Um selinho tudo a ver

no dia 23 de outubro de 2010


A queridíssima Yoyo, do blog Efeitos e Conceitos postou esse selinho e ofereceu para quem a visitasse e quisesse participar. Eu achei ótima a ideia e salvei logo o meu para posteridade.

A proposta é:
- Dar uma sugestão para melhorar o meio ambiente.
Eu há pouco tempo nem pensava em como o lixo poderia tomar conta do mundo e de nós, até me dar conta que somente eu e meu marido acumulamos em média 1 saco de lixo de 50 litros por fim de semana. E olhe que nem temos crianças.

Onde morávamos não tinha coleta seletiva (absurdo, em um condomínio com cerca de 32 famílias morando). Então juntávamos o papel e no começo eu colocava um aviso no saco de lixo: "só papel", porque pelo menos eu tinha chances de ajudar algum catador...rs... Detalhe, as caixinhas daquele modelo de massa pronta de bolo eu sempre desmontava e guardava para depois encapar com papel e dar presentinhos personalizados.

Onde moramos agora, que é casa e não condomínio, continua não tendo coleta seletiva. O que eu faço é reciclar as embalagens plásticas que acho que tem jeito de virar artesanato e o que não dá eu costumo separar, quando há grande volume, e levo para o meu trabalho.

No meu trabalho há um projeto de coleta seletiva, onde o lixo é separado (contando com valiosa ajuda do pessoal da limpeza) e depois vendido a um depósito de papel.

O que é feito com o dinheiro? É utilizado para compra de cesta básica para necessitados. 
Dessa forma a reciclagem tem duplo valor: limpar o meio ambiente e ainda alimentar algum necessitado. 

E para ilustrar esse post sobre reciclagem, deixo aqui mais uma das minhas invenções, que fiz com copinhos de Cup Noodles. Eu misturei tinha PVA colorida com branca, para dar esses tons clarinhos. Na borda preguei viés daqueles mais largos, que custaram 0,40 centavos o metro,  com cola branca mesmo. Foi super fácil colá-los na borda, já que são engomados. As bolinhas fiz com tinta para tecido cor marfim, e utilizei cotonetes. As bolinhas não ficaram tão perfeitas, mas eu AMEI o efeito final.



 E aí, gostaram das minhas sugestões e das reciclartes?

Digam-me então suas sugestões e estejam à vontade para pegar o selinho.

Beijos.


14 comentários:

  1. Clau,

    Que iniciativa legal de vocês no seu trabalho, se toda empresa, mesmo que de pequeno porte tivesse essa iniciativa, já faria diferença.

    E ainda mais ajudarem pessoas através de uma atitude ecológica.

    Aqui na minha cidade é triste, não vejo essas atitudes, nem tem coleta seletiva, tinham pela cidade lixeiras seletivas, mas os vândalos estragaram tudo, acho que a Prefeitura desistiu, pois colocaram algumas convencionais e pronto.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Linda iniciativa e fofos os potinhos. Só não gostei da ideia de tu estares comendo cup noodles.

    Beijooo

    ResponderExcluir
  3. ficou otimo Clau...
    aqui tb não tem e me informaram que Cuiaba não tem coleta seletiva pq não separam, vai tudo mesmo lugar entaõ vc coloca separado nos sacos e eles misturam e trituram tudo junto.Ai o que dá guardo, tenho uma cx enorme com embalagem, e aos poucos vou inventando..cx de leite recorto a parte de cima e aproveito como casulo p/ colocar sapatos no g.roupa, cada cx cabe 1 pé, se for tamanco, sapato e chinelos cabe o par..


    qto a tatoo, vou pensar ..uma fadinha é linda...na verdd não fiz ainda pq além de doer , o preço tb é doido e acabo não priorizando.bj

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente a coleta seletiva não é a regra no Brasil. Mas deveria ser!! o que eu tento fazer é colocar tudo que for alúmio e plástico separado exatamente para que uma pessoa que recolhe para vender tenha mais facilidade. Sua ideia foi muito boa!

    abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá, pois é prima, aonde fui para... no show do Luan Santana...para quem gostava do Maurício Mattar...aonde fui que errei...Beijos, cada vem mais habilidosa heim...

    ResponderExcluir
  6. Primeiro vamos falar do novo visual do blog que ficou lindo. Parabéns!
    Qaunto a coleta seletiva, aqui em São Bernardo nós temos uma meia boca. Em Santo André é maravilhosa, primeiro passa o caminhão que recolhe o lixo normal, depois um outro que recolhe o lixo reciclável. Também, o lixo de Santo André é considerado o lixo mais limpo. Falei das duas cidades, porque trabalho em uma e mora na outra.
    bjs Lais

    ResponderExcluir
  7. Clau, infelizmente, no meu prédio não houve mobilização pela coleta seletiva e eiu quase não consigo participar das reuniões de condomínio, pois estou no trabalho, mas tenho muita vontade de propor. Quanto ao material aproveitado ficou lindo. Parabéns!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  8. Clau amei a iniciativa de vcs, se todos fizéssemos pelo menos um pouquinho do q vcs fazem, o mundo seria bem melhor.O blog tah lindo querida!
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Ola Clau, adorei sua iniciativa, ja faz toda diferença!
    Ficaram lindos, super delicados, parabens viu?
    E obrigada pelo carinho da visita,
    beijinhos carinhosos
    So

    ResponderExcluir
  10. Clau querida, que fofo que ficou seu blog. Ameeeeeiiii!!!! Parabéns pela escolha. Bjos e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  11. Oi querida amiga!!
    Adoro compartilhar momentos com pessoas tão iluminadas como vc. Aonde vais, planta sementes de respeito e conscientização por um mundo melhor, atravéz de belas palavras, gestos e atitudes. Aprendo muito com vc.
    Adorei a sugestão deste selinho, tbm vou postar lá na tapera com uma listinha das minhas boas ações, pq no prédio onde eu moro, os vizinhos não dedicam muito esforço à esta causa.
    Mas continuemos a nossa luta...alguma sementinha vingará, afinal, já não tô ficando famosa ai em Goías? rsrs.
    Falando nisso, e esses copinhos de Cup Noodles, super fofos, ficaram um charme. Se me permites a dica, qd quiseres fazer detalhes em poá, usa a ponta do pincel, é rápido e fácil.Eu tbm estou acabando outra produção de latinhas. Daqui uns dias, estarão no blog.
    Gde abraço e uma ótima e "reciclável" semana para vc.
    Fê.

    ResponderExcluir
  12. Oi Clau,
    aqui em casa eu separa o lixo....é melhor e mais fácil...e claro contribuindo com o meio ambiente!!
    Reciclo também,quando dá...hehe!!
    Adorei os copos...e quando você quiser fazer as bolinhas para sairem do mesmo tamanho...use a ponta do pincel,é só uma sigestão amiga!!
    Beijokas,
    Mery

    ResponderExcluir
  13. Oiii!
    Adorei Clau! Amo esse tom pastel, principalmente azul e rosa, e com poás...Arrasou!!!
    Beijossssssss

    ResponderExcluir
  14. Clau eu simplesmente AMO reciclar!! Seus vasinhos ficaram MARAVILHOSOS!! Parabéns!!
    Beijocas Andreza
    Ps. Se vc não gostou das bolinhas, da proxima vez, use a ponta de uma caneta ou do pincel, funciona super bem!!
    Se bem que eu ADOREI assim mesmo!! hehe

    ResponderExcluir

Use esse espaço para dizer o que pensa. Gentileza é sempre bem vinda.



Últimos tweets