A arte de rir de si mesmo

no dia 6 de maio de 2010

Do alto dos meus 36 anos bem vividos, não tem nada de que me arrependa ter ou não ter feito. Eu me amo muito mais hoje do que me amava aos 18 e não desejo voltar um dia sequer no tempo, afinal se tem uma coisa que aprendi na vida foi olhar a para frente.

Se eu hoje pudesse dar um conselho à Clau com 18 anos, apenas diria: ria de si mesma!

Acho que a chave da leveza está aí. Melhor que esconder e sofrer com nossas gafes, nossas imperfeições e fraquezas, é ser a primeira a contar e chorar de rir com as amigas. Melhor do que esperar alguém nos criticar, é rir dos pneuzinhos, do zíper que estragou no meio do expediente, do cabelo que não "pegou" a escova direito, da olheira que corretivo algum consegue esconder. É admitir que chamou a amiga fofinha de grávida por engano e não ficar se martirizando pelo equívoco pelo resto da vida.

Eu já caí dois tombos memoráveis no Fórum, um deles nos degraus externos, bem na frente de um ponto cheio de mototaxistas, e em outra ocasião, uma cera escorregadia me fez "horizontalizar o esqueleto" (como dizia William Bonner no twitter) da uma forma muito dolorida e nada elegante, em pleno mezanino. Não pensei duas vezes antes de  narrar tudo com toda ênfase e detalhes que a ocasião merecia, para que ninguém contasse antes de mim. Os risos convulsivos de todos foram inevitáveis e eu sofri menos dividindo a vergonha que senti.

Não vamos bancar os "príncipes"  do Poema em linha reta , de Fernando Pessoa, porque isso não cola em lugar nenhum, muito menos no seu trabalho, que é o reflexo do nosso mundo de gente normal e imperfeita.

Se você tem uma amiga que amanhece linda e com cabelos sem frizz todos os dias, que não sofre um com o saldo negativo no banco, não chora na TPM, nunca levou um fora, que nunca levou um "esculacho" no trabalho, que nunca tomou um escorregão em público ou que não chora vendo novela das oito em dia de casamento, se ela não for uma mentirosa, corra, pois ela é, com certeza, uma psicopata!

4 comentários:

  1. ou "a bailarina" hehehe
    Bem falado (escrito). Gostei muito, Clau. Acho que também diria o mesmo para a Tati de 18 anos. VOu então dizer agora para a de 34,ok?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Realmente minha colega blogueira,não só devemos rir das nossas limitações e imperfeições como aceitar as imperfeições e limitações alheias.Plagiando meu querido marido quando diz: "Neste mundo não conseguimos ser perfeitos em nada, nem mesmo,um perfeito idiota"
    bjs Lais

    ResponderExcluir
  3. Oi Clau,
    Eu, hoje, dou também boas gargalhadas de mim mesma, principalmente dos meus "micos".Estou até pensando em começar uma série de posts sobre o assunto pois elas são muitos...Kkkkkk.
    Bjo
    Yoyo

    ResponderExcluir
  4. Sabe que tem um número significativo de "mentirosas" ou "psicopatas" andando soltas por aí....kkkkk
    Beijo
    Adorei!

    ResponderExcluir

Use esse espaço para dizer o que pensa. Gentileza é sempre bem vinda.



Últimos tweets