Sobre Livros e Prioridades

no dia 1 de julho de 2011


Imagem
Eu me lembro que minha mãe tinha numa gaveta um livro de capa dura cor marrom, e eu era tão pequena que confundia com chocolate e mordia.

Isso ninguém me contou, eu me recordo. Minha mãe devia ver os sinais dos meus dentinhos no livro e pensar: "coitada, tá nascendo dente, vou comprar um mordedor", (kkkk) mas não era nada disso, era meu lado chocólatra aflorando mesmo antes do discernimento entre um papel marrom e uma guloseima. 

Sempre via minha mãe lendo, mas naquela época não tinha (ou não tínhamos) tanto acesso a livros infantis, então comecei mesmo a ler no ginásio os questionáveis livros da Coleção Vaga Lume. Tá... não era nenhuma coisa tão profunda, mas era envolvente, e o que deveria ser obrigação era prazer para mim. Eu simplesmente devorava tudo antes da data marcada para a avaliação sobre o livro.

E daí uns aninhos à frente a professora indicou para leitura "O Cortiço". Mas já foi avisando que a escola não via com bons olhos a indicação daquele livro para crianças, pois tinha muita linguagem pesada, mas que ela achava isso besteira e que nós iríamos trabalhar nele sim. Pronto, bastou a palavra mágica: proibido! Não sei o resto da turma, mas eu queria ler para saber o que tanto a escola não queria que a gente lesse. Hoje tenho minhas dúvidas se não foi estratégia da educadora...rs...

Na faculdade de Letras eu achava um absurdo que a Ulbra tinha uma vasta biblioteca, porém tudo lindamente organizado e fechado numa sala onde tinha uma janelinha que pedíamos o título desejado à atendente. Como desejar um livro sem ver a capa, ler prefácio, saber do autor, etc? A gente tinha que advinhar algum livro e pedir.

Da primeira mordida até hoje foram centenas, acho. Sou da época que todo mundo lia "Cristiane F." Quem aí já leu?
Mas devo tudo isso à falta de internet e de outras tantas opções de entretenimento que temos atualmente. Ah, se fosse hoje, internética como sou com certeza nem chegaria ao primeiro livro.

A internet tem muita coisa boa, ô se tem, mas a nossa falta de disciplina muitas vezes faz com que troquemos os bons livros pela telinha do computador.

E você? Qual é sua estratégia para ter disciplina e arrumar um tempinho para ler?
E as crianças, como incentivar? Tem um artigo ótimo que li hoje no site Momento Espírita sobre incentivo à leitura infantil. Para ler clique aqui. O site é religioso, mas o artigo não.  

Deixe aqui sua opinião. Abraço e bom fim de semana!

16 comentários:

  1. Amiga, fantástico como começamos a ler da msm forma! Minha mãe não gostava de ler, por isso não tínhamos esse incentivo em casa. Comecei a ler tbm na escola, com a coleção Vaga Lume. Delícia! rs
    Qndo eu trabalhava, antes de comprar o notebook e levá-lo pra lá, eu lia dois ou três livros por mês! Morria de orgulho de mim! kkkk
    Agora?... droga de computador! Droga de internet! Droga pq é vício, ok? rs Tenho tentando tirar um tempinho pra ler o livro q recebi da Pat Daltro essa semana e q parece ser mto bom!
    Qto à Sofia, não a deixo usar mto o pc. Ela fica mais desenhando, jogando e agora, lendo seus livros. Ficou mais fácil agora q ela aprendeu a ler! Uma ou duas vezes por semana eu a deixo jogar ou desenhar no pc, mas é só!
    Ler é muito bom e preciso me dedicar um pouco mais a essa antigo hábito..
    PS: Ah! Como eu e meus irmãos aprendemos a ler e gostamos demais da ideia, sempre comprávamos livros! E começamos a dar livros de presente para a minha mãe, q hj em dia tbm gosta mto de ler!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. MEnina, eu sou de fases! Tem tempos q devoro todos os livros q vejo na frente e outros q nem me importo!

    Mas uma coisinha: fiquei curiosa para saber qual era o livro marrom q vc confundia com chocolate! #CURIOSIDADEMODEON

    ResponderExcluir
  3. eu também fui dessas q lia por prazer. adorei muitos dos livros da escola q me levaram a outros... e asim foi, outra coisa q me fez ler muito foram as viagens q fazia p/ chegar ao trabalho. uma hora d trerm pra ir e outra pra voltar. LIA MUITO. hj trabalhando perto d casa, aproveito pra caminhar. kkkkkk

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. É frô, confesso que muitas vezes deixei de ler pra ficar em frente ao pc. Mas ultimamente entro dentro do busão com um livro na mão, mesmo que vá em pé, tô lendo! Outro fica sempre no WC. rs
    E estou me disciplinando a ler, ao menos, 1 hora antes de dormir. Ainda quero voltar à minha antiga forma! ;oD

    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  5. Olá, Clau, sou a @WanniaCris passando pela primeira vez no seu blog. Devo confessar que o título me chamou a atenção. Sou completamente apaixonada pela leitura e, ao contrário de você e ta @telmaciel, não abandonei o hábito com o advento da internet mas passei a utilizá-la como meio de encontrar outras leituras. Foi assim, pela net, que consegui meu tão sonhado volume de A Hora da Estrela, de Clarice Lispector (ótimo) e e nela que encontro leituras formidáveis por preços camaradas. Também comecei pela Coleção Vagalume e pelo lindo Pra Gostar de Ler...

    Li Christiane F. duas vezes, mas, não consegui (ainda) terminar O Cortiço...

    Hoje leio pelo menos quatro livros de uma vez. Tenho um na sala (Assassinato no Expresso Oriente - Agatha Cristie), um no banheiro (Tempo de Matar - John Grisham), um no quarto (Quem ama educa - Içami Tiba) e um na bolsa (O médico e o monstro - Robert Louis Stevenson). Assim mantenho minhas leituras em dia.

    Meu filho tem uma (mentira, três) prateleiras de livros infantis e todas as noites (cof, cof, cof) ele escolhe um para lermos juntos. Tomara, tomara, que ele desenvolva paixão pela leitura como eu.

    Beijim!

    @WanniaCris
    wanniacris@gmail.com

    PS: adorei seu blog! Já tá no meu Reader!

    ResponderExcluir
  6. E eu achando que era a única que tinha lido Cristiane F....rsrs Meu pai lia muito mas não tinhamos como comprar livros, então eu lia jornais e gibis (os jornais um amigo assinava e como não tinha tempo para ler, mandava entregar lá em casa meu pai lia e contava para ele as noticias) Aos 11 anos minha irmã me deu o Cristiane F e depois Juventude Ameaçada...rsrs Quando lembro e comparo com as facilidades de hoje, sempre estou lendo 1 ou 2 livros e minha filha também.... imagino que seja algo visual, vc vê alguem ler todos os dias e acaba desejando isso para você também.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Menina! Eu li Cristiane F., aliás...eu o devorei! O emprestei, e nunca mais vi! Era uma febre. Que bom relembrar aquele tempo, acho que tudo era mais devagar. Mais saboreado.
    Não sei dividir meu tempo Clau, sinceramente o pouco tempo que me resta venho para cá("NET"), então para o livro sobra o tempo da espera do médico, dentista, fila de banco...rsrs. Horrível, né?! Ai ai...

    Beijosss querida.

    ResponderExcluir
  8. Clau,
    Li Cristiane F sim...kkkk... E a série toda do Vagalume. Sou do tempo que lia tudo que aparecia na frente. Li a coleção inteira de Agatha Cristie. Autores brasileiros antigos, como Machado e José de Alencar, li quase todos deles. Amava! Aliás, amo ainda!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  9. Nunca fico sem uma leitura noturna, mas prefiro atualmente navegar a internet a ler um livro, porque me diverte muito mais.

    Costumo ler um livro ou dois ao m~es, mas houve épocas mais intensas em que lia dois livros por semana.



    beijoooo

    ResponderExcluir
  10. Menina, eu adoro ler, mas estou em falta comigo mesmo...Tem um posto de combústivel que abasteço e lá tem livros para vender.Sempre compro um e já está uma "montanha" e não achei tempo...
    Paz e bem

    ResponderExcluir
  11. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    CLAU

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE STAR WARS, CARROS DE FUEGO, MEMORIAS DE AFRICA , CHAPLIN MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.

    José
    Ramón...

    ResponderExcluir
  12. Oi, td bem?
    meu pai trabalhava em um colegio particular como inspetor de alunos e toda semana trazia livros que so eu ( de 5 irmãos) devorava... Tenho uma relação fisica com o livros,preciso pegar, ver com as mãos, sentir o cheiro. essa historia de livro virtual pra mim não rola.
    Engraçado ver o seu post bem hoje...Acabei de sair de uma palestra falando sobre os nossos "superfluos" que poderiam ser o "necessario" de alguem. Pensei nos meus livros aqui, juntando poeira e tanta gente querendo ler. Comentei com um rapaz ao meu lado que faria uma doaçao e ele ficou doido, disse que adora ler. Passamos em casa e ele ja levou 7! Disse que iria comprar por que tava doido para ler exatamente aqueles.
    Que vergonha! E eu guardando e tirando a poeira, achando-os necessarios a minha existencia!
    Ah, e sim,ja li Cristiane F. e tambem amava a serie vagalume. como vc lia antes da prof mandar..rsrs E ficava doida quando tinha algum la na contracapa que eu nao havia lido..afff

    Bjs e boa noite!!

    ResponderExcluir
  13. Oie Amada!

    Eu adoro livros! E não troco a internet por eles!

    Quando eu sumo da internet é porque estou lendo... eu tenho muito e-books, e sinceramente eu os leio tb, porém eu não dispenso um brochurão mesmo, pra carregar pra onde eu for, e quando acaba eu fico orfã...fica um vazio.

    Minha mãe me ensinou a gostar de ler desde criança.. e sou uma viciada sem recuperação alguma... eu já fui inclusive gerente de livraria sabia? Quando fazia faculdade...

    Eu já li Cristiane F! Adorei! e Assisti o filme tb!

    Enfim CLau eu me disciplino...eu não estava assim.. vivia na net, em rede social, no twitter, até que um dia em uma roda de amigos em SP quando fui fazefr a ciru eu vi o quanto estava atrasadaaaaa de livros e eu nunca fui assim!

    Semana passada ganhei 3 livros de meu marido! Ele leu a lista da Veja e me comprou romances pra adoçar a minha vida, fofo ele né?

    Acho que como educadora devemos dosar a internet, e Bil Gates deixa o filho dele 1 hora por dia em frente ao computador os outros horários são para ler livros, e achei muito bacana isso.

    Eu me divirto lendo tb...e com eles tenho assuntos novos, viajo pra longe sem precisar gastar$$... e no fim são nossos melhores amigos na solidão.

    Bjoooo gostosaaaaa

    ResponderExcluir
  14. Oi Clau!

    Me organizei e não a perderei mais de vista...Na telinha claro!

    Bella, a estratégia é no mínimo uma hora do dia, se escorrego, acumulo hora, mas não é uma obrigação é puro prazer, pena que nosso time seja corrido...

    Estou celebrando lá na Jubiart, vem participar...

    Um super fim de semana p/ vc!

    Beijossssssssssss

    ResponderExcluir
  15. Você bem sabe como desde pequena adoro ler, como gostava de ler a Capricho mas não tinha recursos para comprar, hoje graças a Deus tenho condições de comprar livros e revistas e proporcionar isso as minha filhas que também tem o hábito da leitura, e até hoje sou fanática em leitura, quando não leio no pouco tempo disponível que tenho em casa durante o dia, na hora de dormir tenho que ler um pouquinho. Beijos...

    ResponderExcluir
  16. Clau, eu nao tenho muito disciplina pra ler não... eu leio o q me dá vontade de ler no dia... isso significa um monte de livro começados e poucos terminados... srsrsrsrrs

    ResponderExcluir

Use esse espaço para dizer o que pensa. Gentileza é sempre bem vinda.



Últimos tweets