Você não sabia disso...

no dia 15 de outubro de 2010

Eu que sou completamente sem paciência para repetição e nenhum pouco didática, pasmem, já fui professora. Fiz dois concursos e acabei pedindo exoneração dos dois. Isso sem contar um concurso em Minas Gerais, no qual fui aprovada e nunca cheguei a assumir.

O primeiro, do Estado de Goiás, me demiti três meses depois por falta de tempo para conciliar dois empregos, faculdade e saúde mental.

O segundo, da Prefeitura Municipal de Itumbiara, acabei ficando quase dois anos e meio, aos trancos e barrancos, trabalhando o dia todo no Fórum e dando aulas à noite para adultos, no EJA  - Ensino para Jovens e Adultos. Desse eu pedi exoneração depois de uma crise de labirintite que não se explicou com exames. A médica disse: "seu caso é stress. Larga um dos empregos." Eu perguntei: "onde assino?" Simples assim.

Nunca me arrependi de ter abandonado o magistério, afinal nunca tive vocação mesmo. Fiz ambos os concursos porque já estava na faculdade de Letras mesmo e achei que acabaria gostando. Mas não foi isto que aconteceu.

Ensinar é para quem gosta, ou melhor, quem AMA. Não é por dinheiro, é dedicação mesmo, vontade. Na minha época eu via professoras desmotivadas, com olheiras, descabeladas e sem tempo para vaidades, dormindo, (sim, dormindo !!!) no curto intervalo de quinze minutos na sala dos professores, acabadas, destruídas por darem aulas em três turnos e fui concluindo cada vez mais que aquilo não era o que eu queria para mim. É claro que eu poderia me dar a esse privilégio, já que eu tinha outro emprego, mas muitas tinham que se sujeitar sem vocação por não terem outra alternativa.

Mas disso tudo ficam as lembranças da profissão que eu nunca quis e os amigos e experiências que jamais esquecerei. Eu não gostava de dar aulas, mas adorava o convívio com os alunos, jovens de classe ultra-mega-baixa, adolescentes com dois ou três filhos, um realidade bem diferente da minha. Eu sentia que eles me aceitavam e eu a eles e a gente acabou criando laços afetivos muito verdadeiros que duram até hoje, seis anos depois.

E por outro lado me resta um agradecimento em especial às minhas "tias da escola", que tanto me ensinaram e tiveram paciência com meu lesamento...rs... Confesso que em matemática sempre passei no limite, mas de redação eu gostava. Tive ótimos professores mas não tenho fotos, exceto da tia Waldomira, do pré-escolar, meu primeiro aninho na escola quando eu tinha só 5 aninhos. Olha só que cute cute minha loirice natural...rs...


Disso tudo uma lição: Educação é coisa séria e não é para amadores. E o professor tem que ser muito valorizado!


Beijos a todos e ótima sexta feira.




*A Tia Waldomira faleceu há uns 5 anos, acho. Se aposentou dando aulas.

*Eu simplesmente odiei essa sandália e me lembro muito bem que não queria essa e sim uma mega colorida que minha mãe não quis comprar. Também, pelo que lembro de mim, devia ser verde fluor a outra sandália...rs... Esse vestidinho foi feito pela minha mãe. Memória de elefante, né?

*Falei aqui da minha experiência com a Educação, que não foi boa, mas tenho verdadeira admiração e respeito pelas pessoas que formam os cidadãos desde criancinha e que conseguem ter realização e profissional nessa área. Que tenham seu merecimento reconhecido.

13 comentários:

  1. Clau, quando comecei a ler e me lembrei na hora da minha primeira professora, e neim acreditei quando vi a sua foto com ela em seguida, que saudade... Da infância, dos bons momentos de criança.Beijos... E vou marcar para ir aí, vc sabe que a Liz operou de visícua? tem 8 dias hoje mis correu tudo em graças a Deus

    ResponderExcluir
  2. Clau realmente ser professor atualmente é muito dífícil,aguentei até agora porque
    sempre amei ensinar, mas tudo termina. Quando pergunto em sala de aula,quem quer ser professor,ninguém levanta a mão.Breve não teremos mais professores.E que assim seja.
    bjs Lais

    ResponderExcluir
  3. Oi Clau, também não dou p/ essa vida de professor...ainda mais nos dias de hoje.
    Acho que iria pendurar os alunos no ventilador e ligar na velocidade máxima.
    Tem que ter o dom.
    Agora falando do cruzeiro, meu sonho também é Fernando de Noronha...but isso não é pra já.
    Em janeiro tem outro, 8 dias...maaaas é muito caro. Eu, o marido e a fia aborrescente fica mais ou menos 8 mil reais.
    Isso dói no bolso.
    Então em abril eles fazem o mini cruzeiro, são 4 dias.
    O preço que paguei foi de R$610,00 por pessoa (a empresa faz em até 10 vezes), isso está incluso acesso a todos os lugares do navio e 5 refeições. Somente a bebida e as compras nas lojinhas são a parte.
    Menina, é bom demais e não vejo a hora de ir de novo.
    Super beijo e ótimo fim de semana pra vc.

    ResponderExcluir
  4. tem selinhos pra vc lá no meu blog! pode pegar todos!

    ResponderExcluir
  5. Você está totalmente certa amiga! Magistrar é um dom, uma arte! Tem que amar o que faz! E tal profissão não tem o valor que merece!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Clau,

    Sabe que dá pra te imaginar como professora? Pois é! Eu não tenho o dom do magistrar, nunca tive vontade de ter essa profissão. Tenho uma Tia que é professora, ralou muito pra isso, estudou pra caramba...e o reconhecimento, cadê?

    Mas também admiro e respeito muito essa profissão, afinal, o que seria de nós sem ela?

    Grande beijo.

    PS: Estou devendo visita no Fadas Madrinhas, tardo mas não falho! Minha vida virtual anda uma bagunça..rs

    ResponderExcluir
  7. Oi Clau,
    também admiro muito a classe de professores, ainda mais nos dias de hoje em que a maioria não tem segurança para dar aulas, já que os alunos praticamente mandam e fazem o que querem, culpa do estatudo da criança e adolescente, não sou contra o estatuto, mas acho que há limites.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Clau!!! Adorei sua visita lá no blog e aproveitei para vir conhecer o seu. Adorei. Vc escreve de um jeito super gostoso e, aparentemente, temos muito em comum.
    Deu algum erro no Google Friend Connect lá no meu blog? Vc comentou que não conseguiu seguir... Vou dar uma olhada para ver se está tudo bem.
    Beijocas e bom final de semana

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Clauzinha querida,
    Eu AMO ensinar, mas(como em qualquer profissão) amor não basta.Como você mesma disse, o professor precisa ser valorizado, precisa ter condições de trabalho e ser, acima de tudo, respeitado.Lamentavelmente, respeito é uma coisa que não existe mais para com os professores. A sociedade com sua cultura equivocada, de modo geral, não respeita; os governantes respeitam menos ainda, os alunos então...Estes nem sequer sabem o que significa a palavra respeito, desconhecem completamente esses valores.
    bjo bjo bjo.

    ResponderExcluir
  11. Ei, Clau! Ser professora tem que ser VOCAÇÃO MESMO!!! Tenho irmã e duas tias professoras. Minha irmã eu sei como sofre, puxa vida!!! rs
    Mas é isso msm... deveríamos valorizar mais a profissão pra ver se governo e nossos filhos os valorizam tbm!
    Bjks

    ResponderExcluir
  12. Clau, devo confessar que já estou com muita vontade de mudar a carinha do meu blog também. Mas quero manter algo simples, sem grandes coisas.
    Passei pela mesma situação que vc: comecei o blog para escrever, sonhar, e, de repente, ele virou outra coisa. Uma coisa melhor, onde encontro pessoas queridas, troco ideias e falo de artes e tudo mais o que me vem à cabeça. É bárbaro, não?
    Beijoca e bom domingo

    ResponderExcluir
  13. Clau, quero aproveitar o seu espaço e parabenizar todas(o) professores, verdadeiros heróis, que dedicam a vida por vocação ou idealismo a ensinar, educar e encaminhar nossa juventude cada vez mais sem rumo, em um país onde o ensino não é considerado prioridade.

    ResponderExcluir

Use esse espaço para dizer o que pensa. Gentileza é sempre bem vinda.



Últimos tweets