Solidariedade - Grace Olsson

no dia 11 de março de 2011


Hoje é sexta! Como vocês sabem, dia de falar de SOLIDARIEDADE. Então, deixa eu apresentar a vocês a Grace Olsson:


Essa foto a Grace me mandou por e-mail, foi tirada na sua mais
recente ida à África, em setembro de 2010.

Eu cheguei até o blog da Grace Olsson através da Luma, do blog Luz de Luma. Foi admiração à primeira vista. Vocês bem sabem que amo falar sobre trabalhos solidários, não é? E as pessoas que praticam o bem estão no topo da lista das que mais admiro.

A Grace é alagoana mas mora na Suécia com marido e dois filhos. Não é rica e bem que poderia se contentar com uma vida confortável num país que lhe permite essas condições, mas não faz parte dela se acomodar. Falamos algumas vezes através dos nossos blogs e descobri que a Grace é intensa, doce, sensível e solidária, tudo ao mesmo tempo. Um dia ela me surpreende comentando numa postagem minha sobre esmaltes. Claro, né... toda mulher que ser preze, seja aqui, na Suécia ou nos campos de refugiados na África, merece um vidrinho de esmalte que a faça feliz!!! rs

Ela é formada em ciências jurídicas e também é fotógrafa (faz fotos belíssimas!) e junta tudo que pode, inclusive arrecadando com as fotos e seu livro, só para viajar à África e tentar levar um pouco de alívio a tanto sofrimento.

São situações de miséria que para nós, que vivemos uma vida confortável, é impossível de se imaginar e que deixam a própria Grace em estado de total perturbação. Em um e-mail que ela me enviou após chegar da mais recente viagem. Ela finalizava da seguinte forma:

"ATÉ AGORA, AINDA NAO ME RECUPEREI. ESTOU COM A MESMA ROUPA QUE DESEMBARQUEI. Ainda nao fui a nenhum compromisso profissional do meu marido. Ele vai sozinho e fala que preciso de um tempo para poder falar.

Ontem, a minha filha veio me visitar e falou: Mae, vc precisa lavar os cabelos, se reerguer. Senao, nao vai poder trabalhar para recolher mais ajuda para aquele povo.

Não reclame do que vc tem. VC TEM MUITO. VC TEM UMA VIDA DE OURO. MESMO QUE O SALARIO SEJA POUCO. MESMO QUE A ROUPA NAO SEJA DE MARCA. MESMO QUE A COMIDA NAO SEJA CAVIAR. VALORIZE. VOCÊ É UM PRIVILEGIADO!!!"

A Grace tem um livro publicado, eu mesma comprei, se chama "Crianças Refugiadas em Moçambique, Um Drama na África. Veja:

A renda obtida com a venda do livro é revertida
para as crianças refugiadas de Moçambique.
Para comprar, clica aqui, e fale com a Grace.

"Sonhar, para a criança refugiada é um verbo conjugado sempre no presente de forma dúbia e embaçada de cenas em preto e branco e com as cores do arco-íris que somente as mentes infantis são capazes de criar. Se navegar é preciso no mundo dos adultos, no mundo infantil da criança refugiada, SONHAR é o melhor remédio para a cura de males que um dia, quiçá, deverão ficar para trás." Grace Olsson (trecho do livro)



Há no livro a abordagem do ponto de vista jurídico, mas impressionante mesmo é ver os relatos de pobreza extrema e violência. Imagina só, você não ter onde dormir, o que comer e nem o que vestir, e ainda aparecer um ser horrendo disposto a te violentar das mais sórdidas maneiras, inclusive marcando sua personalidade para sempre. Isto é relatado algumas vezes no livro. Não é que eu goste de ficar remoendo tragédia, mas acho que todos devemos levar um choque de realidade de vez em quando para poder acordar e olhar para o lado, ver que se já conseguimos o mínimo, é hora de ajudar o nosso igual a ter o mínimo também.


Quem quiser saber mais sobre a Grace, visite a coluna Mulher 7X7 da Revista Época clicando aqui e leia a matéria.

Só prá completar esse post, digo que fiquei suuuuper feliz porque fui dar uma bisbilhotada no blog da Grace e vi que ela listou meu blog nos que ela lê ...rs... Boba eu, né? Mas fico muito honrada, porque já disse a ela que quando crescer quero ser igual a ela!

E aí, se inspirou também? Quero dizer que não precisa ir à África, dormir no campo de refugiados, gastar tudo que tem agora para socorrer o povo faminto. Comece com atitudes simples e transforme o mundo, começando de você!

Que tal aproveitar o fim de semana para colocar isso em prática?

Abraços.

10 comentários:

  1. Eu mesma já comprei o livro da Grace para participar também desta solidariedade à África e suas crianças e admiro muitíssimo o trabalho desta valente mulher.
    lindo post, adorei!
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  2. Clau, falando em solidariedade é comigo mesma, acredite que quando me formei em Sociologia Política (década de 80) fui morar em Moçambique por 2 anos, a princípio como voluntária, depois como contratada do governo local. Assisti a queda do maior governo daquele país e a dor daquela gente. Volto lá sempre que posso e aqui no Nordeste abrigo (até que se enquadrem) estudantes moçambicanos que veem pra universidade local. Recebi de presente de um deles este livro que adoro, realmente ela é dgna de ser seguida por todos nós. Parabéns pelo alerta!

    ResponderExcluir
  3. Clau desculpa o comentário acima é meu, mas sem querer entrei na conta do meu filho Cauim

    ResponderExcluir
  4. Lindo demais esse exemplo. Vou lá conhecê-la. Quanta a ela te seguir, quem não gosta de ler as lindas coisas que você escreve aqui?! IMPOSSÍVEL.
    Bjos, adoro você.

    ResponderExcluir
  5. Clau seu post é maravilhoso.
    Admiro muito o trabalho da Grace, ela é fantástica.
    Você tem toda razão:Não precisamos ir à um campo de refugiados para nos tornarmos pessoas melhores. São pequenas atitudes que formam grandes mudanças.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Clau,

    Não tem como vir aqui, ler seu post, ver estas imagens e não começar imediatamente uma mudança. Ao agradecer o pouco que temos já é o primeiro passo. =)

    Obrigada por nos proporcionar oportunidade de conhecer tantos trabalhos bacanas e com isso nos humanizar um pouco mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Tenho muita admiração pela Grace, além de tudo o que ela faz em prol da melhora de vida dos refúgiados, se preocupa com todos à sua volta. É um mulherão, no verdadeiro sentido da palavra. Em muitos momentos dessa vida blogueira recebi dela a mão de uma amiga e sei que ela é uma pessoa autêntica, daquelas que não precisa escrever para reafirmar suas palavras.
    Clau, fico muito emocionada quando encontro pessoas preocupadas com o bem estar do semelhante e sabemos que, se mais pessoas fossem preocupadas, esse mundo seria muito, muito diferente!
    Fico satisfeita em saber que fui o fio condutor dessa amizade que aflora :) Beijus,

    ResponderExcluir
  8. oi clau, não conhecia a grece nem seu trabalho. é sempre bom conhecer pessoas assim e se inspirar nelas.
    abraços

    ResponderExcluir
  9. Clau

    poucas pessoas na net escreveram sobre mim, de forma tao bela.
    A Luma foi uma delas. Mas, não precisamos ir a um Campo de refugiados para fazer algo pelo nosso semelhante.
    EU NÃO SOU FELIZ SE EU NAO PUDER FAZER ALGO PELOS OUTROS. ISSO FAZ PARTE DE MINHA NATUREZA. E VEM DE LONGA DATA.
    MAS CONFESSO QUE TER UM DIA CRUZADO COM MEU MARIDO ATUAL, ME AJUDOU A AJUDAR POR QUE, APESAR DELE NAO SER UM HOMEM RICO, ELE CONSEGUIU ABRIR AS PORTAS DO CORAÇÃO DELE PARA EU ENTRAR, FOI PRIMORDIAL PARA EU SER QUEM EU SOU.
    Eu vivi muiitos conflitos desde que os refugiados entraram em minha vida.
    No inicio,, eu me sentia muito, muito culpada, sabe?Ao visitar o Campo, eu choravadias sem fim;Hoje, faço terapia para não enlouquecer e nao entendo como uma pessoa possa ser capaz de machucar uma criança.
    Hoje, com a terapia, eu já consigo pensar um pouco em mim. Coisa que eu esqueci por 4 anos. HOje, eu sei me cuidar, penso em esmaltes, numa roupa bonita por que nao ACHO que meu marido tenha a obrigação de me ver descabelada, e ouvir de mim, toda vez que ele queira me dar um presente: ME DÊ DINHEIRO, EU PRECISO DE DINHEIRO.
    Confesso que eu vou publicar o Diario, mas, ainda nao estou psicologicamente preparada. Escrver o diário será uma catarse para mim...E, estou me preparando para exorcizar meus fantasmas.
    Muito obrigada!De coração.
    O FAcebook nao foi desativado.Dei problmeas na conta. E o facebook está tentando reativar mas, como eu vim ao BRasil, com um grupo de fotógrafo, eu deixei para resolver depois.
    bjs e dias felizes


    MEU SONHO É FAAZER ALGUMA COISA PARA SALVAR MUITAS CRIANCAS DO MEU ESTADO, ALAGOAS. MAS, SEI QUE DEUS TEM UM PLANO PARA MIM.

    Mas, foi na Africa que eu descobri que, DO DESTINO, NINGUÉM FOGE.E DO MEU, NAO QUERO LEVAR EM CONTA QUE HÁ LIVRE ARBITRIO QUE ME FAÇA SER DIFERENTE.
    BJS E DIAS FELIZES

    ResponderExcluir
  10. Lindo, Clau, lindo! E essa frase nos move a fazer algo diariamente:

    "E aí, se inspirou também? Quero dizer que não precisa ir à África, dormir no campo de refugiados, gastar tudo que tem agora para socorrer o povo faminto. Comece com atitudes simples e transforme o mundo, começando de você!"

    Acredito muito nisso e procuro ir fazendo o bem para quem está pertinho, um pouco todos os dias.

    ResponderExcluir

Use esse espaço para dizer o que pensa. Gentileza é sempre bem vinda.



Últimos tweets