Eu vi Nosso Lar - O filme

no dia 19 de setembro de 2010

Boa noite!

Hoje o domingo foi de cinema. Fui com meu marido ver, finalmente, Nosso Lar.

Há mais de cinco anos li o livro, que é bem mais envolvente e rico em histórias que ocorrem paralelamente à de André Luiz. Mas eu sei que essa fidelidade seria impossível e o excesso dessas minúscias tornaria o filme insuportavelmente extenso e chato.

Isto dito, o filme é um espetáculo de imagens sensacionais... mágicas! A parte em que André desperta no umbral, após a morte de seu corpo, é muito realista e assustadora. A forma como é mostrada a Colônia Nosso Lar é lindamente hipnotizante. Os jardins, os ministérios, o hospital, tudo, a meu ver, transmite exatamente aquilo que intenciona transmitir.  

Para mim as partes mais emocionantes são o encontro de André com sua mãe (foto acima), que encontra-se mais em estágio de evolução mais avançado que ele, e a parte em que chegam os mortos da 2ª Guerra na colônia, e são recepcionados amorosamente pelos trabalhadores locais. Eu sei que os trabalhadores das colônias são espíritos amorosos e abnegados, mas seria a chegada de milhares de pessoas (espíritos), recém mortos em guerra, doentes e mutilados, tão linda e tranquilamente poética como mostrado no filme? Eu imagino mais um pronto socorro com muita correria, devido à grande quantidade de desencarnados ainda tontos e perturbados.

O André Luiz do filme, o ator Renato Prieto, me deixou até agora com aquele ruguinha na testa, com um ar de nãoseisegosteiounão ...  achei que ele fez bem seu papel do médico recém chegado em um hospital que nada tem a ver com aquele da terra, no qual dominava todos os conhecimentos, e no princípio pensa que não pode executar serviços "menores", como a higiene dos doentes e limpeza do hospital, e vai, aos poucos, mudando sua concepção de como ser útil e principalmente, SERVIR. Mas não teve lá um grande momento de entrega e emoção... eu acho. 

E que ele me lembra o Santos Dumont, ah, isso lembra...rs...

Enfim, eu reconheço que para quem não crê no Espiritismo, talvez o filme não seja lá tão atraente, porque de certa forma trata-se de um roteiro que diz puramente respeito à doutrina: colônias espirituais, umbral, reencarnação, diferentemente de "Chico Xavier - O Filme", já que fala da vida do médium que foi admirado por pessoas de todas as crenças pelo exemplo que foi.

Mas eu não tenho como falar sobre essa perspectiva, a de quem não acredita, já que o Espiritismo é a verdade que "tomei para mim" faz tempo, e talvez por esse motivo esteja sendo tendenciosa.

De qualquer forma, recomendo que vejam e me contem o que acharam, suas próprias perspectivas.

E a quem já viu, me resta perguntar: O que acharam?

Uma semana ricamente feliz para nós todos.

Beijos.

*Ia esquecendo: tenho certeza que já andei naquele aeróbus. Ah, andei mesmo, não sei onde e nem como, mas já andei. Lembrei na hora. Não me chama de maluca não, tá? rs

8 comentários:

  1. Oi Clau, também assisti o filme e li o livro.
    Assisti o Chico e amei.
    Costumo dizer que gostaria de ser um pontinha de unha do que Chico foi aqui na terra. Mas me falta tanto.
    Quem sabe se daqui há umas par de encarnação eu consiga, rsrs.
    Estou tentando por em prática tudo que aprendo, mas confesso que tenho muitas falhas, coisinhas a toa que ainda me atrapalham. Mas um dia chego lá.
    Grande abraço pra ti e uma semana de muita luz e paz.

    ResponderExcluir
  2. Oi menina...para mim é complicado manter-me atualizada com filmes...e quando vou ao Brasil é quase sempre correndo...na próxima férias terei mais tempo e aí sim, devo assistir alguns...volto para o Congo só em fevereiro, vou ficar no ninho curtindo um pouco os filhotes para recarregar as energias para um novo ano...beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Sabe, Clau, vou muito pouco ao cinema. Acreditas que nem lembro disso!! Não assisti a esse filme tão falado, mas ouço comentarios bem positivos.
    Aproveito para te desejar uma ótima 2a feira. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Clau, tudo bem?

    Não vi o filme, mas creio não ser muito diferente de todos os filmes fantásticos e "fantasiosos" sobre o tema "além da vida".

    Não acredito nas doutrinas espíritas mas as respeito como crenças; aliás, não acredito nem nas doutrinas além vida da minha própria tradição religiosa que é a cristã evangélica, mas isso não significa que eu descreia que possa existir vida além da morte. Mas acredito que cada um deve acreditar na sua verdade em relação aos temas espirituais, e aceitar que o outro creia diferente.

    Gostei muito portanto da sua frase:

    "Mas eu não tenho como falar sobre essa perspectiva, a de quem não acredita, já que o Espiritismo é a verdade que "tomei para mim" .."

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi Clau,eu ainda não assisti o
    filme...mais pretendo sim!
    Leio muitos livros sobre
    espíritismo e acredito plenamente.
    Adorei conhecer seu blog!
    Um beijo no coração!
    Simone Souza

    ResponderExcluir
  6. Oi Clau, eu assistí ao filme, lí o livro e adorei os dois.
    Quanto a vc ter andando no aeróbus, não te acho louca não, pois quando meu pai partiu dessa vida, sonhei com ele uma vez e ele me mostrou nesse sonho um lugar muito parecido com a colônia Nosso Lar do filme.
    Eu prefiro acreditar que seja dessa maneira, pois Deus faz tudo com tanta perfeição, não iria deixar, nós, seus filhos, simplesmente para morrer e acabar. Bom essa é a minha maneira de pensar.
    Beijão e bom dia.

    ResponderExcluir
  7. Clau assisti e amei. Agora lendo o seu post descobri com quem se parece o Renato Pietro. Sabe aquela coisa de sei mas não sei.Mas valeu, outros melhores virão, tenho certeza. É apenas o começo da era do espírito.
    bjs Lais

    ResponderExcluir
  8. Sandra Dias - De - Coração6/10/10 1:29 AM

    Oi Amiga !
    Obrigada pela visita!
    Vc é muito gentil!
    A propósito ja pesou o selo " "gentileza gera gentileza" no meu blog"?
    Amiga vi o filme, e bem diferente da minha ótica, mas tudo bem ão sou cineasta. rsrsr
    Achei a parte da materialização um pouco forçada. do resto administrei bem penso quase assim, com relação a alma, sei que não acaba aqui, e que todas ação tem uma reação, a figura do médico como pessoa na terra foi bastante repulsivo e veja como é a misericórdia de Deus, e neste Deus que acredito.
    E rogo a Deus todos os dias para que possa passar por aqui e deixar amigos. Este é meu lema. Ser util de alguma forma, nem que seja para o micro mundo que vivo.
    Bjos
    Adorei o que escreveu.

    ResponderExcluir

Use esse espaço para dizer o que pensa. Gentileza é sempre bem vinda.



Últimos tweets