O meio termo sempre

no dia 2 de abril de 2012

Imagem

Se eu andar a semana toda com o ar condicionado do carro desligado, faço uma economia quase insignificante de combustível. Eu rodo em média 350kms semanalmente. Se eu me privasse desse "luxo" por um mês, talvez sobrasse uns reais para a poupança. E no final de um ano, juntando cada dia sem ar condicionado, eu teria economizado um pouco mais. 

Indo ainda mais longe, no decorrer de dez anos, eu teria, com certeza, acumulado alguns reais e junto com isso passado muito calor. Não, muito obrigada! Essa matemática de privação para mim não funciona. 

Há uns dias vi no Globo Repórter uma diarista que conseguiu comprar um apartamento de frente para o mar, carro de luxo e móveis de primeiríssima apenas com o suor do próprio rosto. Esse programa rendeu várias opiniões nos debates no Facebook. Realmente a pessoa em questão acumulou um patrimônio invejável para qualquer trabalhador mediano e honesto. Mas se você olhasse a mulher, teria pena daquele corpo magro e curvado e rosto povoado de rugas, com jeito de que nunca viu um filtro solar ou hidratante, afinal isso é luxo, não é mesmo? Para ela devia ser...

Longe de mim fazer apologia à irresponsabilidade financeira. Faço o possível para pagar contas em dia e evitar juros, e acho que entrar no cheque especial só se justifica para necessidade e não lazer. 

Então, há que se ter um meio termo nessa história. Eu não sei viver sem me dar pequenos prazeres de presente. Um esmalte (tá, uns esmaltes, que seja), um hidratante, uma viagem, um sapato novo, mesmo tendo alguns outros em bom estado. 

E meus materiais para artesanato? Não vivo sem comprar. São pequenos luxos que me fazem feliz. Como eu não vendo o que eu faço, artesanato para mim é um gasto a mais no orçamento, mas que eu faço com prazer pois me faz bem e ainda faço algum agrado a outras pessoas. 

Uma vez vi um texto, não me lembro mais o autor, que dizia, em outras palavras, que se ele economizasse a pizza, a viagem, o cinema, ao longo da vida toda, acumularia dinheiro e finalmente iria, adivinhem, desfrutar da pizza, da viagem e do cinema. Ironia, né? 

Tem uma blogagem coletiva que as amigas blogueiras fazem toda sexta feira, que eu acho muito bonitinha e se chama "Pequenas Felicidades". Nesse dia elas postam o que lhes aconteceu de bom. Eu nunca vi nenhuma dizendo que naquela semana comprou uma Ferrari ou que acumulou seu primeiro milhão, nada disso. São literalmente pequenas felicidades, conquistas, carinhos, pequenas viagens, etc.

Acho que podemos ser prudentes financeiramente, adquirir bens duráveis para nossa velhice e ao mesmo tempo seguir desfrutando ao longo da vida de felicidades compatíveis com nosso ganho. 

Boa semana!

Faça Sempre o Bem!

18 comentários:

  1. Ando com esse dilema querendo construir algo pro futuro ,mas ...
    ... Como viver sem comprar esmaltes ,ir comer no chinês que amo ,comprar materiais de artesanato que talvez nunca vá usar mas que naquela hora penso posso usar isso um dia ,e como vivo dos artesanatos e como vendedor um mês se ganha mais outro menos outro menos ainda ,só quero uma casa pra chamar de mim ,um carro nem precisa ser uma Ferrari e trabalhar pra poder viajar e continuar comprando minhas coisinhas que me faz tão feliz .
    Li esse texto que falou e me lembro dele dizendo que podia economizar pra ter má velhice mas ai nao teria a disposição necessária ,vi o Globo repórter e pensei coitada agora tem vida de rica ,mas o que deixou de viver será que valeu a pena ,um jantar com amigos ,um passeio ,uma ida no salão e sair de lá renovada ,um presente que vc se da ,uma viagem que te faz feliz viver novas e inesquecíveis experiências ,então vamos ao meio termo e viver um dia de cada vez .

    ResponderExcluir
  2. Amei teu texto, Clau!. Penso exatamente assim. Odeio aquele Dr. Dinheiro. Já o vi várias vezes recomendando que não se compre a casa própria, é melhor morar de aluguel e investir o dinheiro. O que é isso? Temo medo de gente que vive para acumular dinheiro, medo mesmo. Já tive o desprazer de conhecer alguém assim e não foi nada bom. Aqui em casa vivemos nos permitindo pequenos luxos, e quando digo pequenos, são pequenos mas muito prazerosos. Quando não dá pra ir na pizzaria, compramos a massae fazemos nossa pizza de fim de semana em família. Quando não dá pra ir ao cinema, fazemos uma sessão com muitaa pipoca na sala. Não nos privamos de pequenos luxos, porque acho que eles alimentam sonhos e tornam nosso dia a dia mais leve. Já pensou que vida de cão é essa de abstinência de quase tudo pra ter uma casona? Quero não! Um apto de dois quartos já me fará feliz.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amiga, adorei o post, a mais pura verdade. Cada dia mais tenho certeza de que temos que aproveitar o hoje, o agora... Tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Concordo em gênero, número e grau.

    Acho o cúmulo entrar no cheque especial, ficar com dívidas intermináveis por causa de supérfluos.

    Agora deixar de viver com seus pequenos prazeres diariamente, ser feliz diariamente, pra juntar dinheiro pra um futuro distante que nem sabemos se chegaremos lá para gastar, isso pra mim tá errado.

    Não se deve fazer poupança de felicidade, ela deve que ser usada todos os dias.

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Clau, concordo plenamente contigo. Assistindo àquele programa e vendo aquela mulher, fiquei me perguntando: é justo isso? A pessoa passar uma VIDA in-tei-ra se privando, para no final da vida, já esgotada "curtir" o que conseguiu amealhar?

    Isso não me satisfaz. Isso não tem sentido pra mim. Adoro me dar pequenos prazeres...a vida é tão curta.


    Beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
  6. Clau, a virtude está no meio. Nem tanto, nem tam pouco.
    Tb tenho uns poucos prazeres que gosto de ter e se puder não os deixo de mão.
    Boa semana. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Clau, certíssima sua visão e eu compartilho dela tb.
    Tudo tem que ter bom senso.
    Vou contar uma história bem simples que aconteceu outro dia c/ um conhecido meu...ele era suuuuper contra comprar a prestação (crediário) e juntava dinheiro p/ comprar uma TV mais moderna, era uma pessoa mto econômica, não saia, não viajava, era só ele e a esposa, não podiam ter filhos, aí ele morreu num acidente de carro e nunca comprou a dita TV...valeu a pena?
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Clau, concordo plenamente. Eu não seria feliz me privando das coisas que gosto de fazer, por exemplo, sem cremes, sapatos e material para artesanato (os quais eu também não vendo). bjk
    boa semana

    ResponderExcluir
  9. Clau,
    Também sou como vc, nada de esbanjar mas para que se privar de pequenas alegrias para amealhar uns centavos. Não me privo mesmo. Se são essas coisinhas basicas que residem a nossa felicidade! Não podemos é deixar de comer, para ter futilidades, mas de vez em quando se dar o luxo de ter futilidades é bom demais!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  10. Existe um texto de Dalai Lama que diz que os homem gasta sua saúde pra juntar dinheiro, depois gasta o dinheiro para recuperar a saúde e vive tão ansioso com o futuro que vive como se nunca fosse morrer e morre como se não tivesse vivido!
    Vamos viver o agora, com o máximo de responsabilidade, mas desfrutando do fruto de nosso trabalho, acumular riqueza só serve pra trazer desavenças para os herdeiros.

    ResponderExcluir
  11. Oi Clau,

    Eu assisti aquela repertagem todinha também.
    Penso que nem você, acho que este tipo de reportagem é pra quem anda gastando horrores atoa e desnecessariamente com coisas futeis.
    O que seria de mim sem comprar meus materiais pra fazer artesanato? Sou super feliz fazendo minhas artes em casa para mim e aqui saimos de vez em quando quando pudemos, como falou a Ana Paula. dAmos sempre um jeitinho...

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Clau!

    Li o texto em voz alta para o maridão, é que vc escreveu um pouco sobre o nosso estilo de vida financeira, temos os nossos pequenos prazeres, e não devemos a ninguém. Esta semana aconteceu o cúmulo! Recebi 3 ligações do telemarketing de um famoso cartão de crédito, simplesmente perguntando por que não estava comprando, perguntei se eu era obrigada a comprar todo mês? Na verdade damos pouco lucro p/ eles, compramos muito em débito e em crédito sem parcelas! Acredito que p/ eles somos péssimos clientes rs.

    Beijo Bella!

    ResponderExcluir
  13. Ai Clau que fofa vc é!
    Que iluminada, quanta coisa boa vc escreveu, que delicia ler isso!

    Eu tambem procuro sempre pensar assim, sempre viver no meio termo, são as coisas mais simples que nos deixam feliz :)

    Uma linda semana cheia de luz!

    Bjo Bjo

    ResponderExcluir
  14. Oi Claudiene, o título do post diz tudo, meio termo sempre. Tento me controlar, mas sou meio gastadeira, não que eu gasto mais do que ganho, mas gostaria de ser um pouco mais econômica. Beijos...

    ResponderExcluir
  15. Claudiene, o meio termo serve pra tudo na vida, né? Sempre fui econômica, não me privando de nada essencial, mas muitas vezes deixando de me mimar. Criei os filhos sem precisarem estar na moda, estudaram em boas escolas, fizeram faculdade, tudo com a gente pagando, fruto de economias mesmo, não de privação, mas de deixar muita coisa pra depois. Os muito antigos dizem que temos que medir a água e o fubá, é mais ou menos por aí. O certo é não fazer dívidas, comprar só o que pode pagar (falo que prestação que vc tem certeza de que terá o dinheiro no dia certo não é dívida, é apenas um parcelamento).
    Claro que temos que fixar em nossos objetivos. Quem quer comprar casa própria e gasta sem medida, viaja, sai pra jantar 3 X por semana, dá festas de arromba, nunca terá o dinheiro pra comprar a casa, né?
    Privação dos prazeres da vida, não. Mas foco e economia nos excesso tem que existir, senão não vemos a cor do dinheiro!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. OI Clau. Não acumulo dinheiro. Acumulo bons momentos, prazeres, felicidade, amor, boa comida na mesa, pele macia pelos hidratantes, cabelo bem cuidado, unha impecável, cinema, pizza no final de semana, enfim .... coisas boas.
    Dinheiro é bom, infelizmente sem ele não se vive, mas deixar de viver para acumulá-lo, tô fora.
    Adorei seu texto, muito verdadeiro.
    beijos.

    ResponderExcluir
  17. Oi Clau :)
    O meio termo, fica tão bonitinho e elegante na vida financeira.
    Adorei a postagem.
    Que bela reflexão...
    Não vamos nos privar das pequenas alegrias dessa vida!
    Faz um bem danado.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Com certeza clau, concordo plenamente,,,,alias quem garante se amanha eo vou acordar...

    Bjinhos rose jp

    ResponderExcluir

Use esse espaço para dizer o que pensa. Gentileza é sempre bem vinda.



Últimos tweets