Dieta Coletiva - Primeira Semana

no dia 3 de janeiro de 2011


Bom dia todo mundo!

Não vou me prolongar muito nesse post, vou apenas mostrar uma foto de cinco anos atrás, logo após meu casamento. Essa foto é meu objetivo. Ela não foi esticada não, só recortada. Eu estava com aproximadamente 55k. Eu tenho 1,56cm, e me achava fofinha nessa época. Eu nem sonhava o que iria acontecer depois...


Eu fiquei esses últimos cinco anos morando em duas casas, tentando transferência para outra cidade exaustivamente, comendo mal, tirando férias somente para ficar em casa (já que quando estava trabalhando tinha que ficar fora da minha casa). Logo após a data em que tirei essa foto, tirei duas licenças prêmio, por dois anos consecutivos, mas como isso não resolvi o problema, só adiava a solução definitiva, eu ficava em casa o dia todo, e enquanto meu marido viajava a trabalho eu comia, comia, e comia, tudo que via na frente. Se não tinha doce, eu comia até uma lata de Nescau. Sorvete? Um pote dava para dois dias, eu substituia uma refeição por sorvete às vezes.

E ao longo desse tempo fui me metendo nesse suicídio gastronômico. Eu atribuo meu ganho de peso à desordem emocional. Em julho finalmente resolvi, não do jeito que sonhei, meu problema com as duas casas, e resolvi correr atrás do prejuízo. Só que ironicamente apareceu uma oportunidade de trabalho fora, com ganho extra. Embarquei e esse trabalho só acabou em dezembro. De novo fora de casa, de novo comendo biscoitos, churrasquinho, sanduíches, etc, etc, etc...

Vamos falar em números? 18, preciso perder 18 quilos.

Não estou me justificando, ou estou, sei lá... o fato é que comigo aconteceu assim.

E também não vou me lamentar, melhor do que isso é fazer algum sacrifício para voltar a vestir o vestido da foto, que tanto gosto e que é um dos únicos que não me desfiz, porque nunca perdi a esperança de emagrecer.

O que vou fazer para efetivamente perder peso?
Acompanhamento com nutricionista. Já tenho indicação de uma ótima, só que ela está de férias, mas ainda esse mês vou vê-la. Eu já visitei uma muito boa, mas como fui lá por três vezes e abandonei, vou procurar outra, rs...

Antes disso, estou hoje retomando minha antiga dieta e recomeçando os exercícios físicos, no início, caminhada.

Eu também detesto cozinhar... vou ter que aprender na marra a cozinhar coisas saudáveis para nós (marido aderiu).

E aí, vamos unidas rumo ao bem estar? Juntas será mais fácil, acreditem!

*Ih, falei que não ia estender muito o post e já escrevi muito. rs

*Quem quiser vir conosco, é só deixar um comentário aqui. E nas suas postagens, não se esqueça de usar o marcador "dieta coletiva", para que todos encontrem suas postagens rapidamente.

Atualizando: Resolvi postar uma foto recente, de quinze dias atrás, no Shopping Flamboyant, em Goiânia. Mas vejam bem, quero ficar como a foto de cima, essa aí é a foto ANTES, a DEPOIS é a de cima...rs...


Peço desculpas, há muita gente aderindo, estou correndo contra o tempo para adicionar todos os links e seguir todos os blogs, vou fazendo isso aos poucos, se seu nome demorar a aparecer na nossa lista, não se preocupe, não esqueci não, é que realmente o sucesso está sendo tão grande que haja mãozinha para linkar tanto blog bacana de tanta blogueira entusiasmada.

E perguntam se tem que ter blog: se você não tem, melhor fazer um. É super fácil e rápido. A coisa fluirá melhor se todos postarem seus progressos. Mas se quiser acompanhar só lendo também, sem problemas, eu listo mesmo assim.

Beijos.

59 comentários:

  1. Oi Clau, preciso escrever meu post também, por que estou aderindo. Ainda não sei o que farei, mas não quero perder esta oportunidade da ajuda mútua!
    Boa sorte. Acho que quando ganhamos peso a desordem emocional é a questão mais importante de se observar. Espero que este ano você consiga viver sua vida de casada numa casa só, com harmonia e novos sonhos. Boa sorte! Quero te ver no vestido querido! Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Clau,

    Feliz Ano Novo e com o ano novo a certeza de que vamos atingir nossos objetivos...

    Beijos,

    ResponderExcluir
  3. Oi Clau!
    li seu post e senti uma energia tão positiva, algo inexpicavel. Sei que vai dar certo pq vc ja tem o principal ingrediente do sucesso em qualquer empreitada... A força de vontade!
    Parabens e que 2011 seja o ANO!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Clau! Magrinha mesmo na foto! Acho que tu vais emagrecer sim, estás determinada a isso, mas lembra de não comprar guloseimas para ter em casa. estoque não! Compra um potinho pequeno de sorvete molico sábado e domingo, não precisa ter potão. Adorei a foto e o relato!

    beijooooo

    ResponderExcluir
  5. Ai Clau..adorei a foto..vc vai conseguir sim amiga..ainda bem que seu marido aderiu...qt a cozinhar tente fazer coisas fáceis e gostosas..planeje antes para dosar a quantidade calórica..e força amiga!!!

    ResponderExcluir
  6. Achei muito legal seu post. Com perseverança você vai conseguir sim! Eu tb me dispus a emagrecer uns quilinhos este ano e voltar a me exercitar, já que o ano passado foi um caos só na minha vida. Não vou postar sobre dieta porque meu blog é sobre literatura, mas já estou seguindo vc aqui e no twitter para ter uma força na minha dieta. E vamos vencer!!!

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  7. Olá! Eu tô nessa. Se Deus quiser chegaremos ao nosso objetivo.
    Boa Sorte pra nós!
    Meu blog da dieta: http://buscandosaude.blogspot.com/
    Te espero lá!
    Bjokas
    Rosane

    ResponderExcluir
  8. Oi Clau !!
    Cheguei através do blog da Fernanda.
    E gostei do que li, acredito que a força deve nascer dentro de nós e que não adianta ninguém falar nem dar opinião.
    Seja forte você vai conseguir.

    um beijo
    vou ficar por aqui ...

    ResponderExcluir
  9. Bom dia!! Já acordei animada, fiz post das comprinhas pra dieta, só não pude fazer caminhada ainda pq Deus tá fazendo faxina lá em cima, sabe? hehehehe
    Beijos e vamos que vamos!!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela iniciativa. Me animei e estou dando um "up" na minha alimentação nem tanto para perder peso (se bem que uns 5 quilinhos não seria mal..rs...), mas para melhorar a qualidade de vida mesmo.beijo

    ResponderExcluir
  11. Clau,

    Amei seu post inicial, soou com tanta garra e determinação.

    Também estou nesse esquema: perder aproximadamente de 15 a 18 kilos. Não é questão apenas de estética, mas de saúde mesmo, meus pés doem, minhas pernas doem. E desde nova fui alertada de que não podia ficar acima do peso porque me causa dores nos joelhos.

    É, vamos correr atrás do nosso objetivo, e juntas conseguiremos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi Clau!

    Primeiro quero parabenizá-la pela idéia dessa blogagem. Vc já viu que virou um sucesso? Um monte de gente participando e divulgando, além de ajudar umas as outras! Muito obrigada!!
    Em segundo lugar quero lhe dizer...tu é uma gata hein? Magra ou fofa, linda demais! E adorei a sua sinceridade no post, contando um pouco da sua vida e o que a comida lhe fez...é assim que a mudança ocorre, vc verá!

    bjs e força para nós, amiga!!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Clau, irmã de signo! kkkkk!!! Tb dei uma engordada de seis meses para cá...acho que se perder uns 5 kg tá bom...vamos que vamos! beijos,

    ResponderExcluir
  14. Oi, Clau! Acho muito boa a ideia de um nutricionista. Acho que vou fazer o mesmo. De qualquer maneira, o mais importante nós já temos: a decisão de emagrecer e o apoio das amigas-blogueiras.
    Beijocas e boa semana.

    ResponderExcluir
  15. Uau! Você é muito linda!!!
    E vai emagrecer, já que está bem decidida.
    Já escrevi meu post hoje e estou bastante feliz com o café da manhã e almoço.
    Falta a caminhada, mas a chuva n]ão dá trégua. Bjks e uma semana bem "balanceada". rsrs

    ResponderExcluir
  16. Claro que vc vai amiga, tudo conseguimos com fé e força de vontade e o apoio da familia...estou com vc....bjus

    ResponderExcluir
  17. Adorei. Quero participar com você, e já tenho até um blog. Um que fiz com a minha irmã. Queremos emagrecer juntas, mas qualquer ajuda vale.

    ResponderExcluir
  18. Amei seu post!!! Muita força e perseverança, amiga! Juntas conseguiremos!!!!! Vc começou bem, hein?
    Já fiz o meu post também, amei a iniciativa.
    Bjs
    http://princesaverenissima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Clau!
    Li sobre a blogagem coletiva no blog da Eliane, e vim dar uma espiadinha por aqui. Quero te dar os parabéns pela iniciativa, e principalmente pela consciência em buscar a ajuda de uma nutricionista para impulsionar o seu projeto. A reeducação alimentar, aliada aos exercícios, é a chave do sucesso. Tenho 1,69m de altura e peso 60kg, mas em uma época pesei quase 78kg e foi com a RA que voltei ao meu peso normal definitivamente.
    Desejo a vc boa sorte e sucesso!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Ai Clau, que legal essa vibe de todo mundo com um mesmo objetivo...
    Meus números são maiores, mas vou de pouco em pouco prá seguir até o final...
    E vamos juntas nessa batalha e venceremos !!!

    Bjus 1000

    ResponderExcluir
  21. Olá! Confesso q me animei pra fazer uma reeducação alimentar, qdo vi a balancinha no blog da Pepa conclamando-nos à uma dieta coletiva, amei!
    Comecei hj: segui uma dieta de desintoxicação da Revista Boa Forma (suco de limão, chá de hibisco, branco....)peixe, salada...
    Como já frenquentei vários nutricionistas, endocrino... farei a reeducação sozinha.
    Ah e como moro no nordeste (39graus hj) irei caminhar ao entardecer com minha cachorrinha.
    Espero que todas nós consigamos, eu 14 kgs a menos, bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi Clau

    Que bom que a blogagem está sendo um sucesso... Que bom que temos muitas pessoas interessadas para mudar o estilo de vida em busca de mais saúde...

    Sucesso para todas nós...

    Bjão

    ResponderExcluir
  23. Oi Clau, mto bacana vc compartilhar a sua iniciativa com todas nós. Eu aderi e fiz o post! Beijocas

    ResponderExcluir
  24. CLAU...
    PRIMEIRAMENTE UM FELIZ ANO NOVO REPLETO DE REALIZAÇÕES E CONQUISTAS E SÁUDE QUE É O PRINCIPAL, PRA VC E FAMILIA.
    MENINA TODAS NÓS PASSAMOS POR ISSO.
    HOJE FAÇO MINHA PRIMEIRA POSTAGEM A RESPEITO DO ASSUNTO E IREI VISITAR ALGUMAS DAS MENINAS...
    BOA SORTE PRA TODAS NÓS E FORÇA NA PERUCA BABY!!!!KKK
    VOLTAREMOS A SER BELAS E MAGÉRRIMAS....BJUIVOS NO CORE.
    LOBA.
    VAMOS CONSEGUIR.

    ResponderExcluir
  25. Boa sorte com a dieta!
    Que todas as participantes tenham forças para conseguir atingir seus objetivos!
    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  26. Frô, muito, pra não dizer tudo, do que eu queria lhe falar já foi dito por todas que comentaram por aqui. rs

    mas eu só tenho a agradecer que o papo descontraído tenha dado nesse apóio comunitário e te falar que não são só as suas mão que são lindas, vc é tooda linda, magérrima ou fofinha. Sem ironia e hipocrisia.
    Super sensual!
    E a gente tem que ser feliz, e se acha que precisamos melhorar vamos melhorar né.

    Xêros
    Paty

    ResponderExcluir
  27. menina, vambora ficar liiindas!!!

    :-)

    Esse negocio de beleza interior me confunde muito. Nunca vi um rim ou um figado bonitos.

    ResponderExcluir
  28. é só a gente ter força de vontade que a gente consegue! pode ter certeza!

    assim que vc conseguir perder seu 1 ou 2 kilo, você vai amar e vai querer perder cada vez mais!

    estamos torcendo e te apoiando..

    Se precisar desabafar pode contar comigo!

    bjs
    www.camisinwonderland.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi, nossa! Vc tá bem ansiosa pra ficar daquele jeito de novo. Mas vai ficar, tenho certeza! Valeu!!!

    ResponderExcluir
  30. Oi Clau, tenho certeza que todas conseguiremos nesta ajuda mútua!!!
    Grande beijo!!

    ResponderExcluir
  31. Oi, Clau.
    Feliz ano novo, querida !
    Que esse ano seja repleto de paz e amor pra vc !!!
    Eu li sobre a 'dieta coletiva' no blog da Fernanda Reali e tô pensando seriamente em aderir.
    Hoje vou voltar à academia. Praticamente à força, não vou mentir pra vc. Mas eu preciso fazer alguma coisa por mim. Nos últimos dois anos, engordei muuuuuuito, e perder uns 20kg não me faria mal algum.
    Bom, vou me esforçar bastante pra, pelo menos, perder essa aparência de bola de aniversário prestes a explodir... rs
    Vou voltar aqui pra acompanhar a sua dieta, viu ? Pq tenho certeza de que vc vai conseguir !!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Querida Clau!

    Também estou nessa e vim aqui pra dar meu apoio, você merece e vai ficar como quer.
    beijos grandes cariocas

    ResponderExcluir
  33. Amei seu post! E com certeza vc consegue perder os quilinhos que quer! Estamos na luta com vc! Beijão!

    ResponderExcluir
  34. Gostei muito da tua sinceridade, e vc está linda nas duas fotos.
    Vai conseguir seu objetivo sim, resolvi participar, não porque preciso emegrecer, uns poucos kilinhos quem sabe, é que demorei tanto para conseguir engordar por problemas de saúde que gosto de mim como estou, mas não posso engordar mais, o meu objetivo é me disciplinar e principalmente comer frutas e verduras, percebi por este e mais alguns posts, que vai ser muito grande o apoio e preciso disso.
    Saúde e Alegria Sem Gluten
    http://saudealegre.blogspot.com
    Já estou fazendo 1º post.

    ResponderExcluir
  35. Olá prima, com certeza chegaremos juntas no nosso objetivo. Sabemos o quanto é díficil mas com força de vontade e garra vamos conseguir, não só pela estética e sim pela nossa saúde, infelizmente não temos mais 15 anos. Beijos e força...

    ResponderExcluir
  36. OI, Clau querida!!

    Hoje postei a primeira semana da Dieta Coletiva, quando puder passa lá pra ver,tá?
    Espero que tenhamos muita foprça de vontade, né amiga?

    Vamo que vamo!
    Uma dando força pra outra!!

    Passa lá no blog que citei a tua postagem...espero que goste!

    Um beijão
    Helena
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Oi Clau querida, que ótima idéia vc teve viu, de fazer essa blogagem coletiva, acho que vamos realmente ter sucesso, ajudar-nos, eu também tenho uma foto de meta viu, vou colocar semana que vem, pois já fiz minha postagem de hoje.
    Beijinhos e fiquemos firmes

    ResponderExcluir
  38. Clau, torço mto prá que todas nós saiamos vencedoras. Mas desde já quero agradecer à sua iniciativa, que foi um ato tão simples, mas que está mobilizando um monte de gente. Tô fazendo novas amizades, conhecendo blogs bem legais e aprendendo mtas dicas e lendo histórias que me deixam mais motivada. Mto corajosa, da sua parte, em contar sua história.
    Um gde bj♥

    ResponderExcluir
  39. Clau, depois de ver tantas amigas minhas aderindo à sua proposta, resolvi me juntar a vcs nessa empreitada!

    Só desejo a todas nós muita força e paciência, e que nossos objetivos sejam atingidos!

    Beijo grande ♥

    ResponderExcluir
  40. Minha linda...então você e da minha cidade...Goiânia...que saudades,minha mãe mora ai...lá no Setor Bueno e eu morava e tenho ainda apartamento quase em frente ao Zoologico...que saudade...sonhamos dia e noite em voltar,mas paciência.
    Para mim não existe justificativas e comparações quanto as fotos.Você era e continua linda,gostei muito do vestido Azul...lindo,e você continua linda,mas a gente muda,não existe jeito de parar o organismo e o tempo.Eu nunca fui gorda...como você eu fico entre cheinha e magra,meu marido viaja muito e percebo que as vezes,ate mesmo por ansiedade eu como um pouco mais,dai faço o que posso para perder os kilos amais....na verdade eu retiro completamente o Arroz,Feijão e massas da alimentação,fico com as saladas e carnes,hora peixe,hora frango e hora carne,paro de tomar refri e vinho...não adianta vinho engorda mesmo...e muito....
    Estou com você....mas não fique querendo entrar no vestido antigo,queira apenas se sentir melhor com e para você...eu joguei os meus fora(dei para os outros),vi que estva me criando muita ansiedade.
    Tenho uma Nutricionista ai,mas o nome dela não lembro bem...acho que e Janyere...esqueci,só vou a Goiânia duas vezes por ano.
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  41. Olá querida muito bacana essa iniciativa. Com força de vontade e ajuda todas vamos conseguir. Beijinho
    Gostaria que fosse minha amiga também em meu blog, onde compartilho minhas. Um abraço! Ficarei muito feliz com a sua visita.
    http://meublogpessoalpriscilaleite.blogspot.com

    ResponderExcluir
  42. Bom dia Clau!
    Adorei essa idéia dessa coleitva e vou aderir, com cerrteeza! rs
    Nunca estive tão pesada.
    Parabéns pela grande iniciativa que vai ajudar a muitas , assim como eu. he he he
    Uma graça seu blog.
    Xeros

    ResponderExcluir
  43. Oi Clau, eu também preciso perder uns 15 quilos.
    Parece muito, mas o mais importante já foi feito, é tomarmos a decisão de emagrecer.

    Este primeiro passo foi dado e vamos em frente, seu post mostra que está disposta, que bom!

    Quero agradecer pelo incentivo e pela idéia da Dieta Coletiva.

    Beijos , boa semana

    ResponderExcluir
  44. Clau, vc vai conseguir sim!!!
    Aliás, todas nós vamos!
    Pensamento positivo também ajuda muito e claro, exercícios e alimentação balanceada, né? rs
    Estou amando isso tudo, tô super empolgada e viciando nos exercícios!
    Beijocas e força, querida!

    ResponderExcluir
  45. Gostaria de parabenizá-la pela iniciativa da dieta coletiva, percebi que mesmo já decidida para mudar meus hábitos esse ano, quando vi seu blog e todas essas pessoas que aderiram a esse movimento, fiquei mais motivada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  46. Com certeza, ter um blog ajuda muito!

    ResponderExcluir
  47. HBC HDTV:
    Convidamos você cara leitora, que goste de ler e apreciar um bom conteúdo, onde se encontram tudo sobre: Celebridades, Televisão, Futebol, Coisas Bizarras, Novelas, vídeos de música, pegadinhas e desenhos antigos e atuais, séries e muito mais.
    Contamos com a sua audiência ! Pois um Blog como o HBC HD merece grandes Leitoras como você. Nos visite e seja nossa seguidora você não vai se arrepender !
    Ao nos seguir, retribuiremos da mesma forma, seguindo o seu blog, que é de muito bom gosto.
    Ass: HBC HD. www.hbchdtv.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. O importante é ter força e não desistir =)
    Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  49. Clau,

    Com certeza você vai conseguir, dá para sentir nas suas palavras a sua empolgação.
    E vou querer ver as três fotos (a antiga, a atual e a do futuro com você atingindo o objetivo) uma do lado da outra. Quero ver você daqui a algum tempo, usando o vestido antigo.

    Beijos e "uma por todas e todas por uma" ;)

    ResponderExcluir
  50. comi uma caixa de chocolates...shame, shame on me!!!

    amanha, com sorte, caio num pote de salada de frutas.

    ResponderExcluir
  51. Clau,

    Estou aqui, firme e forte, com nossa força e persistência, ninguém nos segura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  52. Oi Lindinha tbm tô nessa e já estou te seguindo...
    Vamos q vamos e todas juntas seremos mais.
    Bjssssss e um 2011 de realizações pra todas nós.

    ResponderExcluir
  53. Coloquei a imagem da balança lá no meu blog e vou postar minhas conquistas. Bjsssssss

    ResponderExcluir
  54. Clau,adorei seu post e seu relato.
    Amiga,vc era magrinha mesmo heim?
    Pode ter certeza que vc vai emagrecer e rapidinho vai se educando na alimentação.

    Deixa para os fins de semana algumas coisinhas para se deliciar,não é comer em exageros,e sim um pouquinho,pois ninguém é de ferro né?Hehehe.

    Vou postar durante a semana receitas bem legais para todas.
    Preciso também melhorar algumas coisinhas,principalmente beber água,que é complicado prá mim.

    Estamos juntas nessa!

    Bjs e força!

    Simone Souza

    ResponderExcluir
  55. Oieee Clau... então eu tb estou parecida com vc... tive alguns problemas de saúde, estresse ao extremo com trabalho, mudança de cidades, estado... tudo como se estivesse em montanha russa...dai o ponteiro da minha balança tb pegou o carrinho da montanha russsa.
    Estou em tratamento de várias coisas... e ano passado tinha conseguido emagrecer até que fiz duas cirurgias e depois reduzi meu trabalho...e como detesto ficar em casa o tempo da recuperação detonou de novo o manequim hahaa
    MAs agora estou firme e forte... e vou voltar ao meu manequim... Se Assim Deus permitir mas com saúde...
    Já tomei Sibus ano passado quase me matou.. estou fora dessas coisas...
    Como estou em acompanhamento médico então fica mais fácil... a academia vou voltar logo...
    O que me incomoda são as pessoas com aqueles papinhos nossa como vc está diferente...nossa como vc está passando bem hein...
    Eu logo corto e digo que é a boa vida que levo.... na verdade tenho vontade de dizer ah vá na verdade vc quer é falar que eu to gordaa hahahaha

    Bjks e vamos que vamos... que o próximo BBB estaremos lá de bunda pra cima tomando sol heheheheh

    ResponderExcluir
  56. Clau
    Tu é muito linda.
    E com certeza vais conseguir emagrecer tudo o que quiser.
    Pois só a gente sabe o que precisar pra se sentir bem.
    Boa sorte nesta empreitada.
    Conta comigo que vou contar contigo tb.

    bjos

    ResponderExcluir
  57. Poxa, tenho 1,55 e com 75kg... sei bem o que é... saber que há 20kg atras eu reclamava do corpo e agora estamos correndo contra o tempo e contra a balança...

    Comecei semana passada a participar da dieta coletiva... pena que nao estou com mutio tempo pra postar, mas vou me organizar de forma a escrever e dividir mais com vcs.
    Mas tenho acompanhado alguns blogs.

    Boa sorte, linda...

    Gilmara
    Blog Encontro das Lobas
    http://encontrodaslobas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  58. Parabéns, vc tá fazendo tudo certinho, está motivada. Eu estou esperando meu período de repouso pós operatório acabar (tirei a vesícula) pra me jogar no Pilates e na Dança do Ventre. Aliás, a dança aumenta a auto estima e a consciencia corporal. E ver a barriga maior do que devia estar no espelho durante a aula ajuda um bocado a fechar a boca, rsrs.

    Beijos, e simbora!

    ResponderExcluir
  59. Parabéns, vc tá fazendo tudo certinho, está motivada. Eu estou esperando meu período de repouso pós operatório acabar (tirei a vesícula) pra me jogar no Pilates e na Dança do Ventre. Aliás, a dança aumenta a auto estima e a consciencia corporal. E ver a barriga maior do que devia estar no espelho durante a aula ajuda um bocado a fechar a boca, rsrs.

    Beijos, e simbora!

    ResponderExcluir

Use esse espaço para dizer o que pensa. Gentileza é sempre bem vinda.



Últimos tweets