Você já pensou em esquecer um livro?

no dia 30 de outubro de 2010


Nelson Rodrigues dizia que o livro que não lemos não nos faz falta. E não faz mesmo! Quanta gente passa pela vida sem fazer a viagem dos livros porque simplesmente não começou, ou não foi estimulada a isso no período certo. E não sabem o que estão perdendo, literalmente.

Eu acredito que somos o resultado daquilo que vivenciamos, mas quem tem o hábito da leitura sabe que também formamos nossa personalidade através do que vemos nos livros.

Nooooossa, por quantas histórias e exemplos de vida passei até chegar aqui! E quantos personagens ficarão em mim para sempre!

Não tenho muito apego aos meus livros, aliás, quase não me apego a nada material... eu disse quase...rs... Esse ano mesmo dei uma faxina geral, por conta da mudança para um local menor, e vendi para o sebo ou doei muitos livros que me acompanhavam desde a época da faculdade. Espero que estejam ajudando a construir pessoas por aí.

Eu e você temos condições de comprar, mas vamos pensar um pouco em quem não tem? Que tal estimularmos a leitura por onde passarmos? É claro que não vamos resolver os problemas do mundo, mas que tal fazer um pouco daquilo que nossos pais e professores fizeram por nós um dia?

Pegando carona na idéia da Luma e da Isa, venho aqui hoje propor uma atitude, ou melhor, um movimento para ajudar a plantar boas sementinhas de conhecimento na cidade em que vivemos.

Então vamos a ideia: convidamos os amigos a separarem um bom livro, apenas um e no dia 08/11, simplesmente, o esquecerem em algum lugar público. Ônibus, metrô, banco de praça, qualquer lugar vale. Dentro do livro deve conter um bilhete informando que aquele livro foi esquecido naquele lugar justamente para que quem alguém o encontrasse e lesse. A única regra: passar o livro adiante, ou seja, após lê-lo fazer o mesmo: esquecê-lo em um lugar público e assim dar a oportunidade de que outra pessoa leia. (texto extraído do blog da Isa).

E por que uma data? Ao meu ver, para que a intenção não se perca no meio de tantas outras promessas que fazemos.

Divulguem em seus blogs, fotografem o livro esquecido, façam um post comentando como foi, deixem um comentário nesse post, simplesmente esqueçam o livro. O importante mesmo é que possamos levar um pouco de boa leitura a outras pessoas. 

Amigos, cada um pode fazer da maneira que quiser! Se quiserem esquecer mais de um livro, ótimo. Já os mais apegados, aos livros, se quiserem comprar um livro no sebo para esquecer também vale. Divulguem e vamos fazer no dia 08/11, uma festa e levar um pouco de boa leitura para alguns! (Isa)

E aí, o que acham do projeto? Eu adorei!

Deixem comentários!!!

Desejo a todos os leitores e futuros "esquecedores" um lindo domingo!


 
Imagens lindas daqui: http://weheartit.com/

11 comentários:

  1. Adorei a idéia!
    Eu costumo doar meus livros. A última que fiz foi p/ uma pessoa, que eu não conheço, mas que está em um presídeo. Uma conhecida disse que tinha um parente lá e que iria mandar mensagens, da nossa religião, então dei a ideia de doar alguns livros e lá foram eles, uns 5 para uma penitenciária.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  2. Acho a ideia maravilhosa mas prefiro comprar um num sebo e esquecer porque se tem coisa que sou mais apegada são aos meus livros. Vivo relendo, sei exatamente para quem empresto porque marco em uma agenda. Gostaria de não ser assim mas não consigo mudar. Mas vou fazer isso pois sou a maior incentivadora da leitura.
    bjs Lais

    ResponderExcluir
  3. Clau,

    Iniciativa ótima! Super diferente e interessante. Se conseguir comprar um livro em algum sebo ou encontrar algum para abandoná-lo, te conto depois. Pois, gostaria muito de ser desapegada aos poucos livros que tenho, mas não sou, morro de ciúmes deles...=/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Já posso me considerar de antemão uma "esquecedora", amei a ideia e vou deixar um livro por aí também, assim quem o ler poderá viver momentos bons e enriquecedores.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  5. Frô, há alfuns anos eu li em algum lugar que não me lembro mais, essa dica e desde então todo ano faço isso. Mas esse ano resolvi fazer diferente, em vez de deixá-los em algum banco de praça como sempre fiz, eu os mandei, via Carta Simples com expresso escrito, lá pro Pará, pra Eliene a nossa mui amada Mulher Severino, pois lá não tem livraria e ela ama muito ler. Eu e outras mais o fizeram, porque sabemos q ela tb passará adiante a idéia e, quiçá, montará a primeira biblio da cidade. ;oD

    Mega xêros pra ti, Clau,.
    Paty

    ResponderExcluir
  6. Oi minha querida
    eu amei a sua ideia
    amo ler e você viu qtos livros ganhei?
    com certeza depois passarei adiante
    amei o seu blog
    você escreve super bem,me apaixonei,rsrs
    e já estou super dentro da ideia,mas livro é algo que sempre dou de presente pros filhos das minhas amigas
    uma seman abençoada
    e já virei sua fã
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, sou apegadíssima aos meus livros, mas vou aderir a campanha. depois te conto como foi. Beijos...

    ResponderExcluir
  8. Adorei essa idéia!
    Devemos sim cada um contribuir um
    pouco com essa iniciativa.
    A Fernanda Reali fez uma postagem
    assim,e achei ótimo.
    Vou esquecer um livro,e depois te
    conto.
    Beijossss querida!
    Simone Souza

    ResponderExcluir
  9. Olá, Clau!

    Passei por aqui e também estou aderindo esta ideia bárbara!

    Parabéns!!!

    bjkas e bom feriado!

    ResponderExcluir
  10. Oiêeeee
    Não dou conta de participar dessa campanha, infelizmente, sou hiper ultra mega apegada aos meus livros, mandei fazer uma estante linda, no meu escritório pessoal, porque além de gostar de reler, de acumular, de adquirir novos e os antigos em sebos, eu me encanto de ficar olhando todos eles, sempre... vez ou outra mudo a disposição deles conforme capas, edições, segmentos, tiro fotos, amo muito tudo isso... não me canso disso...
    bjssss

    ResponderExcluir
  11. Adoro as esquecidas dos livros! Algo me di que não faremos isso só no dia 08, mas em várias ocasiões...

    beijoooo

    ResponderExcluir

Use esse espaço para dizer o que pensa. Gentileza é sempre bem vinda.



Últimos tweets