Sobre (in)tolerância

no dia 28 de novembro de 2011

Imagem Google

Um tema que vai e volta a ser tema de discussões sempre na nossa sociedade é a intolerância, que não é só sentimento alheio, muitas vezes é nosso também.

Para mim, como pessoa "do povo", ou seja, que não sou nenhuma socióloga, psicóloga, psiquiatra e nem nada mais que me qualifique a dar definições aprofundadas, intolerância se resume em não suportar no outro coisas que talvez só diga respeito a ele próprio. Exemplo: homossexualismo.

E para as coisas que prejudiquem a terceiros, existe a lei.

Mas vamos falar daquele sentimento de não aceitar o outro como ele é a ponto de não conseguirmos guardar civilizadamente para nós mesmos esse ponto de vista? 

Onde quero chegar? Na fé! Ouvi uma vez Daniel Filho no Fantástico dizer que fé não é para quem quer, é para quem pode. Eu concordo muito com isso. Não se escolhe em que acreditar, ou acreditamos ou não. 

Eu tenho minha fé, quem me conhece um pouco melhor ou ao meu blog sabe disso. Não é da minha personalidade carregar bandeiras sobre isso porque acho que só ter uma religião não faz de ninguém melhor. Tenho amigas muito queridas com diversas crenças diferentes e demoramos a saber disso porque não é prioridade, não é mais importante do que nossa amizade. Pois bem, cheguei ao ponto que queria: religião não é importante!

Ultimamente tenho visto uma verdadeira guerrinha de nervos de algumas pessoas contra outras de crenças diferentes. Se for um ateu? Ah, esse não tem salvação, é fogueira ou mármore do inferno.

E também acho que algumas imposições religiosas tem ultrapassado o limite do aceitável para o bom convívio. Essa semana mesmo no meu prédio perdi a paciência e reclamei de uma vizinha que ouvia música evangélica em volume ensurdecedor. Eu desci e fui perguntando ao porteiro (que nada tinha a ver com isso), porque muita gente quer nos converter no grito, literalmente. Tá, eu admito, se fosse Tom Jobim(que adoro) ou Timbalada, eu teria a mesma reação. 

Ele não me respondeu (e isso nem tem resposta). Respeito é bom e todo mundo gosta, mas na hora de respeitar os pontos de vistas alheios, a coisa toda toma outra forma. 

E crença é tão particular, uma coisa tão íntima mesmo, que não podemos simplesmente supor que o outro deva engolir nossa religiosidade goela abaixo só porque gostamos de ouvir o programinha de rádio que coincidentemente passa às 15horas e estou no trabalho. Malditos celulares com rádio! Sua fé, que foi tão boa para você e mudou sua vida para sempre (amém) pode não ser boa para as 6.998 pessoas que pretendem se concentrar no trabalho naquele momento.

A Constituição de 1988, Art. 5º, inciso VI, assegura o direito inviolável à liberdade de crença (e nas entrelinhas o direito a não ter nenhuma crença). Então, por favor, não venham ofender minha fé ou tentar me convencer da sua, porque no máximo, terá de mim uma antipatia. Você não está acima da Constituição, se conforme!

E quando juntamos fanatismo religioso com homofobia? Uma combinação catastrófica, capaz de gerar entendimentos no mínimo curiosos. Uma conhecida um dia me disse que homossexualismo não era de Deus, que a humanidade iria acabar se todos começassem a achar ser gay normal. Eu disse que a humanidade não iria se extinguir por causa dos gays, porque eles eram minoria. E quer saber? Depois fui lembrada pelo meu marido de um fato importante nessa estatística: muitos casais gays tomam para si a responsabilidade de cuidar muito bem dos filhos dos héteros "abençoados por Deus". 

Fui criada por mãe evangélica, e nem minha mãe jamais me disse que religião seguir ou em que acreditar. Ainda bem, essa imposição poderia ter sido catastrófica, traumatizante...

Já frequentei algumas religiões, o bastante para saber que ler bíblia não faz de ninguém o dono da verdade, e que muitas pessoas, mesmo não acreditando em Deus (aquele Deus na forma que os cristãos acreditam), são pessoas muito melhores do que muitos que vivem clamando e exaltando o nome de divindades. 

Para mim o princípio básico de qualquer religião deveria ser ajudar ao semelhante, ajudar estendendo a mão, e não somente a bíblia. 

27 comentários:

  1. Clap Clap Clap Clap
    Concordo com voce em genero, numero e grau.
    Fé não é religião e nem imposição.
    E vou falar uma coisa aqui que disse para poucas pessoas: Eu não tenho religião e no entanto sou uma pessoa de muita fé.
    Eu nao rezo/oro, eu nao vou em igrejas, eu nao leio a biblia, eu não acredito em tantos deuses criados por ai.
    As minhas orações são criadas por mim e com certeza o ser superior me entende.
    Eu só acredito no que eu acredito e isto é uma fé bem particular.
    E detesto se alguem vier tentar me convencer do contrario.
    Respeito todos mas não quero que tentem me fazer mudar o meu modo de viver.
    E sabe Clau, eu ja fui em todas as igrejas e crenças...
    O que odeio mesmo no fundo do meu ser é fanatismo e imposições.
    E amo a pessoa que tem uma fé diferente da minha e nao tenta me impor a religião dela...
    Sera que depois de escrever isso eu vou queimar no fogo do inferno?
    (se é que ele existe ne?)
    beijooo

    ResponderExcluir
  2. Ah Clau, concordo tanto com voce. Muitas vezes me senti inclinada a explorar a minha religiosidade mais a fundo,m e corri desesperada pra debaixo da cama quando fui encontrada por ordas de fanaticos querendo me converter na porrada.

    Entro em panico de imaginar que se eu por acaso resolver seguir essa ou aquela religiao, va acabar como esse pessoal que nao sabe falard e outra coisa, que tenta arrastar todo mundo pra sua fe.

    Ai que medo!!!

    ResponderExcluir
  3. OI Claudia ,
    Sempre passo por aqui , até que enfim uma pessoa sensata , isso de religião já está passando dos limites.Bjussss e parabéns pela sensatez.

    ResponderExcluir
  4. Clau, você disse tudo. Muitas pessoas acreditam que conhecer a bíblia e catos religiosos (por exemplo) os fazem os donos da verdade.
    A verdadeira "religião" está em ser paciente, tolerante e caridoso diariamente. E nenhuma dessas virtudes precisa ser gritada. Embora estejam no coração, são bem visíveis aos olhos de Deus.
    Bjoks e ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. Acho que de onde vc esta da pra ouvir os aplausos...Parabens! palavras verdadadeiras de quem sabe o verdadeiro sentido do amor de Deus: a solidariedade, a capacidade de perceber que Deus é tudo e é todos, e que discriminar é o mais nso afasta do que ele pregou. Se todas as religiões se preocupassem em ajudar proximo, fazer o bem sem olhar a quem, ao inves de se preocupar com a fé alheia, teriamos um mundo um tantinho mais justo... Um bom começo!

    bjs e uma semana linda!

    ResponderExcluir
  6. Oi linda

    Mas você tocou no ponto certo,eu sou de Goiânia também,e perto do meu apt que esta alugado ai,tem uma senhora(casa do lado do predio)que e evangelica,até ai tudo ótimo,Deus e um só,professe sua fé como acredita(desde que não haja sacrificio de sangue,tudo bem),mas o fato e que...o direito do outro acaba quando atinge o SEU limite....ela tinha que colocar a musica tão alto,que parecia surda,era horrivel,eu amo musicas do Padre Marcelo e nem por isso eu obrigo o mundo a gostar,ouvir ate a parede cair...todo mundo reclamava,e ela tinha a coragem de dizer que eramos Ateus...pode?,minha filha pequenininha acordava com o som nas ultimas,e isso porque eu morava no quarto andar...não era mais musica era barulho...interminavel principalmente aos Domingos...sem logica.Quer professar sua fé,faça isso,mas com respeito pelos outros.
    Quanto ao homossexualismo,e um fato.Esta semana estava vendo sobre a filha da Gretchen(o escandalo em pessoa),mas a filha dela parece ser mais discreta,dai existem as acusações da padaria,dizendo que ela estava se agarrando,ou trocando beijos no local...isso eu acredito,dai vem a pergunta...precisava de interferencia?,não sei,mas padaria não e lugar para troca de beijos de ninguem,e um lugar onde vão pessoas de idade,crianças comprar pão ou tomar café,se fossem um homem e mulher,ja estaria erradissimo,va pra um lugar adequado,onde isso e aceito,mas como eram duas mulheres,se tornou um problema.Quando morava em Jundiai(estou em BHZ)levando minha filha a escolinha,passei por um casal,um rapaz e uma menina no maior beijo na boca,sabe coisa que nada tem a ver,no meio da rua,achei o cumulo,se a mãe visse caia dura ou matava a garota inrresponsavel.Achei uma falta de juizo,descopostura,sei la,não adianta vir com preconceito...tenho muito preconceito contra pessoas...de qualquer sexo que não sabem se portar conforme o local,pra mim Tammy estava sim errada,não tenta enfiar guela a baixo das pessoas sua vida sexual,ela so pertence a você...ninguem tem que participar so porque você acha que esta tudo bem.
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  7. Oi minha linda.passando para dar bom dia e te desejar uma linda semana.
    Que nosso Deus continue te abençoando cada vez mais...
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  8. Clau, mais ainda sua fã...

    Uma parte da minha família é evangélica, outra parte é católica, minha família paterna é espírita. São civilizados mas estão sempre se alfinetando e esses tempos, eu toda phyna NOT, dei um basta,porque cansa, será que as relações entre família, amizades não podem se sobrepor às escolhas religiosas? Eu estudei minha vida toda em Colégio Adventista, pela qualidade de ensino, meus filhos são batizados na Igreja Católica porque meu marido quis assim e eu respeito, mas estão matriculados em uma escola presbiteriana, mas que não prega religião nenhuma, apenas valores. Eu tenho a minha fé, não tenho religião, eu escolhi ser cristã, acredito em Deus e isso me basta. Acho que ultimamente a desculpa da fé, da religião tem trazido muita homofobia e hipocrisia disfarçada. E o que digo aqui em casa é que religião não salva ninguém, não melhora ninguém, o que ajuda sim a sermos pessoas melhores, são as nossas atitudes, e isso inclui respeito ao próximo, compaixão e tolerância. Também não suporto exageros, imposições e etc...

    Beijocas ♥

    ResponderExcluir
  9. O GRANDE DEFEITO deste post é que ele não foi escrito por mim... Adorei e concordo de cima abaixo! Meu lema: cuide de sua vida! Não venha querer cuidar da minha, que corto logo no ato.

    Como pode alguém querer gerenciar a fé do outro?
    Como pode alguém querer julgar a sexualidade do outro?

    Não aceito e espero que a Justiça seja cada vez mais firme na defesa dos direitos individuais.

    beijoooo

    ResponderExcluir
  10. Liberdade de expressão sempre! Mas que não alfinete quem está do lado.
    Acredito no Deus Natureza, com toda minha força. Estudei em Colégio de Freiras até o Ensino Médio e não tenho, não defendo nem critico religião alguma! Cada um é o que quer, desde que não "aporrinhe" o seu semelhante (desculpa a expressão, dificilmente falo assim).
    Não tenho preconceito com nada, nada mesmo. Mas não queira me convencer nem escolher o que quero e faço da minha vida.
    Clau, tem gente que acha que sabe tudo, sabe mais que todos, ganham uma grana preta com determinados "assuntos" não lícitos ...... e assim "se acham". Portanto, vamos cuidar cada um de sua própria vida, não é?
    Ai estava doida para dizer isso tudo .... e hoje surgiu a oportunidade. Obrigada. Bom dia. Beijos.
    Vou levar para meu Face, OK?

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente com você.
    E o mais triste é quando somos vítimas de preconceito religioso por parte da nossa própria família. Isso aconteceu(e acontece ainda)comigo.
    Excelente texto!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Clau, já fiz meu comentário no Face, mas aproveito para assinar embaixo o comentário da Marga!!
    Vc e ela disseram tudo o que eu penso!

    Um enoooooorme beijo com muuuuuito carinho no coração

    ResponderExcluir
  13. Oi Claudia!

    Pois é, muitas vezes a intolerãncia está mesmo em todo lugar.
    É só prestar atenção.
    Parabéns pelo texto.

    Bom, acho que não perciso deixar e-mail, certo? Meu mome é um link que vai chegar ao blog que você escolher ver.
    E também te acompanho no Twitter.


    Anny(@Annyllinha)
    Boa semana!
    Anny.

    ResponderExcluir
  14. Clau, assunto mais espinhoso...isso porque a pessoa que lida com religião com um fanatismo até chato, não sabe ler nas entrelinhas, chega às raias da intolerância mesmo!
    Fui criada no espiritismo kadercista, estudei em escola de freiras católicas e já me enveredei pelo budismo, candomblé e com a filosofia Bhrama Kumaris (indiana) e hoje não sigo nada, apenas meu coração. Odeio dogmas! Acho um saco! Por isso também sou direta: acho um saco qualquer imposição a respeito do assunto!
    E outra: se existe Deus, pufavô, ELE NÃO É SURDO NÉ? kkkkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Clau,
    infelizmente a intolerância religiosa remonta desde os tempos mais antigos da história. Foi e ainda é motivo que traz guerra, morte e violência, um contra-censo não é verdade?
    O que liga o homem a divindade é a Fé não a religião. Acontece que muita gente acha que tem procuração de Deus pra "fazer" e "acontecer" em nome Dele. Pra julgar, ofender, agredir... achando que Deus se agrada disso.
    O evangelho é simples ... os homens é que complicaram tudo ao longo do tempo.
    Eu acredito que todos devem pensar e repensar, muitas vezes, ao abrir a boca pra falar qualquer coisa que seja a respeito do próximo... não se sabe o quanto, um dia, pode-se precisar daquele próximo. Tudo que enviamos... volta a nós mesmos, isso é uma coisa inevitável.
    Excelente texto, que muitos possam ler e repensar suas atitudes.
    Um abração e excelente semana!
    Jac
    www.flormosuras.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Clau....tudo bem?
    Obrigada pelo carinho e por participar do sorteio!Vim agradecer e fazer uma visita.
    Estou te seguindo.
    Gostei muito de seu cantinho.
    Espero que volte sempre, a 'JANELA' está sempre aberta para novas amizades.
    Beijos e bom dia
    Mª Rita(Janelas e Caminhos)

    ResponderExcluir
  17. Oi Clau!
    Gostei da postagem.Você é sempre coerente e escreve com muita inteligência.
    Pôxa é uma pena quando as pessoas extrapolam né?Seria tão bom se (independente) da religião que professam,elas se respeitassem.
    É super desagradável,vizinhos,ouvirem as músicas favoritas de suas igrejas,em volume altíssimo.Isso é chato demais.
    Mas o que mais me estressa sem dúvida nenhuma,é encontrar um fanático religioso.(E isso há em TODAS as crenças,infelizmente).
    Tem sempre gente sem noção em qualquer denominação.
    Bjs!
    Parabéns pelo texto.
    Tenha uma ótima semana :)

    ResponderExcluir
  18. Assino embaixo,Clau!
    Bjnhos,Ana

    ResponderExcluir
  19. Concordo, concordo e concordo.

    Acho que as pessoas que ficam perdendo tempo tentando evangelizar a outra na lábia, deveria fazer trabalhos voluntários e evangelizar com atitudes, falar é fácil demais, pôr em prática não é pra qualquer um.

    Acho legal a pessoa ser feliz indo a um templo, centro, igreja, mas DEUS ficaria mais feliz que eu, se essa pessoa ajudasse o próximo com roupa, comida e atenção.

    Como diz o filósofo "Wagner Montes" a religião é que atrapalha a fé.

    beijo e parabéns pelo post

    ResponderExcluir
  20. concordo com você, eu sou católica,mas vou a igreja para me sentir bem não para saber quem está certo, tenho amigas de várias religiões,e nos respeitamos, estes dias um tio meu que a religião dele
    guarda aos sábados,criticou meu marido por trabalhar aos sábados,e eu respondi:"vc está feliz?" e ele disse: "claro!", então eu disse:"que bom para você, mas eu acredito,que vou DEUS que abriu as portas para meu marido trabalhar até aos sábados, repeito a sua crença, mas ela é sua não minha."
    nunca mais ele tocou no assunto.

    ResponderExcluir
  21. Sou cristã e frequento a igreja Batista, mas detesto crentes (de todas as religiões) que se sentem superior a outras pessoas pq acham que são os escolhidos que são os super crentes perfeitões. Acho que nem Deus aguenta eles.
    beijo

    ResponderExcluir
  22. Pois bem, eu sou agnóstica, vivo questionando a criação, e tenho momentos angustiantes de pura catarse.
    Não sigo religiões, acho que são um mal necessário para a humanidade, infelizmente.
    Acredito na bondade que existe na essência do ser humano. Odeio qualquer tipo de preconceito e tem mais: queria ter escrito este texto rs
    Concordo com tudo!
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Clau,

    Texto perfeito, diz muito do momento em que estamos vivendo, onde todos se sentem donos da verdade.
    Grandes beijos

    ResponderExcluir
  24. Clau, parabéns!!
    Texto incrível!! Por que as pessoas sempre se acham donos da verdade, né?

    ResponderExcluir
  25. Meu filho está produzindo um vídeo justamente sobre este tema e nas entrevistas todos são respeitadores da fé alheia - O que vai dentro da cabeça do homem é que não sabemos - O preconceito dificilmente é exposto ao público, justo por causa das penalidades. Meu Deus não é do mau, ele diz que todos nós somos irmãos, independente de raça ou credo. Se por acaso ele postar no youtube, te aviso! Beijus,

    ResponderExcluir
  26. Oi Clau,
    Demorei mais cheguei.
    Concordo com td que vc escreveu e mais: religião pra mim é fazer o bem ao próximo, sem esperar nada em troca. É se doar!
    Eu vejo várias contradições nestes religiosos fervorosos que querem te convencer a todo custo a aceitar a sua religião.
    Eu pergunto: aceita ouvir 2 minutinhos sobre a minha religião? Nem pensar , não é?
    Já começa por aí.
    Não vou me estender mais, senão tenho um rosário de coisas para dizer...
    Um beijo Clau

    ResponderExcluir
  27. Clau,
    Estava lendo os comentários e me ocorreu que tudo tem 2 lados.
    Acho também que é muito chato quando tentam enfiar religião (ou seja lá o que for) goela abaixo. Mas também não acho legal perseguir pessoas por conta da fé que professam. Vou dar um exemplo:
    Outro dia rolou no twitter uma hashtag nome de crente. Bem ofensiva. Não sou evangélica, mas tenho amigas queridas que são, e ficaram tristes.
    Também tenho amigas espíritas e outras ligadas ao candomblé que sofrem sendo chamadas de macumbeiras.
    Sem contar os católicos que são obrigados a pedir desculpas por padres sem vergonha.
    Então eu parto do seguinte: não faço aos outros o que não gostaria pra mim.

    E não gosto quando batem em minha porta tentando me converter no grito. E se trabalhasse fora e alguém ligasse rádio com música gospel(ou qualquer outra, padre cantor idem) eu pediria pra tirar, compraria briga e seria demitida rsrsrs

    Beijossssss

    ResponderExcluir

Use esse espaço para dizer o que pensa. Gentileza é sempre bem vinda.



Últimos tweets