Usando o Cartão de Crédito a seu favor

no dia 17 de abril de 2011


Muita gente que conheço fala que não usa cartão de crédito de jeito nenhum porque acabaria endividada. Eu vejo o cartão como aliado e não como inimigo. É claro que há que se ter auto controle (como em qualquer área da vida, né?), senão o cartão acaba trazendo uma avalanche de problemas financeiros.

Comigo funciona assim:
Acho mais fácil controlar os gastos usando cartão do que anotando tudo. Procuro monitorar pela net por semana o que gastei e sempre pago a fatura integralmente pois os juros do chamado "crédito rotativo" são agressivos, absurdamente altos.

Para mim esses são princípios básicos de usar o cartão de forma inteligente. Eu controlo gasto com combustível, supermercado, vestuário, etc e dessa forma diagnostico onde estou gastando mais e consigo reduzir onde for possível.

Mas além disso, andei olhando umas dicas simples que quero dividir com vocês. A fonte é esse site aqui, do economista Gustavo Cerbasi. 



5 dicas ao adquirir um cartão:

1) Escolha uma data de vencimento do cartão próxima de seu dia de recebimento, para facilitar o planejamento da poupança.

2) Se você planeja gastar muito no cartão, prefira os cartões que oferecem bônus como milhagens ou descontos.

3) Concentre suas compras em um único cartão para adquirir mais vantagens. Elimine cartões adicionais.

4) Barganhe com a administradora as taxas de anuidades, principalmente se seu cartão não possui programas de bônus ou milhagens.

5) Para quem viaja muito ao exterior, prefira bandeiras que são aceitas com maior freqüência nos destinos mais comuns.

5 dicas ao usar o cartão:

1) Jamais entre no crédito rotativo ou pagamento mínimo. Na falta de dinheiro para pagar, faça um empréstimo pessoal.

2) Cuidado com as compras parceladas no cartão: muitas lojas embutem juros nas parcelas sem avisar ao consumidor. Verifique se o lojista está assumindo os juros da operação.

3) Consulte o saldo de seu cartão ao menos a cada dez dias, para não levar sustos no dia do recebimento da fatura.

4) Nas compras pela Internet, certifique-se de que o site é seguro e a empresa é idônea. Não compre com empresas pouco conhecidas.

5) Jamais use o cartão de crédito para efetuar saques em dinheiro. Para valores baixos, os juros e a tarifa podem sair mais caros que o próprio valor do saque.

...

Gostaram das dicas? E por último, lembrem-se: melhor passar uma frustraçãozinha agora por não fazer "aquela" compra do que perder o sono e pagar caro no futuro.

Bom domingo!

14 comentários:

  1. Muito bom mesmo! E sempre anoar numa agendinha as compras diárias, pois assim gasta-se menos. O mesmo funciona para alimentação. Anotar udo o que ingere acaba reduzindo o consumo.

    beijooooo

    ResponderExcluir
  2. Eu procuro usar conscientemente tb, mas ás vezes, o cartão nos socorre. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Clau!

    Adorei as dicas! (apesar do meu super controlado maridinho saber todas elas de cor, rsrsrs). Ele segue todas as precauções e nunca estoura o orçamento! Mas já euzinha... nem tanto!
    Vivo me enrolando... kkkk

    Valeu, flor!

    Bjuka e tenha um ótima semana =]

    ResponderExcluir
  4. Muito boas as dicas. Ei já fui pega logo de início quando peguei o cartão, hoje fico atenta, moro de medo de ser engolida pelos juros. Bjks querida

    ResponderExcluir
  5. Clau,

    Muito boas dicas, nunca consegui anotar tudo o que gasto, minha salvação é a fatura do cartão, por ali controlo meus gastos e me preparo para comprar maiores.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. E quem já não se descontrolou com o cartão de crédito?
    Adorei as dicas!
    Beijo
    Adri

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas e vou aplicá-las, bjs.

    Aliás estou gostando de ver o seu apoio ao meu blog, thanks.


    Muitas Flores pra vc...

    Liz

    ResponderExcluir
  8. Clau, eu praticamente só uso cartão, prá tudo! Meu marido prefere pq o vencimento é dois dias depois do salário, aí paga tudo num montante só, além de já ter conseguido retirar brindes muito bons com os pontos. É preciso sim disciplina, senão a gente tem aquele falso conforto de pagar "sem gastar" dinheiro e isso é uma cilada psicológica, já penei com cartão, hoje uso com muita responsabilidade. Beijos amiga ♥

    ResponderExcluir
  9. Oi Clau,

    Ótimas dicas! Eu prefiro concentrar o máximo dos gastos nos cartões do que ficar fazendo carnês ou algo do gênero. Já dei uma penada com cartão, mas uma vez só. E hoje presto bastante atenção. Se soubermos usar é um aliado sim. ;oD

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu não tenho cartão de crédito faz mtos anos, já, Clau... eu não soube usar na época! Acredito até q poderia usar agora, acho q já estou mais disciplinada. Mas antes preciso cuidar de ganhar dinheiro tbm, rs
    ótimas as dicas!
    Beijo

    ResponderExcluir
  11. Clau,
    Adorei as dicas. A gente acaba esquecendo de olhar de vez em quando a fatura na net e quando chega leva um susto. Agora estou fazendo isso, para não levar tanto sustos!
    Feliz Páscoa
    Adriana Balreira

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas! O cartão pra mim tem sido aliado também, consigo controlar bem meus gastos com ele e nunca me enforquei! rsrs..
    Bjsss*

    ResponderExcluir
  13. Oi Clau, adorei o seu blog, e super interessante as suas dicas, eu nao tenho cartao de credito pois sou super descontrolada, ja tive um e adivinha? estourei e me enrolei toda, por isso ando precisando muito de dicas como as suas para fazer uma nova tentaviva, e me controlar mais.
    Bjusss Manu.

    http://www.manunamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ah desculpa no comentario acima, cliquei no lugar errado e ficou como anonimo, bjuss Manu.

    ResponderExcluir

Use esse espaço para dizer o que pensa. Gentileza é sempre bem vinda.



Últimos tweets