Imagem |
Olá!
Vi uma reportagem ontem na TV, de uma mulher que comprava desenfreadamente coisas que jamais usaria. Ela tinha 68 pares de botas pretas quase iguais, e continuava comprando mais. Na casa dela tinha caixas e mais caixas de... pasme: marca texto. Nem que ela marcasse as listas telefônicas da américa latina toda de amarelo seria preciso todo aquele material. Comprar sem limites e sem poder pagar, principalmente coisas inúteis para a pessoa é um distúbrio, e como tal, precisa de tratamento.
Eu encontrei na internet um site que fala de várias compulsões e retirei o fragmento que vou postar em seguida. Quem quiser conhecer as outras é só clicar aqui e ver a matéria completa escrita pelo psiquiatra Dr. Geraldo J. Ballone.
Comprar Compulsivo
Assim como os demais comportamentos compulsivos ou aditivos, o comprador compulsivo é, praticamente, um dependente do comportamento de comprar, precisando fazê-lo sem limites para se sentir bem, pelo menos bem naquele momento (para depois arrepender-se).
O comprador compulsivo acaba por consumir coisas pelo fato de consumir e não mais pela necessidade do objeto que é consumido. Ir ao shopping sem realizar algumas compras parece tornar-se quase impossível. Muitas vezes sente-se culpado, porém, como em qualquer comportamento aditivo, o mais comum é perder o controle da situação.
Entretanto, é fundamental fazer a diferença entre o simples hábito pelas compras do comportamento compulsivo às compras. "Os hábitos de consumo são mais emocionais que racionais", afirma Dílson Gabriel dos Santos, que leciona comportamento do consumidor na USP. O professor esclarece que comprar por impulso, mas não por compulsão, é adquirir um bem por sentir uma atração instantânea pelo produto, seja por causa da embalagem, do preço ou do apelo publicitário.
Essas pessoas impulsivas pelas compras cometem as "... pequenas loucuras que se cometem ao passar pelas gôndolas de supermercados", diz. "Leva-se uma garrafa de bebida, um iogurte ou um pacote de biscoitos a mais", observa. Já o compulsivo vai às compras como um viciado que sai de casa para jogar ou em busca das drogas, e a compulsão acaba sendo uma atitude que exclui logo o prazer pela aquisição do novo produto.
Fonte: Cérebro e Mente
Percebem a diferença? Não é porque você não conseguiu se segurar naquela liquidação e comprou logo três pares de sapatos (os quais tem dinheiro para pagar), que deverá sair internada na camisa de força, amiga! Calma!!!! rs
O compulsivo geralmente compra coisas sem utilidade, só pelo prazer imediato da compra, e logo depois esse prazer acaba e ele tem que comprar outra coisa, isso tudo sem saber se poderá pagar. Já pensou que isso pode desequilibrar famílias, acabar com casamentos, porque essa compulsão normalmente é confundida com irresponsabilidade?
Se você por acaso se identificou com alguns sintomas ou conhece alguém assim, um bom profissional com certeza é a solução. Quanta gente sofre caladinha se martirizando na vergonha e na culpa, enquanto poderia obter ajuda, né?
Quem quiser saber mais, encontrei esse site aqui, da psicóloga Marisa de Abreu.
Abraços e aproveitem bem o último dia de feriadão!
Amiga, vejo que essa blogagem coletiva de esmaltes que vocês fazem é um perigo (consumismo).
ResponderExcluirVejo que há blogueiras que toda semana compra esmalte diferente só para está na moda,para postar no blog, não será isso exagero?
Tudo bem que esmalte é baratinho... mas é sempre bom ter cuidado com esse tipo de consumismo.
Compulsiva, com certeza, não sou, mas já fiz várias compras por impulso, como toda mulher normal (acho eu)... Quando estou sem dinheiro, simplesmente não saio para as lojas porque, se sair, certamente verei algo que me agradará e irei querer comprar... Hoje em dia, com a crescente lista de ítens supostamente essenciais se não exercermos algum controle acabaremos endividadas e sem saída.
ResponderExcluirExcelente alerta!
Beijo
Adri
Eu evito qualquer coisa compulsiva, não gosto de fazer nada sem pensar. Só o que faço compulsivamente é assistir BBB!!! ahahaahah
ResponderExcluirÓtima matéria, até para deixar um alerta a quem comete exageros. Bjks Clau
ResponderExcluirNão sou compulsiva. Tem dias que rodo um shopping todo e não compro nada. Já outros, compro se encontrar alguma coisa que goste e que precise.
ResponderExcluirTudo que é demais, não é bom.
Uma ótima 4a feira. Bjs
Bom dia querida!???Deixei um selinho lá no meu blog para você!bjks
ResponderExcluirAh, eu nem sou. Compro somente o que é necessário, coisa ensinada na criação, no berço. Minha família é assim e a gente acaba ficando. Se eu tivesse mais dinheiro, compraria mais coisas, mas sem a compulsão pelo prazer de comprar. Compraria coisas úteis mesmo. Mas é interessante o post. Gostei! Abraços!
ResponderExcluiramei o post...
ResponderExcluirnão sou compulsiva mas como toda mulher tenho meus momentos de exageros...rsrsrs
bjks
Clau ótimo post. As pessoas realmente precisam ficar atentas, e não hesitar em procurar ajuda.
ResponderExcluirNunca fui compulsiva, mas já comprei por impulso. Sou muito impulsiva.
Mas até isso tratei de controlar, porque depois do impulso veio o arrependimento. Então para não acontecer novamente me reeduquei. Tem dado certo.
Beijo.
Oi Clau,
ResponderExcluirVou mostrar esse post para o namorado que jura que sou compulsiva, não chego nem aos pés de uma compradora compulsiva. Nem sempre faço as coisas pensadas e planejadas, mas não chego ao ponto de comprar sem poder pagar. =)
Beijos
Oi Clau, muito bom seu post. Não sou compulsiva mas conheço muita gente que é e isso faz muito mais mal do que parece.
ResponderExcluirBjoooosss,
Alê
Todo comportamento desenfreado, exagerado, viciante, pode ser considerado compulsivo, mas como vc mesmo disse no post Clau, vamos com clama! hahahaha
ResponderExcluirAgora...falando sério...esse anônimo aí falou de verdade ou é brincadeira? Pq né....NADA A VER!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bjs
Por causa dessa compulsão, conheço um casal que se separou.
ResponderExcluirA coisa é séria.
Passa no meu blog, tem um Meme Literário p/ vc.
Beijinho.
Compulsão é algo sério mesmo.
ResponderExcluirEu tenho uma certa tendência, vc sabe né, pelo meu Transtorno, mas tenho conseguido me manter bem centrada e longe dessa falta de freio. ;oD
Adorei o post, vizinha e com saudades dos nossos papos, viu!
Xêros
Paty
Já comprei...quando tinha dinheiro..aí acabou o dinheiro..eu fiquei normalzinha..normalzinha..kkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluir