Quando Deus aparece

no dia 21 de setembro de 2011

Eu me dei de presente o livro Feliz Por Nada, da Martha Medeiros, após ver um trecho dele no blog da Fernanda Reali. O título em si já é bem atraente e as páginas escritas mais ainda. É um livro nada complexo, para se deitar na rede e degustar ouvindo os sons dos pássaros. E foi isso que fiz no fim de semana, exatamente assim. 

Essa crônica abaixo me chamou a atenção pela simplicidade certeira. Após ler, responda aqui nos comentários (ou mesmo somente para si) a pergunta: Quando Deus aparece para você? 






Quando Deus aparece (Martha Medeiros)

"Tenho amigas de fé. Muitas. Uma delas, que é como uma irmã, me escreveu um e-mail me contando a maravilha que foi o recital do pianista Nelson Freire no Theatro São Pedro, recentemente. Ela escreveu: Nessas horas Deus aparece.

Fiquei com essa frase retumbando na minha cabeça. Deus não está em promoção, se exibindo por aí. Ele escolhe, dentro do mais rigoroso critério, os momentos de aparecer pra gente. Não sendo visível aos olhos, ele dá preferência à sensibilidade como via de acesso a nós. Eu não sou uma católica praticante e ritualística - não vou à missa. Mas valorizo essas aparições como se fosse a chegada de uma visita ilustre, que me dá sossego à alma.

Quando Deus aparece pra você?

Pra mim, ele aparece sempre através da música, e nem precisa ser um Nelson Freire. Pode ser uma música popular, pode ser algo que toque no rádio, mas que me chega no momento exato em que preciso estar reconciliada comigo mesma. De forma inesperada, a música me transcende.

Deus me aparece nos livros, em parágrafos em que não acredito que possam ter sido escritos por um ser mundano: foram escritos por um ser mais que humano.

Deus me aparece - muito! - quando estou em frente ao mar. Tivemos um papo longo, cerca de um mês atrás, quando havia somente as ondas entre mim e ele. A gente se entende em meio ao azul, que seria a cor de Deus, se ele tivesse uma.

Deus me aparece - e não considere isso uma heresia - na hora do sexo, desde que feito com quem se ama. É completamente diferente do sexo casual, do sexo como válvula de escape. Diferente, preste atenção. Não quer dizer que qualquer sexo não seja bom.

Nesse exato instante em que escrevo, estou escutando My Sweet Lord cantado não pelo George Harrison (que Deus o tenha), mas por Billy Preston (que Deus o tenha também) e posso assegurar: a letra é um animado bate-papo com Ele, ritmado pelo rock'n'roll. Aleluia.

Deus aparece quando choro. Quando a fragilidade é tanta que parece que não vou conseguir me reerguer. Quando uma amiga me liga de um país distante e demonstra estar mais perto do que o vizinho do andar de cima. Deus aparece no sorriso do meu sobrinho e no abraço espontâneo das minhas filhas. E nas preocupações da minha mãe, que mãe é sempre um atestado da presença desse cara.

E quando eu o chamo de cara e ele não se aborrece, aí tenho certeza de que ele está mesmo comigo."


16 comentários:

  1. Adoro a escrita da Martha pela sensibilidade que ela tem e pelo quanto suas letras são certeiras na minha forma de pensar e agir.
    E realmente esse texto é pra gente ficar horas pensando, avaliando, recordando e agradecendo...

    Xêros, vizinha!
    Paty

    ResponderExcluir
  2. Antes quero te pedir desculpas por não ter dado os parabéns por seu aniversário. Não vou mentir... esqueci mesmo. Perdão!!!! Sabe o quanto gosto de você e te admiro e desejo toda a felicidade que desejo para mim.
    Bem, Deus aparece pra mim quando abro os olhos ao acordar e vejo tanta felicidade que Ele pôs em minha vida, Ele aparece também quando recebo um beijo melado do Caio e ele me diz: "Te amo um tantão assiiiimmmm", aparece também quando chego em casa e vejo minha princesa babando no sofá, cansada da aula. Enfim, Deu aparece sempre que estamos abertos para o amor,quando estamos em paz e fazemos o bem. Sabe de uma coisa Clau??? Deus também aparece pra mim quando vejo pessoas como você distribuindo tanto amor às crianças que por algum motivo estão sozinhas. Acho melhor parar por aqui senão vou ocupar todo o espaço para posts rsrsrs.

    Bjo no coração e um abraço beeeeem apertado,

    Alê

    ResponderExcluir
  3. Oi Clau o texto é para pensar e refletir mesmo..Deus aparece pra mi qaundo vejo o mar..sinto sua presença cochichando no meu ouvido e dizendo fiz para vc!! Qd vejo meus filhos dormindo..num sono tão bom que o máximo que faço é agradecer a Deus por isso e também quando deito ao lado do meu marido e fico quietinha escutando sua respiração..beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Clau,
    Vejo Deus quando olho a lua, quando vejo a Alanis e o Leandro rindo e quando me deito para dormir.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Super interessante, acho que nos vemos Deus através dos nossos conceitos e definições. Eu O vejo na solidariedade, no respeito, o vejo na dificuldade porque é onde eu dou mais ouvido, quando tá tudo muito bem, pareço uma criança querendo brincar e não ouvindo o que seu pai tá falando, tenho visto na tolerância, Deus está realmente me ensinar ser tolerante.
    Foi um prazer passar por aqui e conversar com você grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Clau,
    Linda mesmo esse texto. Eu O vejo sempre quando estou quieta, lendo, refletindo, escutando uma cantiga, nos meus pensamentos... Ele sempre está pertinho de mim!
    Beijos e fica com Deus.
    Adriana

    ResponderExcluir
  7. que bacana a sua postagem. Adorei tudo.
    A gente nunca nota esses momentos de coisas simples que Deus nos dá.
    Parabéns pelo texto.
    Já estou pedindo para comprar o livro.
    Bjs, Clau.

    ResponderExcluir
  8. só tenho a dizer: é por essas e outras que eu AMO Martha Medeiros!!! Genial!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Ele aparece pra mim todos os dias pela manhã, quando eu agradeço pela noite de sono, pelo teto que me abriga e pelo meu prato de comida e a minha saúde e a saúde dos meus, é a nossa conversa diária.
    Ele aparece quando estou trabalhando e leio um texto para as "minhas meninas" e vejo que muitas delas foram tocadas por sua mão e com isso me toca tbm.
    Ele aparece quando abraço meus filhos e recebo um sorriso ou um abraço.

    Muitas vezes, ele não precisa aparecer para mim, mas sei que esta presente, sempre!

    Otimo post.

    Bjão

    ResponderExcluir
  10. Oi, Clau! Gosto muito da Martha Medeiros. Eu, particularmente, vejo Deus nas pequenas alegrias da vida, na natureza e na felicidade e união que existe na minha familia. Um bj

    ResponderExcluir
  11. Deus estava contigo na hora da escrita deste belo texto e ainda deve estar...acredite. Você passou uma serena tranquilidade e no twitter passa uma alegria sem maldades.
    Minha opinião. bjs e continua com Deus.

    ResponderExcluir
  12. Clau, que texto mágico da sempre maravilhosa Martha Medeiros!
    Mas vou te fazer uma confissão: eu tinha brigado com Deus e decretei afastamento completo dele! Quis parar de acreditar e comecei a achar que ele era apenas uma grande desculpa. Isso tudo porque a vida me mostrava coisas bem ruins, gente má e decepção atrás de decepção! Mas o incrível é que ele nunca me abandonou! Nos meus gestos, no meu jeito de amar meus filhos, no carinho que eu recebo dos meus verdadeiros amigos (incluíndo vc e outros que conheci nos blogs), na delícia que fica minha comida (hahaha), nas artes iniciais que eu faço e que tanto me dá prazer e no principal: na esperança de dias melhores! Por mais que eu tenha ficado brava com Deus e até desejado extinguí-lo do meu coração, não consegui.
    Ainda bem! rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Deus está sempre na minha vida, mas O vejo com mais clareza no sorriso dos meus filhos, no imenso amor que sinto por eles e por te sido escolhida como tutora dessas criaturinhas nessa vida.
    Mas Deus já apareceu pra mim de muitas outras formas, certa vez apareceu de um jeito bem pop...eu andava mto triste, tinha que tomar uma decisão e chorava pedindo que Ele me mostrasse o caminho que eu tinha que seguir, nessa hora tocava no rádio uma música do Guns and roses "don't cry", era Ele pedindo pra que parece de chorar e entendi o seu recado.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  14. Clau,
    Sentir o bom cheiro de Cristo é um privilégio que temos...quer seja nos momentos de alegria, nas flores, na pele de nossos filhos, de quem amamos...Ver Deus no momento feliz é fácil, mas conseguir vê-lo c mãos estendidas no momento de dor é sobrenatural!
    Nosso primeiro pensamento ao levantar deve ser dele...dizendo...Obrigada Pai! Pela vida e por um novo dia!
    Um bejim grande e brigadinha pela prosa inspiradora =]

    ResponderExcluir
  15. Clau querida como não se encantar com Martha, sempre perfeita.
    Para mim Deus aparece quando eu já muito cansada digo "agora chega, pra mim deu, o mundo que se exploda".
    E ele com toda paciência pega minha mão e me dá forças para levantar e prosseguir e eu sigo e volto a acreditar que o amanhã sim será melhor.
    Beijos amada

    ResponderExcluir
  16. Lindo seu blog amiga..parabéns!!
    Adorei seu cantinho,agora sou sua seguidora e vou aparecer muitas vezes aqui,rsrsr!!Adorei a postagem...
    Meu blog:
    http://fabisilvaleuck.blogspot.com/
    Apareço por lá..bjks!!

    ResponderExcluir

Use esse espaço para dizer o que pensa. Gentileza é sempre bem vinda.



Últimos tweets