Fobia de que???

no dia 23 de junho de 2011

Semana passada um juiz de Goiânia proferiu uma decisão um tanto polêmica que repercutiu nacionalmente e dividiu opiniões.

Quem quiser ler sobre é só clicar aqui, mas adianto o assunto: o magistrado em questão resolveu, sem ser provocado (ou seja, sem que ninguém tivesse pedido isso a ele pela via processual), não só anular uma união homoafetiva já existente como também proibir todos os cartórios da capital de realizarem novos registros de união estável entre homossexuais.

Não entendo de Direito, não quero levar a abordagem para o lado jurídico e muito menos ainda quero discutir sobre crenças e sobre o que é certo ou errado.

Eu venho aqui somente mostrar minha insignificância, minha total falta de coragem de digitar uma letrinha que seja para criticar esta ou aquela orientação/opção sexual (ou seja lá que nome tenha atualmente).

Fiquei realmente assustada porque vi alguns blogs e sites que comentaram sobre o assunto serem invadidos por pessoas totalmente ignorantes e pobres de espírito falando de Deus, família, bíblia e o resto todinho pra apontar o dedo e exercer o seu preconceito.

Ai, que nojinho tenho de gente que usa religião para apontar os outros. E aquele tão famoso ensinamento do amor ao próximo? Quanto apontamos, chamamos de "viadinho" estamos mesmo praticando os ensinamentos de nossa religião, seja lá qual ela for?

E a adoção de crianças por casais homossexuais então? Um dia um colega de trabalho disse claramente que um casal que adotasse um menino, a criança também viraria gay. Será que é isso que a maioria pensa, mesmo esse assunto estando tão já ultrapassado? Sim, pra mim é ultrapassado, já deu. Se a própria justiça concede a guarda a casais do mesmo sexo, depois de muito estudo e muito rigor, quem sou eu para ir contra?

Conheço  caso muito casal hetero que estupra, espança e mata suas crianças. Será que por isso irão se movimentar para proibir a procriação entre casais heteros também?

Será que um adolescente que se declarasse homossexual teria alguma chance de sobreviver e ser feliz, caso fosse parente de uns "religiosos" desses? Ou será que seria internado para um "tratamento" para virar ex-gay, casar, ser infeliz e formar uma família infeliz também?

Não quero e não vou me aprofundar nesse assunto até porque é muito polêmico e não tenho esse tipo de pretensão nesse espaço. Mas não poderia deixar de expor aqui minha opinião, ainda que superficialmente.

Um ótimo feriado a todos!

*Avisinho: homofóbicos e fanáticos de qualquer religião, comentários agressivos não serão publicados.

---> Atualização: Desembargadora anula decisão de Juiz, via site do Tribunal de Justiça de Goiás, aqui. Quem quiser saber o que disse o juiz em questão, é só acessar o site da revista Veja aqui.

8 comentários:

  1. Clau,

    o mundo do Direito deve caminhar na mesma direcao em que mudancas sao cobradas pela sociedade. Tanto é que Jurisprudência existe para isso mesmo. O Direito nao é uma regra que comecou e findará tal qual se lia nos Códigos, séculos atrás.
    O mundo mudou. A sociedade exige mudancas. E elas, as mudancas, devem ser efetivadas.
    Nao dar mais para tapar o sol com a peneira de uma realidade tao evidente. Há homesn que gostam d ehomens. Mulheres que gostam de mulheres. Nao há uma equacao matemática dizendo que ISSO É PROIBIDO.ISSO NAO É.
    As pessoas sao diferentes. E elas têm o direito de ser protegidas pelo Estado, quer esse Juiz concorde ou nao.
    Dias felizes.

    ResponderExcluir
  2. Acho este assunto tão difícil, mas tenho um lema que aplico pra tudo na vida: Se quiser ajudar ajude, se não, não atrapalhe. Então, não me meto na vida alheia, cada um faz o que quer e não tenho pretensões de mudar ninguém. Cada um no seu quadrado, né? Filosófica eu, kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Oww minha linda,

    compartilho da mesma opinião que você.
    Tenho muitos amigos homoafetivos. Pessoas que tinham relacionamentos heteros e que nunca foram felizes.
    Acho que não se apaixona pelo sexo e sim pela pessoa.
    OUtra coisa, sobre as adoções, sinceramente, muito melhor a criança ser adota, criada por pessoas que as amam do que ficarem em orfanatos, abandonadas e sem receber amor... essas crianças sim que eu me pergunto qual futuro terão.

    Se a grande preocupação é por conta dos exemplos que a criança receberá, é bom começar a tirar os filhos de políticos e outras pessoas desonestas, cruéis, que vemos por aí.

    POis é, como você disse, não podemos julgar, ne.
    Tantas coisas pra se preocupar nesse país e uma briga danada com os gays que só querem ser aceitos.

    Paciência.

    Gilmara de Brito
    Blog Encontro das Lobas
    http://encontrodaslobas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olha Clau... pra mim a questão é RESPEITO! E te contar... religião q não respeita o outro não é religião. Não estou generalizando os praticantes de tal religião: tenho uma amiga de mãe evangélica que se deu mto bem com a orientação sexual da filha. Hj ela é mto feliz e namora outra grande amiga minha!
    Conheço um rapaz q tinha tanto medo de se assumir gay, mas qndo o fez, houve transformação na família. O pai, turrão demais da conta e q dizia nunca aceitar isso, aceitou pra não ter q ver o filho indo embora.
    Eu recebia muitos amigos homossexuais em casa na época da faculdade. Meu padrasto dizia q a Sofia ia ser lésbica qndo crescesse... Ou que eu me envolveria, rs...
    Cada caso é um caso. E o desse juiz é pura ignorância! Ngm tem o direito de invadir a vida do outro assim! O preconceito já está diminuindo a ponto de até os homossexuais poderem doar sangue (fiquei super feliz com isso!) e tbm adotarem uma criança! Qual o problema de casar oficialmente, se já mantém uma união estável?
    O problema é q o preconceito não vai deixar de existir, pq pessoas como esse juiz passam esse 'ensinamento' pros seus filhos, fazendo com q eles se tornem monstros do preconceito. Fico triste com isso... com a forma como os pais mostram o futuro pros filhos, os ensinam e educam...
    Mas ainda tenho esperança de que isso vai minar pq os preconceituosos serão minoria e vão preferir se calar!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. Clau, qualquer tipo de preconceito, não aceito. Cada um é o que quer na vida sem dar direito a ninguem de interferir.
    Que as leis se atualizem com o momento.
    Mudanças já nesses códigos tão ultrapassados.
    Um ótimo feriado. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Clau!
    Parabéns pelo post inteligente.
    A minha opinião a respeito desse assunto,é igualzinha a sua.
    Bjs!Bom feriado.

    ResponderExcluir
  7. é um assunto polemico!
    acho só que o mundo precisa + de amor, educação e compaixão! isso ja ajudaria tanta barbaridade que vems!

    ResponderExcluir
  8. É isso aí minha vizinha amiga!
    O que mais me entristece é quando as pessoas, por medo do que não entendem bem, usam do poder que lhe foi atribuído pra denegrir coma vida de terceiros. Mas ainda bem que agora esse tipo de comportamento desse tipo de juizinho pode ser mudado com a força que o povo tem de verdade, ainda mais aliado à internet!

    Xêros e saudades
    Paty

    ResponderExcluir

Use esse espaço para dizer o que pensa. Gentileza é sempre bem vinda.



Últimos tweets