Quer andar de navio?

no dia 30 de janeiro de 2013


Só foi eu dar uma viajadinha de navio para ficar aqui me achando a própria guia turística, né? Mas enfim... vou tentar resumir o lado prático da minha viagem, para que você que vai ou tem vontade de fazer esse tipo de viagem saiba de algumas coisinhas que nós não sabíamos.  

Nosso roteiro começou em Santos-SP, fez paradinha de 4 horas no Rio de Janeiro e seguiu rumo a Salvador. Na volta houve parada em Búzios, mas não descemos do navio, pois o tempo estava péssimo.

Muita gente me encheu de perguntas depois que cheguei, então se quiserem aproveitar as dicas, estejam à vontade. 

Primeira coisa: cruzeiro de navio não é essa chiqueza toda que muitos acham. Hoje as viagens em geral estão com preços e parcelamentos bem acessíveis, então não se preocupe: você não precisa gastar o mundo em roupas e acessórios para embarcar. Tudo é muito simples. 

 - Bagagem: 
Resuma tudo em uma mala só. Facilita muito a entrada e saída no navio, lembrando que ambas são tumultuadas e demoradas demais. E acreditem: o check out é bem pior que o check in. Na entrada eles pegam sua bagagem e entregam na porta da cabine, mas na saída você tem que procurar sua(s) mala(s) no meio de um monte de malas e pessoas, após desembarcar, já no porto. Então, lembre-se: mala pode até ser grande, mas de cor forte (ou com algo colorido amarrado nela), destacada e única. E leve sempre bagagem de mão para as coisas mais necessárias e/ou de valor. 
Ferros de passar roupas são rigorosamente proibidos. Prefira roupas que não precisem ser passadas ou então pague para passar no navio mesmo. 

Sente o drama no desembarque: (certeza que você ia querer ser a dona dessa mala de florzinha destacada, rs)




 - Roupas: 
A maioria do tempo você usa roupa leve como shortinhos, sandálias e vestidos de verão. Na viagem que fiz teve uma noite de gala apenas, (que às vezes é o jantar com o comandante, mas no nosso caso foi um coquetel) e essa noite exige uma produção mais elaborada. Nos jantares das outras noites pode-se usar roupas mais simples mesmo, mas um saltinho, acessórios e maquiagem leve são bem vindos. A minha viagem durou só uma semana, cada caso é um caso, se a sua viagem demorar mais, tem que ver a programação. E também cada empresa de comporta de uma forma, né?

Leve tênis e roupas de ginástica. Geralmente tem academia nos navios, o que é muito válido para desembarangar da comilança, que adianto que é muita...rs 
Mesmo que não tenha intenção de malhar, leve tênis ou calçado super confortável, para quando o navio atracar e você for fazer um passeio na cidade. 

Leve agasalho. Nem tudo no navio é sol e piscina! É como um hotel normal, inclusive com ar condicionado 24 horas na cabine. Pijaminha quentinho também é bom. 

*usei só um terço das roupas que levei. 

 - Cuidados com saúde: 
A maioria das pessoas tem medo de sentir enjoo. Eu morria de medo, mas por sorte nem eu e nem o marido sentimos náuseas. Mas por via das dúvidas, leve remédios para enjoos. O mais conhecido deles deixa as pessoas imprestáveis de sono, então pergunte seu médico/farmacêutico de confiança a opção que dê menos sono. Leve sempre analgésicos e remédios que tem costume de usar ou que acha que possa precisar. No navio tem farmácia, mas você só compra medicamento se passar pelo médico e pagar uma consultinha. 

 - Dinheiro: 
A operadora de turismo não nos avisou antes, mas é preciso cartão de crédito internacional para fazer compras à bordo. O cartão de crédito é cadastrado previamente e vinculado ao seu cartão de embarque/desembarque do navio. Tivemos sorte que tanto eu quanto o marido tínhamos cartão internacional, mas eu mesma até bem pouco tempo não tinha. 
Leve dinheiro em espécie. Alguns passeios, como no Corcovado (Rio de Janeiro), os ingressos são vendidos antes, dentro do navio, para evitar tumultos e esse custo não é debitado em cartão, só aceitam dinheiro. 
E por falar em compras: preste atenção, pois muitas coisas que eles juram que é promoção, que está mais barato que nas lojas do Brasil, etc etc, não tem muita diferença de preço. Só comprei uma camiseta de lembrança do navio para mim e alguns chocolates. Só. 

 - Passeios fora do navio: 
Geralmente esses passeios não estão inclusos no pacote inicial da viagem. Não são a opção mais barata, mas no Rio nós preferimos, pois o navio ficaria pouco tempo, e caso haja imprevisto, o navio jamais espera ninguém que está atrasado, obviamente.
Em Salvador fizemos alguns passeios a pé mesmo, não contratamos passeios pois o porto é perto de alguns pontos turísticos como Elevador Lacerda e Mercado Modelo. Até no Pelourinho se pode ir à pé, saindo do porto. Não se recomenda fazer isso à noite, pois assim como na maioria das cidades, há perigo de assalto. Ah, se quiser tirar uma foto com algum personagem das ruas de Salvador, tudo bem, mas saiba que terá que pagar, viu? Nunca é demais avisar...rs . Claro que tivemos também nossas guias turísticas Margaret e Romília, que nos levaram a muitos lugares lindos sem cobrar em dólares, como no navio...rs

 - Alimentação: 
Normalmente o sistema do cruzeiro é all inclusive. Há algumas bebidas que você tem que pagar separado, mas no nosso caso era só cervejas especiais e vinhos. Tinha também o restaurante com comida tailandesa, que era à parte, mas não fomos comer lá. Não temos muito o que reclamar da comida em geral. Tinha variedade, principalmente em frutas e verduras. As carnes deixaram a desejar e o arroz é ruim, parecendo ter sido descongelado. As bebidas (sucos) são péssimas, piores que aqueles de saquinhos em pó dos mais baratinhos. Cervejas de marcas mais populares e refrigerantes são à vontade. 

Outras dicas:
 - Nos dias de embarque e desembarque mantenha na bolsa alguma coisa comestível  como castanhas ou fruta seca. É tudo demorado demais e muitas vezes não tem como você se afastar da fila e ir a uma lanchonete no terminal. 

 - No navio tem festa todo dia, tudo incluído. Para quem gosta de dançar e se divertir, é ótima pedida. A maioria dos drinks está incluída também. Tem também cassino, biblioteca, spá, pub... O que não vai te faltar é ocupação. 

 - Ah, gente, o navio balança, viu? Dependendo do mar, balança bastante. Mas nada que dê pânico ou que derrube as coisas de cima das mesas. Normalmente a gente anda parecendo bêbado pelo convés. Se beber umas então, será mais fácil cair e dar vexame...rs Dizem que as cabines mais baixas e no meio do navio balançam menos. 

Espero ter ajudado um pouco e encorajado quem ainda tinha dúvidas sobre fazer um cruzeiro ou não. Qualquer coisa que eu tenha esquecido de dizer, podem me perguntar. Não me aprofundei no assunto, só postei aqui nossa experiência pessoal, sem pretensão de deter a verdade absoluta, hein? É que assim como eu, com quase 40, nunca tinha viajado assim, penso que muita gente tem essa curiosidade/vontade.

No mais, é aproveitar a paisagem. Se gostamos? Claro! Mas para mim uma semana é o limite. Mais que isso o tédio ia tomar conta de mim. 

Saída de Santos-SP:





Até a próxima!



9 comentários:

  1. Mto bom o seu post, bem esclarecedor.
    Eu tenho vontade de viajar de navio, mas meu marido não curte a ideia.
    Quem sabe um dia eu convenço ele a passar uma semaninha em alto mar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post e acredite: me deu vontade de viajar de navio!!! Amei as dicas! Beijinhos!
    http://pathyarteira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post! Dicas valiosas, gostei! Eu vou até salvar aqui porque marido tá empolgado em viajar de cruzeiro...( ele prometeu né?)rsrsrs

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Li seu post "quentinho", de madrugada.
    Adorei, são ótimas dicas.
    Provavelmente nunca andarei de navio (não digo "dessa água não beberei") mas é sempre bom conhecer como funciona a coisa. Deve ser uma linda viagem.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Claudiene !
    Te "segui" na viagem, achei inspiradora para casais. Meu mor não gosta de água mas quem sabe um dia o convenço. As fotos também ficaram bem legais! Até a próxima !

    ResponderExcluir
  6. Cida(Maria Aparecida dos Santos)31/1/13 8:54 PM

    Clau gostei muito, obrigada. Valeu pelas dicas. Tenho a intenção de fazer um cruzeiro, então vou guardar as dicas.

    ResponderExcluir
  7. Olá Clau, fiz um cruzeiro no final de 2011 e assim como vc foi a primeira vez. tudo o que vc escreveu concordo plenamente, é assim mesmo que as coisas acontecem.... Mas adorei a viagem, o navio, a comida, até o balanço do navio é gostoso...srsrsrs.
    No final deste ano estamos pretendendo fazer outro cruzeiro, só que desta vez quero ir para o Sul, até a Argentina.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Clau,

    Ótimo post obrigada pelas dicas,eu achava que era mais complicado essa coisa de roupa.

    bj.
    Silvia

    silviaauxiliadora@ig.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii Clau!! otimo seu post, muita informação que a gente não sabe quando embarca.
    eu passei um sufoco na hora de pegar a mala, isso pq ela é roxa rsrs, meu marido não achava de jeito nenhum rs
    só achei que esse sistema de tudo incluído faz com que as pessoas percam a noção do limite, pois mesmo quando o navio atracou na argentina, eu via gente bebendo no bar e não fazia nenhum passeio, só pra aproveitar já que é incluso rs... dai eu acho demais.
    E nossa passeio super mal, fiquei dois dias sem jantar por conta disso, mais depois eu tomava dramim todos os dias e dai deu pra aproveitar!

    Bjo Bjo

    ResponderExcluir

Use esse espaço para dizer o que pensa. Gentileza é sempre bem vinda.



Últimos tweets