vc descreveu e como diz a reportagem, nunca funciono bem de manhã, tb sofri mto qdo eu era criança, na faculdade sofria por dormir pouco msmo, assim como vc sou formada em letras, estudava fora da minha cidade então ia dormir 1h para acordar as 6h 15, pois até hj entro pra trabalhar as 7h 30. Meu sonho é ter um emprego q no mínimo entre as 9h rs...
    Bjos
    Maysa - http://mulhermultifacetadain.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Ah, mais um ponto em comum fro!
    E sou desde criança. Levanto cedo por obrigação e nunca, por mais q tente, consigo dormir cedo, só mesmo com a ajuda da medicação. Qdo era criança escondia uma vela embaixo do meu colchão, qdo mamys se deitava eu ascendia a vela e lia ateeee de madrugada... rs
    É a partir das 16:30, 17 horas que realemtne começo a ficar totalmente desperta e cheia de ânimo pra fazer as coisas, e criar, estudar e tal?? só lá pelas 19 que tudo rola liindo! ;oD

    Bom saber que não sou mais uma pária no mundo. rs

    Xerão, amei esse post e vou imprimir pra mamys! ;oD

    Paty

    ResponderExcluir
  11. Oi Clau,

    Não tenho esse problema, me adapto muito bem ao horário, digamos que, corretamente social, muito bem. Mas tenho facilidade a me acostumar dormir tarde e acordar tarde.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Sabe Clau, eu também sou assim...
    Adoro ficar acordada até tarde, parece que me sinto mais produtiva a noite, o problema sempre é a manhã do outro dia rss. A cabeça demora a assimilar as coisas pela manhã, acordo as 6 h e lá por volta das 10h já estou morrendo de sono de novo rss
    Um abraço forte.Adorei seu blog

    ResponderExcluir
  13. Quando era pequena, eu até gostava de estudar de manhã e mesmo acordando as 6 as 22 ainda não tinha sono, tinha crises de enxaqueca, mas não dormia.,
    As crises melhoraram depois que passei a fazer meu horario, acordo sempre por volta das 10 da manhã, mas trabalho até as 2 ou 3 da madruga, assito TV e só depois vou dormir, aproveito muito mais o tempo.
    Acho que sou vespertina também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Clau
    agora me confundi toda.
    adoro a madrugada, mas não fico energizada. sinto muito cansaço físico inclusive.
    deve ser por causa da fibromialgia.
    tem poucos dias que estou dormindo e sonhando mas acho que é por conta do remédio.
    mas o seu artigo ficou muito esclarecedor.
    querida, vim te convidar para a 1ª blogagem coletiva do "Sonhar e Ser", meu blog completa um aninho e dia 22 de fevereiro faremos uma blogagem com o tema: Sonhar e Ser: o que os sonhos fazem por nós?
    ficarei muito feliz se vc puder participar, viu?
    ah... publiquei nossas cocós esta semana.
    aqui em casa elas são um sucesso, hehe
    aqui tá o link http://www.tocdemenina.com/2011/02/olhem-minhas-galinhas-presente-da-clau.html
    beijos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  15. Minha menina mais velha cabe nessa descrição...e é realmente difícil. Tento não forçá-la a nada, mas em algum momento a sociedade o fará. Beijocas!

    ResponderExcluir
  16. Oi Claudiene, obrigada por esclarecer a minha "preguiça",matutina. A vida inteira senti inveja das pessoas que como meu marido acordavam 5 da manhã e ao meio dia já tinham feito uma infinidade de coisas.Imagina, quando meus filhos eram pequenos eu limpava a casa todinha,( inclusive lavava os banheiros) a noite depois que dormiam só prá acordar mais tarde no outro dia. bjs.

    ResponderExcluir

Use esse espaço para dizer o que pensa. Gentileza é sempre bem vinda.



Últimos tweets