A hora de ser mãe

no dia 7 de setembro de 2011


Texto extraído do site Bolsa de Mulher 

Imagem
O desejo de ter um bebê é muito particular e acontece para cada mulher em um momento distinto da vida. São diversos fatores que influenciam nessa decisão. Mas, atualmente, é fato que a gravidez após os 35 anos é uma tendência em todo o mundo. As mulheres de hoje preferem conquistar a segurança afetiva e financeira antes de começar uma família.


Do ponto de vista fisiológico, adiar a gravidez pode não ser a melhor opção, por outro lado, existem muitas vantagens também. As mulheres mais maduras são mais estáveis, se sentem mais seguras em suas decisões, sabem melhor o que querem, estão em relacionamentos consolidados e equilibrados com seus maridos, os bebês em geral são mais desejados e elas tendem a ser mães mais atentas e cuidadosas com os filhos.

Mas é importante destacar que o fator idade deve ser levado em consideração uma vez que a mulher já nasce com o número de óvulos que terá a vida inteira e eles também sofrem com a ação do envelhecimento, irradiação, poluentes e outros fatores que modificam estruturas celulares e diminuem a taxa de fertilidade. Mas, se a mulher é saudável nada a impede de realizar o sonho da maternidade.


Somando os prós e os contras, nessa faixa etária, os cuidados devem ser redobrados porque os riscos existem. A incidência de abortos é maior e existe um risco aumentado de pressão alta e diabetes, que podem acarretar complicações na gestação. Além disso, nenhuma futura mamãe gosta de pensar, mas é preciso estar consciente: as chances de o bebê nascer com alguma alteração cromossômica, como a Síndrome de Down, aumentam significativamente.Mas nada disso quer dizer que você não deva tentar. É importante preparar o organismo para a gestação, usando vitaminas que podem evitar mutações no ovo fecundado ou defeitos de tubo neural, lábio leporino e outras malformações.

Com os avanços da tecnologia médica, que nos últimos anos foram enormes, o diagnóstico de possíveis alterações é feito precocemente e as chances de sucesso em gestantes com idade avançada melhoram muito.

Portanto, assim que a mulher se decidir pela gestação, o ideal é procurar um médico para a realização de exames, avaliações e detecção de doenças que podem comprometer a gravidez. Por isso, a consulta ao médico torna-se extremamente importante para verificar todas as possibilidades. Em caso de reprodução assistida, a gestação requer os mesmos cuidados e recomendações, principalmente por aumentar as chances de gestação múltipla.

E se a futura mãe tiver a seu favor boa saúde, peso adequado, boa alimentação, vida saudável e cuidados pré-natais, as perspectivas de uma gestação sem riscos são as mesmas de uma gestante mais jovem. 


8 comentários:

  1. Bom dia Clau!

    Não sei se te contei, mas o meu filhote Izaias, é temporão, o tive com 40 anos, e queria ter normal, mas os especialistas me colocaram tantos "Se acontecer..." na cabeça, que fiz cesária, engraçado que ocorreu que ele nasceu na hora certa dele, e não a data que o médico havia marcado e quase foi natural... Hoje ele tem 6 anos e o mais velho Leonardo tem 21 anos. Como somos o segundo casamento o Izaias é um elo integrador dos irmãos, foi um presente no momento certo, nada acontece por acaso conosco, tudo tem um sentido na vida, é só esperar...

    De vez em quando post a carinha dele na Jubiart... E algumas imagens da Jubiart é ele que registra (explorando mão de obra infantil rsrsrsr)... Ele ama clicar e desenhar.

    Um feriado relax p/ vc!

    Beijãoooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Oi Clau, tudo bem? Texto bonito este. A maternidade chega quase que sempre na hora certa, mas quando vem na hora "errada", a natureza dá um jeito de torná-la na hora certa. é incrível.

    Passei pra agradecer a visita. Grande abraço! Ótimo feriado!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto Clau e aqui é tao comum ser mae depois do 30 e dos 40....
    Agora aproveite seu feriado e que seja maravilhoso querida!
    beijinhos
    So *Ü*

    ResponderExcluir
  4. A gente programa, planeja, mas nem sempre acontece como e quando queremos. Há percalços e é preciso ser forte para lidar com o inesperado.

    Hoje, com tanta informação disponível, as mulheres podem ter filhos mais tarde com toda a segurança.

    Um beijooo

    ResponderExcluir
  5. Hoje com a medicina avançada existe a opção de se congelar os óvolos para a mulher que no momento está em algum aspecto de vida profissional e não poder parar no momento.

    Isso antes era algo que ninguém imaginava ser possível.


    Enfim existem muitas possibilidades. Tenho uma amiga uruguaya que mora em Punta Del Leste uma grande amiga, e ela tem apenas um ovários e outras coisas que dificultam uma gravidez....ela foi atras correu, se tratou, se frustrou chorou e hoje está g´ravida! Juan Manuel(João Manoel em português) irá nascer em outubro.

    Recebi ontem imagem em 3 D do ultrassom de meu "sobrinho" e é a cara dela!

    A medicina hoje está avançad e aliada para quem deseja ser mãe.

    ResponderExcluir
  6. Errata: Leia-se "óvulos" onde grafei óvolos hahhahhahh.

    ResponderExcluir
  7. clau,

    Muito legal esse texto. Engravidei aos 29, depois de 8 anos de casada, tinha idéia de ter outro bebê aos 34 e como tinha ótima saúde o médico disse que era viável, nesse meio tempo apareceu o diabetes e as coisas começaram a complicar, decidimos não arriscar, uma vez que se engravidasse teria que passar para insulina o que decretaria o fim do meu pancrêas e a mudança drástica de tratamento, sem falar na pressão psicológica que seria enorme. Concordo com vc e com o texto, se a mulher conta com boa saúde e fez um acompanhamento pré-gestação as chances são ótimas.
    Grandes beijos,
    Ah, não revelei ainda, apenas atualizei o post.

    ResponderExcluir
  8. Amada tive a sorte, da minha sogra engravidar do meu marido aos 41 anos, ela não planejou, e só foi descobrir com 5 meses, olha sempre digo e penso, que Deus o planejou para mim, porque se minha sogra não o tivesse tido não teria o meu grande amor. Acho que essas orientações são de suma importância para se ter uma boa gestação porque os riscos sempre existem ainda mais quando se tem uma maior idade.

    ResponderExcluir

Use esse espaço para dizer o que pensa. Gentileza é sempre bem vinda.



Últimos tweets