Blogagem Coletiva de Esmaltes - Reciclando com arte

no dia 11 de novembro de 2011

Quem visita minha casa virtual já sabe: adoro reciclar! Eu vejo latinhas, potes plásticos, vidros, e eles ficam me olhando carentes, quase que pedindo: "não me jogue no lixo, Clau, por favor!" Fazer o que? Sou uma pessoa sensível e vou logo lavando e enfeitando os bichinhos. 

E essa semana estava toda trabalhada na empolgação, enchi a mesa de coisas e botei as mãozinhas pra funcionar. Eu nunca tinha feito nada como esse vidro abaixo e vi a inspiração em um blog que não me lembro mais qual é (se alguém lembrar, por favor me avisa, não gosto de me inspirar e esquecer de dar créditos).

Veja se não ficou a cara da casa da vovó: 



Querem saber como fiz??? (já vi que esse post vai ser longo...rs)

Medi com régua, marquei com lápis e envolvi as partes que NÃO queria decorar com fita adesiva. Depois disso, passei duas mãos de Primer, com pincel. Aliás, gente, que maravilha foi descobrir o Primer na minha vida! Ficou assim:


Depois do Primer seco, passei duas mãos de tinta PVA bege. Depois de seco ficou assim:


Depois apliquei a figura que escolhi, recortada de guardanapo e colei com muuuuito cuidado porque os guardanapos são "pessoas" geniosas e qualquer coisa se rasgam. 

Fiz o acabamento do "rótulo" com fitinha em cetim, impermeabilizei com cola diluída em água, e depois passei verniz fosco. Falando assim parece um trabalhão, né? Mas não é, na verdade é muito fácil, requer mais delicadeza do que qualquer conhecimento científico...rs 

Eu admito que esqueci de fotografar quando estava colando essa tampinha fofa com tecido, mas é basicamente o seguinte: Você corta o tecido em círculo, uns 3cms maior que a tampa. Depois você passa cola com pincel na tampa toda, até nas laterais. Depois começa colando o tecido bem rente, tirando todos os amassados, do centro para as laterais. Para finalizar, usei uma fitinha branca, colada com cola branca mesmo. O botãozinho é ótimo para fazer o acabamento e tampar as pontinhas da fita. 

Então, ainda vai continuar jogando os vidros de maionese no lixo?

Já estou me achando a própria professora de artes. Claaaau, desce dessa nuvem! (lembrei de um amigo agora) 



Essa coisa rosinha e verde era uma lata de leite, fiz com o magnífico método de colar tecido nela toda. A florzinha foi montada com cola quente. 



E outra latinha, combinando com a anterior. Eu e meus viés (não sei o plural de viés, me absolvam):


E não é que recebi uma encomenda??? Tô ficando famosa! Não, eu não cobro, ainda, rs... E o desafio era fazer uma latinha masculina. Ai gente, nas minhas coisinhas só tem acessórios frufru. Mas encontrei esses aí e deu pro gasto. 


Essa aí ficou muuuito fofa! Eu não dava nada por esse vasilhame e quase botei no lixo, mas não é que ficou muito delicada? A cor é um pink forte, embora a foto não mostre bem.  


E nessa não usei viés na borda, eu virei o próprio tecido para baixo e colei. Essa aí é lisinha, não tem aqueles "cortantes" que tem nas latinhas de ervilha, por isso fica mais fácil inventar. 

Alguém advinha o que é a original desse potinho? Mais uma chance...


Era isso. O bom é que ainda ficou com um cheirinho de limpeza...rs... 


E por último essa fofa aí, que vou enviar para a ganhadora do sorteio do NATAL DAS FADAS MADRINHAS, junto com mais umas coisas fofas. Não participou ainda? Corre lá! Basta deixar nome e e-mail! 




Ah, o esmalte???? Vixe, ia esquecendo!

Usei Ipê lilás, da Blant Colors, com cobertura transformadora da Colorama, Reflexos Rosados. Eu amo essa combinação, já usei muitas vezes, olha só: (foto antiga, com unhas menores)



Quer ver o que a mulherada anda aprontando com reciclagem e esmalte, nesse fim de semana?

Clica no selinho: 



Fernanda Reali


Um bom fim de semana a todos!

22 comentários:

  1. Meninaaaa...qta coisa linda e fofa!!!! Parabéns super talentosa!
    É a primeira da blogagem que vejo sobre reciclagem....deve ter muita coisa boa pra gente ver...UaU!
    Parabéns mais uma vez...
    Bj bonita

    ResponderExcluir
  2. Adoro seus trabalhos artesanais Clau, principalmente esses com latinhas e reciclagem! Amei tudo!
    E não gosto de rosinha para esmaltes na minha mão, mas vc que é branquinha fica linda de rosa!

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Tuuuuudo muito lindo. Tema da BC tudo a ver contigo! É, o Primer é mesmo uma descoberta óóótima! Uso tb nos vidros, em latas, em tudo que não é madeira, pra usar PVA. Abs. Marion

    ResponderExcluir
  4. gosto muito das cores que tu escolhes, sempre suaves e combinando!

    beijooo

    ResponderExcluir
  5. Muito bem, Clau, arrasou nos seus trabalhos de reciclagens. Fofos! Me deu até vontade de fazer alguns tb.


    bjos Luzia

    ResponderExcluir
  6. Amei a cor do esmalte,quanto as suas reciclagens,sou suspeita em falar
    Cheiro!!!

    http://www.maniadmarie.com/

    ResponderExcluir
  7. Nossa que idéias legais!!!Adorei todas!
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Vc. sempre reciclando, Clau. Fica tudo muito bonito.
    Otimo sábado. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Clau,
    lindas as latas pintadas. Que trabalho especial!
    Adorei também a cor do esmalte escolhido para essa BC.Combinou demais com as reciclagens.

    Até aproveitei a Blogagem Coletiva com tema reciclagem e fiz um sorteio para incentivar a redução do consumo de sacolas plásticas.

    http://inventandocomamamae.blogspot.com/2011/11/blogagem-coletiva-esmalte-reciclagem.html

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. jucara valadares12/11/11 6:54 PM

    Clau, tudo muito lindo, lindo.

    Beijos, otimo final de semana
    Juçara
    tiajuvaladares@hotmail.com

    Ah! achei aqui em Salvador o papel com as borboletas na americanas. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
  11. Clau amei suas reciclagens, eu acho que preguiça me ganha...por isso eu reutizo mais do que reciclo...rsrs Quer dizer que na minha casa as latas ficam com os rátulos...preciso aprender a usar o tal do primer para fazer coisa lindas assim. Agora vou começar a ver as latas com outros olhos...rsrs
    Adorei seu esmalte ficou lindo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. ficou tudo lindo, e adorei a cor do esmalte!

    http://anacristinap.blogspot.com/2011/11/blogagem-coletiva-de-esmaltes.html

    bom final de semana, bjo bjo

    ResponderExcluir
  13. Afffffffff que morro de orgulho, gente que persiste e faz! E faz tudo munitinho ;o)

    Meu marido comprou um amaciante que eu detesto pq não suporto o cheiro, acho que é Fofo, acho... e ele é um frasco pequeno e tortinho, lindo! Então absolvi o marido... kkkkkkkk tô aqui bolando algo com ele, vou repaginá-lo... rsrsrsr. Se ficar lindo e a mania pegar, vou comprar o amaciante e usar só nas roupas do marido, sou fofa?

    Amei o esmalte, delicado, clarinho, lindo!

    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  14. Esmaltes e latinhas muito lindas, comentei lá no post da Fernanda que qualquer dia eu tento fazer uma, se eu conseguir, posto no meu blog e digo que me inspirei em vcs...
    Beijos e bom domingo.
    Beth Matos :]

    ResponderExcluir
  15. Eita...o esmlate combinando com a cor do blog e ainda mostrando uma das coisas mais bacanas que vc faz.

    Essa blogagem dessa semana foi pra ti especialmente. rsrsrs

    beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Nossa Clau...ta lindo seu post! reciclagem fofa e as unhas estão lindas amei a cor! bjs.

    ResponderExcluir
  17. Oi Clau!
    Amei suas reciclegens! Ficaram lindíssimas!
    Que esmalte lindo!!!
    Bjoks

    ResponderExcluir
  18. Clau, adorei seu esmalte. Lilás é minha cor predileta. E parabéns pela sua criatividade.
    bjs
    Rose

    ResponderExcluir
  19. Clau,
    Toda trabalhada na reciclagem. Eu vejo uma latinha e só lembro de vc. Mas vc arrasou nesse vidro. Maravilhosamente linda!!! A decoupage combinando com o tecido! muito bem!
    E a cor do esmalte eu amei. Bem terna.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  20. Adorei o lilás!! Vim retribuir sua visita no meu blog! Adorei o seu cantinho!

    Beijocas

    Ana Cristina

    ResponderExcluir
  21. Clau que linda ensinando..não desce das nuvens não fica aí e nos traga muitas inspirações..beijos

    ResponderExcluir

Use esse espaço para dizer o que pensa. Gentileza é sempre bem vinda.



Últimos tweets