Meu jeito de desejar FELIZ ANO NOVO!

no dia 28 de dezembro de 2010


Como a gente compra, compra, e compra de novo nessa época de Natal, não é mesmo? É roupa nova, sapato de presente e para nós mesmos, é brinquedo... affff... tem horas que parece que o armário precisa ter mais 10 metros para caber tanta coisa. 

Comprar não é errado, nem deve ser recriminável andar linda, comprar brinquedos caros para os filhos, se você quer e pode. 

O que eu proponho é que após essa festança toda, cada um, na medida da sua possibilidade, abra as portas do seu armário para a solidariedade. Vamos?

É claro que com tanta roupa nova, você pode não querer mais usar tanto as antigas. E aquele sapatinho meio já desgastado? Vai continuar usando mesmo com aqueles dois pares lindos que ganhou de presente? 

Desapega, vai! Encha suas sacolinhas e vá a luta!

Você acha difícil encher o carro com coisas "doáveis" e ir para a periferia dar uma de Papai Noel? Eu também acho! Principalmente em cidades maiores e violentas, isso pode até ser perigoso, não aconselho, porque assim como há muita gente boa, há gente que pode se aproveitar da sua vulnerabilidade. E outra, há pessoas profissionais em ganhar doações. Muitas vezes nós não sabemos distinguir. 

Quer dicas?

Procure instituições sérias. Pesquise na internet  Igrejas Católicas, Igrejas Evangélicas, Centros Espíritas, abrigos ou qualquer outra instituição idônea. Eu gosto de doar para esses locais porque geralmente eles já estão engajados e conhecem bem as necessidades das pessoas que receberão as doações, e doam de acordo com a carência e até mesmo tamanho de roupa e de sapato. Essa história de que pobre não tem tamanho é ignorância, não é?

Tem parentes, empregados que moram em áreas carentes? Pesquise. Tem sempre alguém precisando daquilo que temos guardado esperando só poeira e mofo.

E aí? Vai topar espalhar boas energias e alegria nesse começo de 2011, e ainda, de quebra, dar uma organizada na sua casinha?

Vai ver que a felicidade maior é de quem doa!

Essa é minha mensagem de ano novo para vocês, com meus melhores desejos de paz e amor a todos que por aqui passam!

Feliz 2011 !!!

19 comentários:

  1. Ótimas dicas! Fiz isso antes do natal, 3 dias de desapego. Doei coisas em bom estado e coisas novas. Ficou tudo arrumadinho e enchi 12 sacolas bem aproveitáveis. Importante abrir espaço na sua vida!

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas e que precisam mesmo serem colocadas em pratica. É uma das minhas metas, ajudar mais o próximo. Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Oieee

    Sabe que eu ja fiz isso? Limpei meus armarios antes do natal. Um desapego total rolou lá em casa rsss tirei as roupas, sapatos e etc... e mandei tudo para doação.

    É ótimo isso, agente se sente melhor, os armários agradecem o espaço livre e quem recebe fica feliz...

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa isso já é uma rotina, dou muita que não uso, porque mudei o estilo ( quando eu morava na Bahia, amava um decote!) ou porque demoro de usar e acho que tem alguém precisando mais. Dou pra família e muitas roupas vão pra caridade. As dos meninos vão pra uma creche que ajudamos, assim como brinquedos e calçados. E ainda dou sapatos e sandálias do meu pequeno prar conhecidos que tem bebês meninos tb, eles perdem antes que desgaste. E como s~~ao caros calçados infantis! Já doei até uniforme escolar pra uma amiga que ia matricular a filha na mesma escola que o GUi tinha estudado!
    Enfim, sou uma doadora compulsiva!
    Bjs e ótimo 2011!

    ResponderExcluir
  5. Clau,

    A cada dia eu te admiro mais! Vou praticar o desapego semana que vem, quando terei uma folguinha. Quero dar uma organizada no guarda-roupa e com isso ajudar a quem possa estar precisando.

    Sempre nos despertando o lado bom que é ajudar. Obrigada!

    Bom, já disse no twitter e vou repetir: eu necessito dessas galinhas do sorteio para poder colocar no meu lar, que terei em breve! OK? Entendido? haha

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Frô, sempre com mega digas pra gente, hem! Aqui em casa tb fizemos uma faxina boa, separamos muita coisa pra doar e jogamos fora o que não havia como, de jeito algum ser reaproveitado. Assim abrimos espaço pra toda e qualquer boa energia que queira entrar em nossa vida! ;oD

    Xêros e aproveite bem muitão essas férias , viu! ;oD

    Paty

    ResponderExcluir
  7. Oi Claudia, cheguei aqui clicando de blog em blog. Seu blog é uma delícia cheio de dicas muito legais e importantes.
    Eu pratico o desapego sempre!
    Assim que compro algo novo, uma coisa usada vai embora. Desse jeito ajudo alguém e me ajudo também, pois acredito que acumulos não fazem bem a nossa casa e a nossa saúde. Tenha um 2011 maravilhoso e a gente se encontra com certeza no ano que vem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Acabei de conhecer teu blog e já gostei de cara só de ver essa mensagem. É isso mesmo, as vezes pensamos tanto em nós, nós e depois nós. Abrir a porta do armário para a solidariedade, show! Tô te seguindo.
    Se quiser me visitar ficarei feliz.
    Bjokas
    Rosane

    ResponderExcluir
  9. Clau vc não poderia dar melhor mensagem de Ano Novo, esse incentivo ao desapego é o que há pra 2011!
    Feliz Ano Novo pra vc e sua família!
    Bjos com carinho,
    Karina

    ResponderExcluir
  10. Fiz um post indicando a leitura desse seu post ok? Coloquei link pra cá. Porque gostei muito da forma que vc abordou, sem parecer demagogia e nem crítica demais.
    Bjokas
    Rosane

    ResponderExcluir
  11. Oi Clau...isso mesmo vamos praticar o desapego....

    Beijos

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  12. Você me lembrou muito bem... Vou arrumar o guarda-roupa e me desapegar de algumas coisas. Acho essa uma excelente iniciativa!

    E que em 2011 sejamos mais solidários e desapegados! Hehehee...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Clau, também já fiz isso, aliás eu e o marido. Antes do Natal.
    Ótimo ano p/ você!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ótima postagem amiga. Lembramos do natal, mas porque não fazer no ano novo também? Bjks

    ResponderExcluir
  15. AMIGA, QUE NESTE ANO DE 2011. DEUS ILUMINE NOSSAS MENTES SÓ PARA COISAS BOAS. BEIJOS EM SEU CORAÇÃO MARA

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não poderia deixar de passar aqui e te desejar um Ano Novo maravilhoso.Quanto ao conselho já o sigo faz tempo.
    bjs Lais

    ResponderExcluir
  17. Clau,adorei seu texto,precisamos muito fazer essa faxina,aprender a desapegar...Eu já fiz minha faxina,como sempre faço e isso me faz um bem,fico mais feliz,com a alma leve,dever de terefa feita!

    Prá mim foi um presente te conhecer aqui,e quero ter o prazer de te conhecer cada vez mais.
    Que nossa amizade seja uma plantinha que vamos cuidando e regando todos os dias,sem deixar morrer,que as realizações alcançadas este ano,sejam apenas sementes plantadas,que serão colhidas com maior sucesso no ano vindouro.
    A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus.
    Um Feliz Ano Novo amiga!

    Bjs e abraços apertados desta que muito te admira e lhe quer bem!

    Simone Souza
    *Ah,eu preciso dessas galinhas para eu chamar de minhas tá?..rsrs

    ResponderExcluir
  18. Clau amadaaaaaaaaaaaaa, eu vivo fazendo isso aqui, adoro!!!
    Linda sua mensagem, minha amiga generosa!!!
    Te desejo uma ano novo cheio de amorrrrrrr, paz, alegrias e realizações!!!
    TE ADOROOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    Beijossssssssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir
  19. Oi Clau! Descobri seu blog hoje por dica da Paty (Concretizando Metas). Que lindo o seu cantinho, estou encantada! E já estou seguindo! Um excelente 2011 para você!

    ResponderExcluir

Use esse espaço para dizer o que pensa. Gentileza é sempre bem vinda.



Últimos tweets