É possível ser feliz sem filhos?

no dia 22 de agosto de 2013

Imagem daqui

Pois bem, estou aqui tentando fazer uma escritora (quase) enferrujada se sobrepor à artesã mais que ativa e deixando o teclado falar mais que a cola. 
E ainda por cima vou falar de uma coisa que nunca soube na pele o que é: maternidade. Aliás, não: vou falar da falta de filhos, do outro lado da história. 
Esses dias vi uma foto no Facebook de uma sala impecável simbolizando a ausência de filhos e outra totalmente caótica, simbolizando a presença deles, e claro, quem editou e quem compartilhou defendia a bagunça com filhos. Ninguém disse: eu prefiro a sala arrumada! Muita gente pensou, mas não falou, inclusive eu. Eu não disse que não quero filhos, só quero mostrar que há vida além da maternidade. E há, viu gente? 
Eu ouço, acreditem, diariamente, entre fofoquices da vida alheia, processos e xícaras (aliás, baldes) de café, comentários do tipo: "fulana casou tem cinco anos, não tem filhos, será que tem problema?" (problema = doente-útero-seco-tadinha-se mata-amiga!).  
Deus, do céu, em pleno 2013 e as pessoas ainda acreditam só no formatinho de família pai, mãe e seis dúzias de filhos concebidos ainda na lua de mel? Sim, há casais "sadios" héteros que optam por não ter filhos, baby! E isso não é aberração, nem crime, nem maldade do ser humano em não querer deixar vir ao mundo as criaturas de Deus! 
Quando não temos filhos sobra dinheiro para viajar, tempo para hobbies, privacidade para ser casal, oportunidade para aventuras gastronômicas, cineminha com frequência e mais zilhões de coisas que existem além da maternidade. Existe vida além da amamentação e dos brinquedos espalhados pela sala, sim! E não é uma vidinha paralela de consolação e sem graça, é uma vida feliz!
Não estou comparando isso à felicidade de ter um filho, são coisas bem diferentes. Aliás, felicidade se mede? Não. Cada um é feliz como quer e como pode. Não se mede os sonhos de alguém pela fita métrica da sua vida, não mesmo. 
Houve um tempo em que as mulheres não tinham opção e tendo ou não a vocação para exercer a maternidade tinham que procriar e procriar. E ai de quem não enchesse o mundo de filhos por um problema de saúde (sim, só por isso não e tinha filhos, nunca por opção), era taxada de coitadinha e discriminada até o último fio de cabelo e quiçá perdia o marido para uma fértil, com toda razão. Ah, a "culpa" nunca era do marido, a coitada é que tinha o útero podre sempre. 
Mas hoje isso mudou, né amigas? Mudou? Huummm, acho que não muito. Pois, por mais que o novo formato de família esteja aí na nossa cara, insistimos em implicar com o diferente de nós. A fulana pode ter todo dinheiro do mundo, mas se teve um filho sem ter casado é mãe solteira. Detesto esse termo, detesto. Para mim é mãe e pronto. E seja lá que traste o pai for, é filho de um homem e não de chocadeira e o estado civil da genitora não importa. Se adota é  a coitadinha que foi obrigada a criar o filho da outra. Que dó, que dó! Ela não tem um filho dela, que dó!
Nem vou entrar muito na questão dos filhos adotivos e muito menos na adoção homoafetiva, porque aí sim o assunto ia se estender. 
Não defendo que ninguém tenha filhos, ou que não os tenha, defendo o direito de cada um fazer o que quiser com sua vida. A felicidade não está no outro ou em coisas materiais, e casamento e filhos não são garantia de vida feliz. Assim como viver sem filhos não é garantia de solidão e infelicidade.
Meu lema é: se a pessoa não fizer nada que conste no Código Penal ou que apareça algemada no Jornal Nacional, tá valendo. De resto, cada um cuidando da sua sala bagunçada e da sua vidinha, né?

Até a próxima, com letrinhas ou cola, vai saber...rs




36 comentários:

  1. Concordo com tudo. Fiquei 10 anos sem ter filhos por opção, usando 2 métodos contraceptivos, para poder ter tempo e dinheiro para pós graduação, comprar apto, viajar, mas ouvi várias vezes pessoas comentando que talvez eu nao pudesse ter filhos, que estava demorando muito, que era bom ver isso logo...

    Tive uma filha e, em seguida, perguntaram se eu teria um menino. Planejamos nova gestação, tive um menino, e me disseram: agora chega, dois tá bom, olha a crise, filho é caro.

    Ou seja, não importa como a gente viva, sempre vai ter gente para apontar mil erros... Cuidar da própria vida ninguém quer, né?

    Adoraria que tu tratasses de maternidade por adoção, por casais heteros e por casais homo. Isso é esclarecedor, amplia o debate.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Fico sem palavras diante de um texto como esse, que traduz exatamente o que penso e sinto. Eu, que escolhi ter um filho mais tarde (com 35 anos diga-se de passagem)sofri e sofro na pele as fofocas alheias.
    Belo texto Clau, completíssimo.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Claudiene, bela análise. As pessoas sao felizes com as escolhas q fazem e não são obrigadas a seguirem padrões pré estabelecidos.
    Há quem seja feliz: sem casar (juroooo), sem ter filhos (independente de ser por opção ou não), sem ser milionário...
    A única regra é : cuide de sua vida e deixe q eu siga a minha. Se todos fizessem isso a situação era outra
    Beijinhos
    Ana

    ResponderExcluir
  4. Ótimo texto! na verdade as pessoas (sociedade) sempre tem algo a dizer, é como a Fernanda disse, se vc tem um filho perguntam quando vai ter o próximo, e assim vai...
    cada um tem sua opção, minha mãe teve gêmeas com 38 anos, fugiu de um casamento "perfeito" e se entregou a uma nova vida e teve tanta gente pra falar, pra dar conselhos e pra julgar, e sempre vai ter, parece q não muda, nessas horas minha vontade é dizer, - para o mundo q eu quero descer - rs
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Adorei a forma que você abordou e concordo plenamente. Eu vou fazer 8 anos de casada, passei dos 30 anos e imagina o que não ouço, rs.

    Graças a Deus sou muito bem resolvida com minha vida e não planejo filhos agora... Pode ser que daqui uns anos eu venha a querer ou não.
    Sou tão feliz hoje, meu casamento é feliz, meu marido é feliz, vivo com liberdade de ir e vir, viajo... Não sinto falta de filhos hoje e isso não quer dizer que eu não goste de crianças. Sou louca por bebês e crianças, mas por enquanto não quero.

    Depois que descobri o mundo bloguístico, encontrei pessoas com filhos felizes e sem filhos felizes... A maioria respeitam uma a outra e acho isso incrível. Mulheres resolvidas e modernas seja na opção com ou sem sala bagunçada, hehehe.

    Beijos :o)))

    ResponderExcluir
  6. Oi Claudiene
    Tenho dois filhos,não pretento ter mais e respeito quem não quer.
    A felicidade não está no outro e sim dentro de você.
    Ter filhos não é escolher ser feliz!
    Cada pessoa tem que respeitar o jeito do outro encontrar a felicidade,más a sociedade infelizmente não é assim,as pessoas preocupam com a vida dos outros e esquecem da própria vida.
    Bjs Nana

    ResponderExcluir
  7. Perfeito.
    Infelizmente as pessoas não se contentam com suas próprias vidas, precisam cuidar das vidas alheias também, por isso apontam dedos, julgam, deduzem e opinam.
    Adorei seu texto. Que cada um viva como quiser, cada um sabe de si.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Clau, sei bem o que é isso. Estou com 9 ano de casada e ainda sem filhos. As pessoas ficam mais preocupadas com a vida dos outros que com a própria. Eu tenho cães (e amo muito), já passei até por saias justas onde conhecidos me julgaram dizendo que era absurdo eu não ter filho e gastar dinheiro com cachorro - óooo, quem disse que troquei filhos por cães? quero os dois. os dois sim, mas no tempo certo, no meu tempo certo!
    já me chatiei mt com isso, hj tiro de letra... nada que o tempo não nos ensine neh?!!!!
    abçs

    ResponderExcluir
  9. Clau,

    Parabéns pelo seu belo texto. Concordo plenamente, que ter filhos não faz ou traz a felicidade de casal algum. Adorei sua posição.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  10. Ter ou não filhos e uma opção de vida pessoal.Eu quase me matei para trazer minha filha ao mundo,sofri anos tentando,mas isso porque queriamos um filho...Queriamos.
    Eu sinceramente nunca ouvi isso de Útero Podre....Nunca....O que acontece e que algumas mulheres são mais férteis e conseguem com mais facilidade,outras precisam de uma ajudinha e muita fé....
    Eu nunca vi minha vida sem filhos,pra mim na verdade a vida começou mesmo quando tive minha filha....Me esqueci de como era não ter meu anjo na minha vida....
    Mas isso e opção e não obrigação.
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  11. Tenho um casal de amigos que são muito felizes, optaram por não terem filhos e vivem muito melhor que muita gente que atrela sua felicidade à quantidade de filhos gerados... (pq tem que ser gerado, né? segundo os fiscais da vida alheia)

    ResponderExcluir
  12. Clau vc exteriorizou algo que penso e sinto. Sofri e sofro aqui na vida social preconceitos acerca de minha vida opção. Ninguém nunca parou pra pensar o porque o que há comigo ou pq não adoto ou faço algum procedimento. Uma amiga intima me disse que existe uma certa inveja tipo vc tem tempo porque pode fazer tudo o que eu não posso e te critica. Maternidade é vocação e não opção e imposição e uma vez até uma amiga me disse ah vc não sabe o que é criar filhos... e bla bla. Sei sim cuidei e cuido de centenas por ser professora voluntária e outras coisas que não quero contar pq não é preciso e é arrogante rs. Posso não ter mas minha casa sempre tem criança... e isso causa " estranheza" e pena de algumas oessoad que me acham egoísta e coitadinha. Tenho endometriose não é uma razão mas tenho outras coisas que me deixam em paz. Um dia pode ser que isso mude. Mas no momento estou feliz assim eu e meu marido. Obrigada por ter a oportunidade de poder me expressar e desabafar.bjoo

    ResponderExcluir
  13. Me casei cedo numa época que era quase obrigação ter filhos assim que casasse. Eu não queria filhos tinha 20 anos e vim de uma criação repressora, nada de cinema, praia, sair com o namorado e nem mesmo noiva podíamos sair só. Queria casar para poder fazer todas essas coisas e filhos não estavam no meus planos, mas não sabia como evitar e engravidei no primeiro mês de casada. Fiquei revoltada, não me julguem, minha vida de diversões nem tinha começado e já acabara.Três anos depois engravidei de novo e fiquei presa a duas crianças, sem poder sair , a não ser médico e casa de parentes. Eu amava minhas filhas, mas sentia curiosidade em me divertir, eu tinha 23 anos e continuava presa. O tempo passou , as meninas cresceram e eu comecei a sair com elas. Ainda era jovem e passei a me distrair mais. Hoje agradeço a Deus, as filhas maravilhosas e a família feliz que tenho. Converso com elas e falo sobre o assunto, elas entendem e acham também que eu poderia ser mãe mais tarde.Mas no final deu tudo certo e agradeço a Deus, mas acho que o casal deve ter filhos no tempo que acharem melhor, ou optar em não ter. Cada um é dono da sua vida.

    ResponderExcluir
  14. Oi Claudine! Muito prazer! Minha primeira vez aqui no seu blog. Aguém linkou o post no FB e o assunto me interessa horrores. Vc diz tudo logo no começo: quem não tem filhos tem vida própria, muito ao contrário de quem os têm. Quem decide se dedicar aos filhos, precisa fazê-lo por inteiro. E aí....adeus cinema, balada, namoro, teatro, viagem a dois. Tenho meu casal de filhos, os tive na idade que considero boa, para não ser mãe-avó, amo-os demais, mas defendo com unhas e dentes a bandeira de quem faz a opção por não tê-los. E olha....tanta gente feliz....com ou sem eles. Pq a felicidade está dentro de nós! Gd beijo

    ResponderExcluir
  15. Ótimo texto, apoio com certeza! Eu tenho duas filhas e sempre escuto quando vou arrumar um menino. Então para a sociedade é horrível não ter filhos e um pouco menos não ter os dois sexos? Não posso me contentar com minhas meninas? Pra ter a felicidade plena, vou ter que "dar cria de um menino"? Ah, se cada um cuidasse da sua vida...

    Beijos
    pcruzcarol.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Clau,
    Excelente reflexão, sou casada a seis naos e não tenho filhos não sei se ainda rsss, o fato é que todas as vezes que tenho um mal estar tem sempre alguém para indagar ou afirmar: Está grávida! Por que tem que ser assim? Não tenho crise com a minha sala arrumada e amo acordar tarde e esticar a noite com o marido faço isso porque gosto e não para cobrir o vazio da ausência de filhos!
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Amei a sua volta a escrita minha uqerida escritora kkk Clau boa discussão...o povo só liga pra vida alheia..tenho dois meninos e a cobrança pela menina sempre vem mas nem ligo...tive duas gravidez não planejadas e sei o quão difícil é...temos sim que fazer escolha que nos façam felizes..é isso que importa..beijus amada..

    ResponderExcluir
  18. Demorei 7 anos para ter filhos e deixava todos Horrorizados quando falava que não queria. Até citações biblicas sobre o pecado original precisei debater....Mas a vida é assim, o povo precisa se meter, senão a vida deles não terá graça.

    Concordo com você. Existe felicidade sem filhos e também existe apesar dos filhos....Mas vamos combinar que:
    - sexo eventual ou selvagem, na sala, na cozinha ou em qualquer outro lugar que não seja o quarto e com a porta trancada acaba quando os filhos chegam....kkk
    E daí tem aquele monte de recalcada que ficou cobrando a gravidez procurando especialistas em como manter a sexualidade na relação depois dos filhos...é mas elas são ótemas mains engravidaram na lua de mel.....(desculpe pelo veneno - não resisti)
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Adorei teu texto!!!
    Minha historia: vivi 20 anos com meu companheiro sem filhos fiz tudo que queria e hoje aos 40 sou mae de um lindo menino de 1,5 meses primeiro era criticada por meu casamento moderno cada um na sua casa.
    depois porque não tinha filhos, depois porque o tive muito "velha" agora sou criticada porque não vou dar irmãos a ele o povo va cuidar de sua vida!!!!
    Cada um é livre pra gerir sua vida da melhor maneira e sigo feliz com meu menino.

    ResponderExcluir
  20. A faltou dizer que existe vida fora de casa com filhos sim só que vc tem que saber quando pode voltar aos seus programas abtuais, da um pouco mais de trabalho mas da pra viver, passear e namorar com filhos a tira colo.

    ResponderExcluir
  21. Clau,
    Amei o seu texto. Acho que felicidade não se mede e muito mais não é tendo filhos que a pessoa é mais ou menos feliz. A pessoa tem que ser feliz com aquilo que tem ou que teve opção de querer. Hoje em dia eu não penso em ter filhos, não tenho mais paciencia para cuidar de uma criança. Nem por isso sou menos feliz do que aquela mulher que tem uma ruma de filhos.
    O problema é que a sociedade discrimina os sem filhos, os sem maridos, os sem namorados...Sei muito bem como é isso. Sofro e muito esse tipo de preconceito por ser solteira e sem filhos! Muito triste isso. A sociedade acaba valorizando a familia de propaganda de margarina e só essa para eles é a correta! Hipócritas isso sim!
    Beijos
    ADriana

    ResponderExcluir
  22. Tive que dar uma paradinha no estudo para vir aqui e valeu à pena! Excelente texto. Concordo totalmente.
    O grande problema nosso é que as pessoas cuidam mais da vida 'duzotro' do que da delas próprias. Está cheio de gente por aí que teve filho por pressão social e que adoraria não tê-los.
    Eu nunca imaginei minha vida sem filhos. Eu planejava filhos mesmo que não me casasse e não tenho dúvida que meu maior projeto de vida era esse mesmo! Tanto que larguei tudo para realizá-lo e fui muito criticada por isso. Só hoje me sinto pronta para buscar um curso superior e uma carreira, ainda que alternativa. Sou e sempre fui feliz com esta escolha e admiro quem nunca sonhou em ter filhos e que admite isso, que assume isso e que não se rende a pressões.
    A felicidade está dentro das escolhas e estas escolhas podem modificar com o passar do tempo.
    Para mim nunca existiria felicidade sem filhos, porém ela existe e é real: para alguns por alguns anos, para alguns a vida inteira.

    Parabéns! Você sempre muito acertiva!

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  23. Gostei do seu texto. Hoje em dia é "regra" ter filhos. E quando se tem um, cobram por mais. Quando se tem mais que três dizem que é irresponsabilidade e bla bla bla.

    Eu ainda estou na fase anterior, quando as pessoas perguntam do casamento.

    Cuidar da vida alheia todo mundo quer né?

    ResponderExcluir
  24. Texto perfeito, concordo plenamente, porque vejo a maternidade de uma forma muito pé no chão, tive minha filha com 31 anos( com todos já se incomodando com minha idade)porque quis terminar pós-graduação, casar e trabalhar antes de me dedicar a maternidade e optamos de comum acordo que 1 filho para nós é suficiente, justamente por termos muita noção da realidade, criar filho com qualidade custa caro sim, minha filha usa óculos e precisa trocar a cada 6 meses( 1.600,00, o último que fizemos) eu enquanto professora não ganhava 1.600,00 por mês, parei de trabalhar quando ela nasceu também por opção e daí veio outra cobrança, que não é o assunto agora, mas é assim mesmo, o tempo passa mas as cobranças são sempre as mesmas. Beijo enorme
    Andrea Nakachima

    ResponderExcluir
  25. Ótimo texto, Claudiene. Filhos têm quem os quiser. Muitas vezes se tem mesmo sem querer, mas quando chegam a conversa é outra, a paixão pode ser imediata. Ser mãe não é vocação, mulher não nasceu para ser mãe (não só), não existe instinto materno, nós aprendemos a amar e pronto.
    A melhor definição que encontro para filho é que é uma responsabilidade para sempre. Nada de só alegrias, de realização plena, e tantos blá blá blás. Filho é uma decisão. Quem quer tem e quem não quer não tem e pronto!
    De resto, é cada um cuidar da própria vida, que é o melhor.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  26. Olha Clau, não vou mentir: eu fui e sou dessas que sempre quis ser mãe e que hoje, ao tê-los, não consigo imaginar a minha vida sem os dois, mas acho que a vida deve ser vivida como queremos e como podemos!
    Muitas pessoas tem filhos achando que vão formar a família da margarina Doriana e daí é só decepção. Pra que? Pra se encaixar num padrão? E se a vida não trouxer a chance de filhos, essa é uma vida pior que outra? Por que?
    Qdo fiz minha primeira terapia, Psicanálise, a primeira coisa que aprendi foi que eu me basto. FIM. Em todos os sentidos! Me aceito, me gosto, me detesto. Minha companhia é a melhor companhia para mim mesmo. Quando chegamos a esse ponto, a critica quanto a quem segue ou não padrões acaba! As convenções de família perfeita, de casamento ideal, etc... caem por terra. E ainda bem!
    Parabéns pela sua reflexão. Certeza que ajudará muitas mulheres que ainda procuram nos outros, filhos, amigos, maridos, a felicidade que está dentro delas mesmas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Daniele Rodrigues23/8/13 6:37 PM

    Clau, sinto a mesma pressão social pelo fato de ser solteira e não ter namorado.... aff!! Difícil explicar que sou feliz assim!!!

    ResponderExcluir
  28. "Mas tem certeza que você não quer, ou é você que tem algum problema?"

    "Você só vai saber o que é felicidade depois de ser mãe."

    "Quem tem um filho só não tem nenhum"

    Amiga, Clau, quaisquer que sejam nossas escolhas, sempre terão dedinhos "sabidos" apontando pra gente e dizendo que aquilo não é o certo e que elas sabem muito melhor (que a gente) sobre qualquer assunto.

    Sou cobrada O TEMPO TODO por ter só um filho, com a alegação de que se "alguma coisa" acontecer com ele, eu ficarei sem filho. Oi?? Como se um filho substituísse outro.

    Esse post seu merecia se impresso e enviado com destinatários certos.

    Super beijo!

    ResponderExcluir
  29. Felicidade é fazer o que se escolhe e tendo ou não filhos. Se comparar minha vida antes e depois deles, diria que são felicidades diferentes.

    ResponderExcluir
  30. Eu sou das que JAMAIS faz as famosas perguntas indiscretas do porque um casal ainda não tem filhos.
    Atualmente tenha na minha família, bem próxima, 2 casais de primos que não tem filhos e pelo visto não vão ter. Acho horrível, nas festas em família eles serem alvos de "brincadeiras" e especulações, eu sempre fico fora destes comentários.
    Mas parece que cuidar da própria vida tá tão fácil, que sobra tempo pra cuidarem da vida alheia.
    Seu post ficou ótimo e deve ter levado alívio pra mta gente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Gata, fui mãe aos quatorze anos. Não recomendo a ninguem e por sorte, tive pessoas excelentes ao meu lado, que me auxiliaram na minha maternidade. Aos vinte, já tinha três crianças...se não tivesse sido operada, ao certo seriam meia dúzia...kkkkkkkkkkk. Mas a vida nunca foi dura para mim, pelo contrário, trabalhei muito, estudei e acompanhei o desenvolvimento de cada um, mas mesmo nos momentos mais difíceis, sempre consegui tirar algo bom. Eles são maravilhosos, super parceiros e hoje, adultos...marido e eu estamos na fase de viagens a dois, cinema, jantares, muito namoro...delícia! E a molecada, estudando muito, sem dar trabalho, sem desvio de caráter...só posso agradecer. Especialmente à avó materna deles, que por anos, foi meu braço direito e esquerdo. O marido, não é o mesmo lá do início, preferi dar um upgrade...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Nunca dei espaço para o povo 'assuntar' em minnha vida...e assim, sempre fui bom astral e feliz, bem feliz! Não importa o formato da família, hoje são tantos, o mais importante é fazer aquilo que acreditamos. Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Clau,
    eu sempre quis filhos e graças a Deus pude tê-los quando bem jovem, pois depois adquiri uma "colagenose inespecífica" que me impossibilitaria tê-los. Como dizem meus médicos, meus filhos são milagres de Deus. Entretanto, uma das coisas em que sempre pautei minha vida foi em cuidar de minha própria vida e respeitar as escolhas alheias. Acredito que se perde uma infinidade de experiências não se tendo filhos, mas se ganha uma infinidade de outras que quem tem filhos perde a oportunidade de vivenciar. Neste caso, como em qualquer outro da vida, valem razão, sensibilidade, respeito e determinação em construir da maneira escolhida, ou possível, a própria felicidade.
    Muito bacana ter colocado esse tema em debate... gostei!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  33. Oi, Clau...
    amei seu post, um assunto que você abordou com muita sensibilidade, delicadeza e respeito. Na verdade é o que faltado em muitas pessoas - o respeito. Quando agem com cobranças, críticas e imposições quanto a um assunto que só importa ao casal e a ninguém mais. Também acredito que devemos buscar a felicidade independentemente de nossa situação, afinal, antes de sermos mães, somos mulheres e podemos e devemos ser felizes.
    Um grande abraço para você!

    ResponderExcluir
  34. Aplausos!
    muito bem colocada a quetão neste texto.
    Sei bem o que é isso na pele.Sou casada há 10 anos e temos a opção de não querer filhos.No começo, um tormento e uma trovoada de questionamentos alheios.Mas hoje em dia há o respeito ouno silêncio.Ninguém pergunta mais e não nos interessa as conclusões que chegam(tadinhos,não podem ter filhos,egoístas...).
    Amo crianças,tenho uma penca de sobrinhos,participo da vida deles na "saúde e na doença",mas continuo crente da minha decisão.
    Ter ou não filhos não é medida para felicidade.
    Beijos,Clau!

    ResponderExcluir
  35. A-do-rei! Nao podia ter sido mais assertiva!!! Falou tudo...

    ResponderExcluir
  36. Cobrança é um saco né?! Seja ela qual for.
    E comigo não foi diferente... era cobrada por estar casada a tempos e não ter filhos. Eu nunca dei ouvidos...nunca mesmo! Sempre tinha uma coisa comigo...SE...um dia... eu sentir vontade de engravidar, vou começar a tentar....se vier tudo bem, se não vier tudo bem tbm (esse era o meu lema). Mas a vontade tinha que partir de mim. E assim se passou o tempo, e quando fiz 36 anos, a vontade veio. Seis meses depois fiquei grávida, e foi uma experiência incrível todo o processo. Dá uma virada na nossa vida, mexe com nossas estruturas, nossas crenças e aquilo que acreditamos ser importante...tudo perde o sentido, tudo. Eu senti a necessidade de vivenciar isso Claudia, a minha alma pedia por isso. Mas este momento chegou na minha vida com naturalidade...e aí está a beleza dele.
    Sim!!! Eu era feliz quando não tinha filhos!
    E continuo sendo feliz com o meu filho!
    São apenas momentos diferentes,
    Ser feliz não depende de condições externas.
    Tenho amigas que optaram por não ter filhos, porque dizem não ter vontade...e eu as entendo perfeitamente.
    A pior coisa é fazer algo só para se enquadrar a padrões!
    Somos seres conscientes, que podem escolher o que é melhor para suas vidas...e suas almas. E ninguém é melhor ou pior do que ninguém por isso.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Use esse espaço para dizer o que pensa. Gentileza é sempre bem vinda.



Últimos tweets